2

Envolvida em doping, patinadora russa Valieva recebe apoio do Kremlin

Medalha de ouro da Rússia na competição por equipes da Olimpíada de Inverno de Pequim está ameaçada, após Valieva testar positivo para substância proibida

11/02/2022 09:21 / atualizado em 11/02/2022 09:59
compartilhe
Valieva, de 15 anos, testou positivo para trimetazidina em controle realizado em 25 de dezembro, durante o campeonato russo, pela Agência Russa de Antidoping
foto: Anne-Christine POUJOULAT / AFP

Valieva, de 15 anos, testou positivo para trimetazidina em controle realizado em 25 de dezembro, durante o campeonato russo, pela Agência Russa de Antidoping

O Kremlin declarou nesta sexta-feira (11) que apoia "totalmente" a jovem patinadora russa Kamila Valieva, cuja medalha de ouro por equipes nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim'2022 está ameaçada, após um teste positivo para uma substância proibida. A contraprova também deu positivo. 

"Apoiamos total e infinitamente nossa Kamila Valieva e pedimos ao mundo inteiro que a apoie", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à imprensa. "Dizemos à Kamila: 'Não esconda seu rosto! Você é russa (...) Participe das competições e vença!'", acrescentou.

Invicta em seu primeiro curso na categoria sênior, Valieva, de 15 anos, testou positivo para trimetazidina durante um controle realizado em 25 de dezembro durante o campeonato russo pela Agência Russa Antidoping (Rusada), segundo um comunicado da ITA, instância responsável pelos controles antidoping durante os Jogos. 

Substância usada para aliviar as anginas no peito, a trimetazidina é proibida pela AMA desde 2014, pois melhora a circulação sanguínea. 

"Estamos convencidos de que se trata de algum mal-entendido", declarou Peskov, pedindo que se espere que o Comitê Olímpico Internacional (COI) termine de estudar o caso e "tome sua decisão". 

"E, por enquanto, todos nós apoiamos nossa Kamila Valieva e desejamos sucesso a ela", frisou.
 
A patinadora – considerada um prodígio da modalidade – chegou a ser suspensa das atividades, mas recorreu e, enquanto o recurso não for julgado, ela continua liberada para treinar nas dependências dos Jogos Olímpicos de Inverno. 

Caso a suspensão de Valieva seja confirmada, a medalha de ouro da Rússia, por equipes, será repassada para os Estados Unidos.



Compartilhe