Mais Esportes
None

JUDÔ

Morre, aos 83 anos, Álvaro Loureiro, histórico judoca mineiro

Judoca foi o primeiro lutador de Minas Gerais a conquistar o título de campeão sul-americano

postado em 16/01/2020 18:10 / atualizado em 17/01/2020 15:35

(Foto: Arquivo EM)
Histórico judoca mineiro, Álvaro Alexis Loureiro faleceu na madrugada dessa quinta-feira, aos 83 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Ele foi o primeiro lutador de Minas Gerais a conquistar o título de campeão sul-americano dos pesos pesados, no ano de 1963. O resultado seria repetido quatro anos depois, mas a primeira conquista serviu para alavancar a carreira como mestre e técnico.

Álvaro Loureiro foi o responsável pela implantação do judô na Academia da Polícia Militar e Academia da Polícia Civil de Minas Gerais. Foi também professor da extinta equipe da Associação Cristã de Moços (ACM), em Belo Horizonte. 

Entre os judocas revelados por Álvaro Loureiro estão Luizinho, Paulo Sérgio Balaguer, Caio Lucena, Rogério Valicente, Paulo de Souza, Magalhães, Murilo Eustáquio Figueiredo (ex-vice-presidente do Minas), todos multicampeões mineiros e destaques no cenário nacional.

Álvaro também era jornalista. Trabalhou no extinto jornal Diário da Tarde como repórter de esportes especializados e também no Estado de Minas, onde tinha a coluna “Judô em foco”aos domingos.

O corpo de Álvaro Loureiro será cremado nesta sexta-feira, às 10h40, no Cemitério Belo Vale, em Santa Luzia. O velório vai até as 20h desta quinta, na Metropax (Avenida do Contorno, 3.000, Santa Efigênia, em Belo Horizonte). 

Tags: judoca Álvaro Loureiro