Mais Esportes
None

IRON BIKER

Sob forte calor, 2 mil ciclistas dominam a paisagem de Mariana no primeiro dia do Iron Biker

Suíço radicado em Minas e atual campeão devem protagonizar a disputa pelo título neste domingo

postado em 14/09/2019 19:12 / atualizado em 16/09/2019 10:48

<i>(Foto: Jair Amaral/EM)</i>

Mariana – O suiço Lukas Kaufmann, radicado há sete anos no Brasil, foi o mais rápido neste sábado, nos primeiros 92 quilômetros de disputa do Iron Biker, uma das mais tradicionais provas de mountain bike da América Latina, que ocorre neste sábado e domingo em Mariana. Ele completou o percurso em 2h59, dois minutos à frente do atual campeão da prova, o mineiro Halysson Ferreira (3h01).


Kaufmann e Halysson abriram grande vantagem sobre os demais, o que deve acirrar entre eles a disputa pelo título neste domingo, quando os cerca de 2 mil ciclistas voltam às estradas, a partir das 8h30, para os 66,5 km finais da prova de elite. O também mineiro Nicolas Machado (3h08); Marcelo Antônio Oliveira, do Distrito Federal (3h08) e Daniel Ribeiro (3h09) completaram a lista dos primeiros.

“Até a metade da prova, estávamos seis atletas juntos. Mas eu estava muito focado e trabalhei muito para tentar fazer diferença”, comentou Kaufmann, que abriu vantagem nos quilômetros finais. Apesar do sol só ter saído na etapa final da prova, o forte calor e o clima seco foram adversários dos ciclistas. A máxima neste sábado chegou a 31ºC.

Foi um sábado de festa em Mariana desde as primeiras horas da manhã. É a sexta vez seguida que a cidade recebe o evento, que se tornou parte do calendário. A cidade, que há quatro anos foi afetada com o rompimento da barragem do Fundão, da Samarco, que devastou Bento Rodrigues, encontrou no Iron Biker uma importante alternativa para aquecer a economia no segundo semestre. 

FEMININO

Na elite feminina, a mineira Letícia Cândido terminou o primeiro dia na frente, completando o percurso com 3h42, seguida pela baiana Paula Gallan (3h45) e pela catarinense Ana Luisa Penini (4h01). A paranaense Sheilla Gomes (4h13) e a baiana Maria Tavarez (4h16) completaram a lista das cinco primeiras.

As provas continuam neste domingo, com largada a partir das 8h30, na praça principal de Mariana. Os campeões serão premiados à tarde.

Tags: iron biker maisesportes ciclismo