Seleção
None

ELIMINATÓRIAS

Tite traça estratégia para diminuir ações de Messi, mas alerta: 'Craque não neutralizamos'

Camisa 10 da Argentina deve ter atenção especial no clássico com o Brasil

postado em 09/11/2016 19:18 / atualizado em 09/11/2016 21:08

Ramon Lisboa/EM/D. A Press

Camisa 10 da Argentina, cinco vezes eleito o melhor jogador do mundo, atual detentor desse título. Lionel Messi será o centro das atenções para o Brasil no Mineirão. Assim que a bola rolar nesta quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, a Seleção Brasileira sabe que um descuido pode ser fatal. Estudioso, o técnico Tite já traçou a estratégia para que o craque argentino não desequilibre. Mas alerta: é impossível parar Messi.

O treinador brasileiro relembra experiências anteriores para explicar como deve ser o comportamento de uma equipe frente a jogadores acima da média.

"Quando eu estava no Caxias e íamos enfrentar o Grêmio com Ronaldinho, Zinho e companhia, pensei: o que vou fazer? Craque não se neutraliza: Neymar vai jogar, Messi vai jogar, Higuain, Coutinho, Marcelo, Zabaleta...”, diz.

Uma das saídas de Tite é encurtar os espaços para que Messi participe menos da partida. No entanto, não deu detalhes de como pretende evitar que o camisa 10 seja protagonista. “Não se para Neymar, não se para Messi. Pode-se diminuir o número de participações, mas é impossível pará-los. E o que eu vou fazer? Não vou dizer.”

Esta semana, em entrevista à imprensa de Buenos Aires, o atacante Lucas Pratto, do Atlético e da Seleção Argentina, disse que os brasileiros tinham medo de Messi. Tite evita rebater o jogador. Procurou entender o contexto da declaração. E deixa um recado: se eles têm Messi, o Brasil tem Neymar.

“A gente tem de ter cuidado para contextualizar, não sei, por ser espanhol. Fala uma coisa, repete outra e fica fora de contexto. Tem de saber a sua força e a força do adversário. Saber o que você tem de mais fraco e o que o adversário tem de mais fraco. Seria muito burro se não reconhecesse a qualidade do Messi, assim como a qualidade do Neymar.”

O Brasil vai enfrentar a Argentina com Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto e Philippe Coutinho; Neymar e Gabriel Jesus.


Tags: mineirão bh futnacional futinternacional selefut argentina brasil messi eliminatorias