Mais Esportes
None

CORONAVÍRUS

Comunidade esportiva faz medalhaço para aprovação de PL durante pandemia

Atletas, técnicos e mais profissionais incentivam proposta na Câmara

postado em 06/07/2020 23:21

(Foto: Reprodução/Twitter)
Atletas, treinadores e demais profissionais do esporte se uniram nesta segunda-feira para um ato nas redes sociais para incentivar a aprovação do projeto de lei 2824/2020, de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSDB-PE), que será votado nesta terça-feira em regime de urgência. Eles participaram de um "medalhaço" para estimular a aprovação do texto, que prevê ações emergenciais para o esporte nesse período de pandemia do coronavírus.



Na mobilização desta segunda-feira, vários atletas postaram foto nas redes sociais com uma medalha ou uma imagem atuando em sua modalidade. Nalbert, Virna e Vera Mossa (todos do vôlei), Joanna Maranhão e Daniel (natação) e Hortência (basquete) se posicionaram a favor da aprovação do projeto de lei. Além deles, a Canoagem Brasileira, a Federação Catarinense de Basquete e a Confederação Brasileira de Triathlon também manifestaram sua opinião publicamente. 
 
Diversos profissionais estão com os serviços parados desde março, quando a doença expandiu no país. Desde então, clubes de lazer, academias e ginásios esportivos tiveram de fechar as portas, gerando perda de renda e desemprego para a classe.



Uma das principais medidas propostas no projeto de lei é a complementação de um salário mínimo para os informais do setor, limitado a renda de dois salários, aos profissionais autônomos da educação física, técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, massagistas, árbitros e outros.

A proposta estabelece que, durante a pandemia, não poderá ser cortada água, energia elétrica e serviços de telecomunicações das empresas que atuam no setor esportivo; prorroga por um ano a aplicação, realização e prestação de contas de projetos com recursos oriundos da lei de incentivo ao esporte; garante a complementação de um salário mínimo para os informais do setor, limitado a renda de dois salários; e permite que os impostos possam ser pagos daqui a 12 meses.



“Precisamos resguardar os nossos atletas, paratletas e todos os outros profissionais que atuam no setor esportivo. O esporte é uma ferramenta de inclusão social, de educação e saúde, e assim como vários outros setores, estão sofrendo com os efeitos da pandemia do coronavírus. Apresentar ações que blindem essas pessoas é um compromisso nosso”, disse Felipe Carreras.

Tags: projeto de lei pandemia novo coronavírus medalhaço