2

Tribunal autoriza que Valieva continue competindo em Pequim

Tribunal Arbitral do Esporte retirou a suspensão preventiva da jovem patinadora russa

14/02/2022 10:41
compartilhe
A patinadora russa Kamila Valieva testou positivo em exame antidoping feito em dezembro
foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP

A patinadora russa Kamila Valieva testou positivo em exame antidoping feito em dezembro

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) autorizou nesta segunda-feira (14) que a patinadora russa Kamila Valieva continue competindo nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, na China, apesar de ter testado positivo em exame antidoping feito em dezembro.

A atleta russa, de 15 anos, surpreendeu o mundo em uma apresentação na semana passada, quando conseguiu se tornar a primeira mulher da história a ter sucesso em um salto quádruplo em Olimpíadas.

O bom desempenho de Valieva conduziu o Comitê Olímpico Russo (ROC) até o ouro na disciplina, tendo superado Estados Unidos e Japão.

No entanto, a entrega da medalha foi adiada em função de suspeita de doping, que foi confirmada na sexta-feira (11) pela Agência Internacional de Testagem (ITA). Exame feito em 25 de dezembro por Valieva apontou a presença da substância trimetazidina, prescrita para o tratamento de angina e tontura.

A audiência aconteceu por videoconferência e durou quase seis horas. Na oportunidade, o TAS rejeitou os recursos do Comitê Olímpico Internacional (COI), da Agência Mundial Antidoping (Wada) e da União Internacional de Patinação (ISU) para restaurar a suspensão de Valieva.

Com isso, a atleta recebeu sinal verde para seguir na capital chinesa.

O TAS afirmou que houve "graves problemas com a notificação do resultado do controle de doping" e que isso "violou a capacidade do atleta de estabelecer certos requisitos legais em seu benefício".

O diretor do órgão, Matthieu Reeb, destacou em uma coletiva de imprensa que a russa ainda não completou 16 anos e por isso é "protegida pelo código internacional antidoping". Em contrapartida, Valieva ainda poderá ser punida em um futuro próximo e ter sua participação em Pequim anulada em virtude do problema.

Kremlin comemora


Por meio do porta-voz Dmitri Peskov, o Kremlin afirmou que ficou feliz com a autorização recebida pelo TAS e desejou boa sorte para a principal estrela da patinação russa.

"Estamos felizes que Kamila poderá continuar sua participação na competição individual. O país inteiro e o Kremlin deseja a vitória dela e de todos os atletas russos, porque este é o sonho de cada um deles, e cada atleta trabalha para que esse sonho se torne realidade", disse Peskov.

O COI, por sua vez, declarou que vai aguardar uma decisão definitiva sobre o teste positivo da patinadora russa antes de conceder as medalhas da disciplina em que Valieva participou nas Olimpíadas de Inverno.

O desfecho do caso da adolescente incomodou o Comitê Olímpico do Canadá (COC), que herdaria uma medalha de bronze se a Rússia perdesse o ouro. A entidade confirmou que está acompanhando atentamente toda a situação.

Valieva marcará presença na prova feminina individual com programa curto, que está prevista para começar na terça-feira (15), a partir das 7h (horário de Brasília).

Compartilhe