Mais Esportes
None

IRON BIKER

Mineira Letícia Cândido conquista o título do Iron Biker; Suíço leva o tri no masculino

Mineira de Ouro Branco foi imbatível entre as mulheres. Kauffman quebrou a sequência de dois títulos de Halysson Ferreir

postado em 16/09/2019 10:16 / atualizado em 16/09/2019 10:59

<i>(Foto: Samuel Consentino/Divulgação)</i>

Mariana – O suíço radicado em Minas Gerais Lukas Kaufmann conquistou o tricampeonato do Iron Biker, um dos eventos de mountain bike mais tradicionais da América Latina, que terminou neste domingo, em Mariana. Depois de abrir vantagem sobre o mineiro Halysson Ferreira, de Patrocínio, sábado, o suíço administrou a diferença nos últimos 66,5 quilômetros, ontem, e foi saudado pelo público na linha de chegada, montada em frente à Câmara Municipal, principal ponto turístico da cidade. No feminino, a "mulher de ferro" foi a mineira Letícia Cândido, de Ouro Branco, que brilhou nos dois dias e subiu no degrau mais alto do pódio.

<i>(Foto: Jair Amaral/EM/D.A. Press)</i>
"Foram dias bem intensos, percurso rápido. Hoje (ontem) foi mais curto, mas foi alucinante desde o começo", disse Kaufmann, que liderou os 92 quilômetros de disputa de sábado e o percurso de domingo. Nos dois dias, ele somou 5h07, três a menos que Ferreira. “Muito feliz com meu desempenho. Não tive imprevisto, fisicamente estive bem. Satisfeito com os dois dias", completou o suíço, que se prepara agora para a Maratona Estrada Real Internacional, no fim de semana, em Itabirito, e para o Brasileiro, que será em Porto Seguro, em outubro.

Kauffmann conquistou o terceiro título. Havia vencido em 2013 e 2014, pouco depois de deixar a Suíça para viver no Brasil. Ele quebrou a sequência de dois títulos do mineiro Hallyson Ferreira, que foi vice-campeão na atual edição. “Prova curta, foi intensa desde a largada. Não estava nos meus melhores dias, as pernas pesaram, mas consegui terminar no grupo e manter a segunda colocação geral”, afirmou o ciclista. Outros três mineiros completaram o pódio: Nicholas Machado, Daniel Zoia e Diogo Castro. 


MINEIRA NO TOPO
A exemplo de sábado, o Iron Biker movimentou a manhã de domingo em Mariana, com muitos espectadores e turistas acompanhando os ciclistas ao longo do percurso, em estradas e trilhas pelos distritos do município. Desde 2013 a prova é realizada na região. O Iron Biker deste ano teve cerca de 2 mil competidores e de quase todos os estados – apenas Acre, Roraima e Amapá não tiveram representantes.

<i>(Foto: Jair Amaral/EM/D.A. Press)</i>
Minutos depois da chegada da elite masculina, foi a vez de uma mineira brilhar: Letícia Cândido manteve a liderança e venceu uma prova que teve atletas de quatro estados diferentes no pódio. A mineira completou o percurso em 6h21, 12 minutos de vantagem para a baiana Paula Gallan, seguida pela catarinense Ana Luisa Panini e as paranaenses Sheila Gomes e Maria Tavares.

"Pra mim é muito emocionante. Eu que sou de Ouro Branco, cidade vizinha, acabo me sentindo em casa todas as vezes. Aqui é incrível, região dura. É bom chegar, curtir, sofrer. A gente se sente uma mulher de ferro por completar os dois dias", comemorou Letícia, que também já havia vencido as disputas de 2011 e 2012.


PÓDIO DO IRON BIKER


Elite Masculina
1 - Lukas Kauffmann (MG) - 5h07min
2 - Halysson Ferreira (MG)- 5h10min
3 - Nicolas Machado (MG) - 5h20min
4 - Daniel Zoia (MG) - 5h22min
5 - Diogo Castro (MG) - 5h24mun


Elite Feminina
1 - Letícia Cândido (MG) - 6h21min
2 - Paula Gallan (BA) - 6h33min
3 - Ana luisa Panini (SC) - 7h05
4.  Sheila Gomes (PR) - 7h23min
5 - Maria Tavares (PR) - 7h29min