Seleção
None

ESTÁDIOS DA COPA

Mineirão recebe o embaixador do Irã

A autoridade conheceu o palco do confronto entre seu país e a Argentina

postado em 30/01/2014 17:50 / atualizado em 30/01/2014 19:24

Gil Leonardi/Imprensa MG

O novo Mineirão abriu as portas nesta quinta-feira para o Embaixador da República Islâmica do Irã no Brasil, Mohammad Ali Ghanezadeh, que nesta semana faz sua primeira visita oficial a Minas Gerais desde que assumiu a embaixada, em 2012. A autoridade conheceu o palco do confronto entre Irã e Argentina, jogo marcado para o dia 21 de junho.

“Estou muito satisfeito com a visita e saio muito bem impressionado com o Mineirão. É fundamental saber que o governo local está preparado e bastante empenhado em realizar esse grande evento. Gostei muito de conhecer um pouco as medidas de segurança, o que nos tranquiliza a todos, sabendo que haverá tranqüilidade para que os torcedores assistam aos jogos em ambiente seguro”, afirmou o embaixador.

Considerado um dos mais experientes diplomatas de Teerã, Ghanezadeh foi um dos responsáveis por emitir, em 2010, uma mensagem conciliadora para as potências ocidentais diante da escalada de tensão gerada pelo programa nuclear iraniano.

Há alguma estimativa de turistas iranianos que virão ao Brasil para a Copa do Mundo?


Minha expectativa é que durante os jogos da Copa muitos iranianos venham ao Brasil. Certamente teremos a presença da torcida do Irã em Minas Gerais para o jogo contra a Argentina. De modo geral, eu tenho observado um aumento da presença dos turistas iranianos no Brasil, assim como há cada vez mais brasileiros indo conhecer o Irã. Não será diferente na Copa.

O futebol é um esporte popular no Irã. Qual a impressão do Irã e do povo iraniano sobre a Copa no Brasil?

Vocês sabiam que história do futebol no Irã é centenária? Pois então, há cem anos o futebol chegou ao nosso país com os ingleses que, na época, atuavam na exploração de petróleo. Desde então o futebol é bem popular por lá, e em 1947 nos tornamos membros da FIFA.

Esta será a quarta participação do Irã em Copas do Mundo e seguramente a população iraniana está entusiasmada para assistir aos jogos, em especial por acontecerem no Brasil. Para além das belezas naturais, o Brasil é muito conhecido no Irã por conta do bom futebol. Muitos jogadores brasileiros atuam em equipes iranianas. Estou convicto que os iranianos vão acompanhar passo a passo a Copa e, por isso, espero que tudo ocorra em um ambiente alegre e tranquilo.

Além dos jogadores que atuam no Irã, quais nomes nacionais são ídolos dos torcedores iranianos?

Para que você tenha uma ideia, nós temos um time no Irã que o uniforme é igual ao da Seleção Brasileira. Pergunte a qualquer iraniano e verá que eles conhecem bem o futebol do Brasil. Ronaldo, Neymar, Rivaldo e Pelé, por exemplo, são bem conhecidos em todo o país.

Brasil e Irã são culturas bem diferentes. Na sua visão, o que é necessário para recebermos bem os torcedores do Irã? Há algo de especial que os hotéis e restaurantes devem ter para abrigar bem a seleção e torcedores do Irã?


É verdade que temos diferenças, mas com um olhar mais profundo encontraremos grande harmonia entre as duas culturas. Sabemos que hoje em dia a indústria turística compartilha valores universais. Como somos países mulçumanos, os hotéis e restaurantes poderiam oferecer alimentação à forma islâmica, comidas Halal, como chamamos. Isso ajudaria a atrair mais turistas não só do Irã, mas de outros países mulçumanos.

Tags: argentina brasil irã mineirão copa do mundo