2

Alison Piu e Rebeca Andrade são eleitos os melhores atletas de 2022

Felipe Toledo, Isaquias Queiroz, Rayssa Leal e Ana Marcela Cunha também concorriam ao Prêmio Brasil Olímpico entregue pelo COB

02/02/2023 22:44 / atualizado em 02/02/2023 22:55
compartilhe
Alison dos Santos conquistou o troféu após uma temporada brilhante no atletismo
foto: Divulgação

Alison dos Santos conquistou o troféu após uma temporada brilhante no atletismo


 
O COB, Comitê Olímpico Brasileiro, premiou diversos atletas olímpicos e pan-americanos nesta quinta-feira (2), no Prêmio Brasil Olímpico. O Oscar do esporte brasileiro elegeu Alison dos Santos, do atletismo, e Rebeca Andrade, da ginástica artística, como os melhores atletas de 2022.
 
 

Na categoria masculina, além de Alison dos Santos, Felipe Toledo, do surfe, e Isaquias Queiroz, da canoagem, eram candidatos. Entre as mulheres, além de Rebeca Andrade, Rayssa Leal, do skate, e Ana Marcela Cunha, das águas abertas, foram as finalistas, mesmo trio da última edição do prêmio.

Alison dos Santos conquistou o troféu após uma temporada brilhante no atletismo. Piu, como é conhecido, fez história em julho de 2022 ao se tornar campeão Mundial dos 400m com barreiras, no torneio disputado em Oregon, nos Estados Unidos. Com uma marca de 46s29, o paulista passou a ser o recordista sul-americano e da competição.

Dois meses depois, o brasileiro venceu a Diamond League, o principal circuito de competições da World Athletics. A ótima temporada também rendeu a Alison dos Santos o prêmio de Atleta do Ano da Confederação Brasileira de Atletismo, entregue no final do ano passado.

Rebeca Andrade também se destacou por um título mundial. No torneio disputado em Liverpool, na Inglaterra, a atleta de 23 anos se tornou a primeira brasileira a conquistar o mundo na categoria individual geral da ginástica artística. Durante a competição, a ginasta dominou de ponta a ponta e liderou desde o primeiro aparelho.

A paulista se tornou a segunda sul-americana a conquistar uma medalha na prova mais tradicional da ginástica artística. Antes de Rebeca Andrade, apenas sua compatriota Jade Barbosa havia subido no pódio, com um bronze em 2007.

A passagem de Rebeca Andrade no Campeonato Mundial não parou por aí. Antes de deixar a Inglaterra, a brasileira ainda conquistou uma medalha de bronze no solo.

 

Compartilhe