None

RANKING

Lista: os 50 melhores jogadores brasileiros da temporada europeia

Vencedores da Liga dos Campeões, goleador na Eslovênia e meia campeão na Suíça se encontram na lista dos melhores canarinhos na Europa

postado em 03/07/2019 10:38 / atualizado em 04/07/2019 15:22

<i>(Foto: AFP)</i>
O hexacampeonato da Liga dos Campeões do Liverpool colocou um ponto final em mais uma temporada europeia (2018/19). Os brasileiros confirmam seus altos valores, grandes expectativas e são decisivos em Ligas, Copas e até em torneios continentais. Os destaques individuais ficam na conta dos canarinhos ingleses. Alisson, Firmino e Fabinho foram titulares incontestáveis de Jurgen Klopp, técnico do Liverpool, na ótima campanha do vice campeão Inglês e da Liga dos Campeões. 

Do outro lado da moeda, a temporada irregular e com lesões de Neymar e Philippe Coutinho, que desceram algumas posições. Miranda, Marcelo e Gabriel Jesus amargaram o banco de reservas em grande da temporada e em partidas decisivas, por isso não ocupam posição de destaque na lista.

Os atletas naturalizados e que atuam por outras seleções não entram no ranking como é o caso de Thiago Alcântara, Pepe, Emerson Palmieri e Diego Costa, por exemplo. A qualidade das atuações, estatísticas, números de gols e assistências e a regularidade são os critérios levados em conta para a produção do ranking.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Correio seleciona os 50 melhores brasileiros no Velho Continente. Confira o de 2017/18 e também o de 2016/17

Confira os melhores da temporada 2016/17 e 2017/18

 
50-Marcos Tavares (Maribor)
Formado nas categorias de base do Grêmio, o camisa 9 do Maribor, da Eslovênia, marcou 12 gols em 43 partidas e conquistou o título da Liga Eslovena pela oitava vez. Há 11 anos no Maribor, Marcos é ídolo por lá. Aos 35, o capitão fez 195 gols em 513 partidas e é o maior artilheiro da história do clube esloveno.
<i>(Foto: MAXIM MALINOVSKY)</i>
 
49-Léo Matos (PAOK)
O lateral direito de 33 anos atuou pelo Flamengo (2005) e está no PAOK, da Grécia, desde 2016. Em uma temporada regular, Leonardo fez 45 patidas e seis gols. Titular absoluto, o lateral ajudou o clube a conquistar o Campeonato grego e a Taça da Grécia.
 
48-Wendell (Bayer Leverkusen)
O quarto lugar do Bayer Leverkusen no Campeonato Alemão carimbou a passagem do clube para a próxima edição da Liga dos Campeões. O lateral esquerdo Wendell foi titular em 39 partidas e deixou dois gols. A regularidade do jogador, de 25 anos, impressiona. São 165 jogos em 5 anos na Alemanha. 
 
47-Danilo (Manchester City)
Mesmo no banco de reservas, Danilo atuou em 22 partidas com a camisa cityzen em 2018/19. Fez parte da campanha do bicampeonato inglês do time de Guardiola nesta temporada. Com passagem apagada também pelo Real Madrid, o lateral de 27 anos ainda tenta se afirmar na Europa. 
 
46-Adryan (Sion)
A jovem promessa do Flamengo está atuando no Sion, da Suiça. Após três empréstimos, o meia rescindiu com o clube carioca e impressiona os suíços. Nesta jornada, Adryan marcou por sete vezes em 21 partidas e foi importante para a fuga do rebaixamento no Campeonato Nacional. 
 
45-Miranda (Inter de Milão)
O defensor de 34 anos não fez sua melhor temporada com a camisa do clube italiano. Miranda é nome recorrente na lista de Tite, mas fez apenas 20 partidas pela Inter de Milão na temporada 2018/19, sendo apenas 10 como titular. Uma trasnferência nessa janela não seria uma surpresa. O zagueiro é especulado em clubes brasileiros.
 
44-Luiz Araujo (Lille)
Formado em Cotia, base do São Paulo, Luiz de Araújo Guimarães foi vendido aos 21 anos para o Lille, da França. Hoje, aos 23, Luiz é titular e querido pela torcida do atual vice campeão francês. Ainda em adaptação, o atacante começou a temporada no Lille B. No entanto, as boas atuações o ajudaram a chegar ao elenco principal e brigar por vaga nos 11 titulares.
<i>(Foto: JOSE JORDAN)</i>
 
43-Malcom (Barcelona)
O brasileiro de 22 anos foi contratado na última janela pelo time de Messi. Apesar de ter acertado bases salariais com o Everton, da Inglaterra, Malcom desembarcou em Barcelona. Nas poucas oportunidades que teve atuou bem e deve se manter na briga por vaga no time titular. Foram 24 partidas e quatro gols marcados. 
 
42-Douglas Costa (Juventus)
Apenas 10 partidas como titular. Esse foi o número de vezes que Douglas Costa começou entre os 11 titulares no time de Cristiano Ronaldo. O ponta brasileiro teve uma temporada complicada, muitas lesões e até cuspara que o tirou de uma convocação da Seleção Brasileira. Douglas deve permanecer na Juve e ganhar mais espaço com a troca de técnico. 

41-Neto (Valência)
Campeão da Copa do Rei, quarto lugar no Campeonato Espanhol e em negociações avançadas com o Barcelona, essses foram os melhores momentos do goleiro Neto na temporada 2018/19. O próximo reforço do time de Messi será o goleiro brasileiro. Com ótima temporada no Valência, o arqueiro esteve na baliza por 47 partidas, 19 vitórias.
 
40-Willian (Chelsea)
Mesmo com o título da Liga Europa, o substituto de Neymar na Copa América não viveu boa fase em 2018/19. Dos 58 jogos em que esteve em campo, só jogou os 90 minutos em 14. Anotou apenas oito gols e foi reserva imediato de Pedro e Hazard. Com a saída do belga para o Real Madrid, pode ser que o brasileiro ganhe mais oportunidades se permanecer no clube londrino.  
 
39-Joelinton (Hoffenheim)
Nas graças da torcida do Hoffenheim, o jovem de 22 anos formado no Sport deixou 11 bolas no fundo das redes em 35 partidas. Sendo o terceiro artilheiro do clube na temporada. Com passagens pela Seleção brasileira de base, o atacante deve ganhar mais espaço na próxima jornada.
<i>(Foto: ROBERT MICHAEL)</i>
 
38-Matheus Cunha (RB Leipzig)
O atacante de 20 anos é um completo desconhecido no Brasil. Matheus foi da base do Coritiba direto para o Sion, da Suiça. Ao preço de R$ 60 milhões, foi contratado pelo RB Leipzig, da Alemanha. Nesta temporada, Matheus deixou oito gols em 39 jogos. E foi o artilheiro do Torneio de Toulon com a Seleção Olímpica. Tite comentou sobre o desempenho do jogador e está de olho.

37-Douglas Luiz (Girona)
Apesar do rebaixamnento do Girona no Campeonato Espanhol, Douglas foi o destaque do time na temporada. Foram 33 jogos para o volante formado na base do Vasco da Gama. O jogador é do Manchester City, mas estava emprestado ao clube espanhol. Douglas foi o capitão da Seleção Sub-23 do Brasil e melhor jogador do Torneio de Toulon onde o Brasil levou o troféu. 
 
36-Tiquinho Soares (Porto)
Há três temporadas no Porto, de Portugal, Tiquinho Soares ganhou seu espaço nesta temporada. Anotou 22 tentos em 41 jogos. Ajudou o Porto na conquista da Supertaça de Portugal e no vice campeonato nacional. Tiquinho não é conhecido no Brasil. O atacante de 28 anos passou por Treze-PB, Brasil de Pelotas-RS e Veranópolis-RS.

35-Wanderson Farias (Ludogorets)
Outro desconhecido dos brasileiros, mas já com bagagem no futebol europeu é Wanderson Farias. O meio campista do Ludogorets da Bulgária, fes uma ótima temporada e ajudou seu clube a levantar a taça do Campeonato Búlgaro e a Supercopa do país. Uma regularidade de 42 partidas e oito gols marcados.

34-André Ramalho (RB Salzburg)
A sequência de brasileiros desconhecidos continua com André Ramalho. O zagueiro de 27 anos é destaque no Red Bull Salzburg, da Áustria. André formou a dupla de zaga em 45 partidas na jornada passada e marcou um gol. O defensor de 1,82m conquistou o Campeonato Nacional e a Copa do país pelo RB.
 
33-Philippe Coutinho (Barcelona)
Um que não é desconhecido, mas que fez sua pior temporada nos últimos anos foi Philippe Coutinho. O meia destaque da Seleção Brasileira na Copa América, foi reserva do francês Dembelé em grande parte de 2018/19. Em sua primeira jornada com a camisa do Barcelona, Coutinho fez 54 jogos e marcou 11 gols.   
 
32-Willian José (Real Sociedad)
34 partidas e 11 tentos para o centroavante do Real Sociedad. Willian José, conhecido da torcida do São Paulo e do Santos,fez sua terceira época pelo time espanhol. Ajudou o clube a chegar a nona posição no Campeonato Espanhol e mais uma vez fez gols importantes na trajetória do Sociedad. 
 
31-Jonas (Benfica)
Um gol a cada dois jogos para Jonas, o atacante reserva do Benfica. Mesmo no banco de reservas, o ídolo do Benfica entrava para anotar gols importantes. Na sua quinta temporada pelo clube português, Jonas marcou 15 gols em 31 jogos. Aos 35 anos, Jonas é especulado para voltar ao Brasil após fazer sua carreira em Portugal.  
 
30-Marcelo (Real Madrid)
A péssima temporada do Real Madrid e as discussões internas no elenco, prejudicaram a temporada do lateral Marcelo. Mesmo reserva em boa parte da temporada, o lateral de 31 anos, fez 33 partidas e anotou três tentos. Nesta temporada ficou em terceiro no Campeonato Espanhol e caiu nas oitavas da Champions. Com a volta de Zidane ao comando técnico, Marcelo deve ter mais espaço entre os titulares.
<i>(Foto: Reprodução / instagram)</i>
 
 
29-Lucas Leiva (Lazio)
Ou roubador de bolas fo clube italiano foi eleito, pelos torcedores, o melhor jogador da temporada 2018/19. Lucas é marcado por suas temporadas regulares. O clube venceu a Copa da Itália e terminou em oitavo no Torneio Nacional. Foram 36 partidas e muita quebra de ataque adversário.  
 
28-Mariano (Galatasaray)
Mariano Ferreira Filho fez sua segunda temporada pelo Galatassaray. O lateral direito tem como um dos pontos fortes o apoio ofensivo. Além disso, fez por algumas vezes a posição de terceiro zagueiro quando necessário. Especulado no Flamengo, o atleta formado no Fluminense, acabou permanecendo na Europa. 
 
27-Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Mais um lateral sondado pelo Flamengo. Filipe Luís segue sem definição de onde vai jogar na próxima jornada. O fato é que em 2018/19 fez 32 partidas pelo Altético de Madrid, marcou dois gols e segue como titular da Seleção Brasileira. O Atlético foi vice campeão espanhol e campeão da Supertaça da Uefa. 
 
26-Felipe (Porto)
Negociado com o Atlético de Madrid, Felipe fez uma temporada perfeita pelo Porto. Ao lado de Éder Militão e Alex Telles, o zagueiro participou de 53 partidas, perdeu apenas seis e foi titular em todas elas. No seu novo clube tem a responsabilidade de substituir o ídolo uruguai Godín que deixou o clube.  
 
25-Dani Alves (PSG)
A temporada decepcionante do PSG não se traduziu na de Dani Alves. O lateral tiular e capitão do Brasil fez mais uma jornada em alto nível. Os 32 jogos representam a importância de Dani no elenco do campeão francês. Aos 36 anos, Dani segue como um dos melhores de sua posição, no entanto não seguirá no PSG e clubes europeus já estão atrás do lateral. 
 
24-Gabriel Jesus (Manchester City)
Marcado após passar a Copa do Mundo da Rússia em branco, Gabriel foi reserva do argentino Aguero. Mas os números jogam a favor do brasiliero. Dos 47 que participou, foi titular em 21 e balançou a rede também 21 vezes. Gabriel Jesus não deixou de ser convocado e titular da Seleção Brasileira.  
 
23-Thiago Silva(PSG)
Regularidade. O zagueiro de 34 anos impressiona com seu posicionamento e botes certeiros no setor defensivo. Apesar de algumas lesões nesta jornada, conseguiu ajudar o PSG a conquistar o Campeonato Francês e a Taça dos Campeões. Além de ser titular absoluto da Seleção Brasileira. 
 
22-Lucas Paquetá (Milan)
Nome recorrente nas convocações de Tite, Lucas Paquetá chegou como titular ao Milan. A chegada no meio da temporada não atrapalhou a adaptação do jogador com o novo clube. Foi titular em 16 jogos e anotou um gol e impressiona os italianos por sua mobilidade no meio campo.  
 
21-Casemiro (Real Madrid)
Assim como Marcelo, Casemiro foi prejudicado pela péssima temporada do milionário Real Madrid. Mas o volante teve que se dessobrar para apresentar seu futebol em meio ao caos que foi o clube na última temporada. Fez 42 partidas e quatro gols. 
<i>(Foto: VALERY HACHE)</i>
 
20-Wesley (Clube Brugge)
O centroavante de 22 anos foi eleito o melhor jovem do ano na Bélgica, onde anotou 17 tentos em 48 partidas. Com a projeção no Brugge, Wesley foi contratado pelo Aston Villa por 22 milhões de libras, a transação mais cara da história do clube. O jovem desconhecido no Brasil foi formado no Itabuna, da Bahia, e vendido ao Atlético de Madrid em 2015.
 
19-Alex Sandro (Juventus)
Campeão da Liga Italiana e da Supercopa da Itália como lateral esquerdo titular, Alex Sandro é um dos nomes no radar de Tite na preparação para a Copa do Catar em 2022. O lateral evolui a cada temporada e aos 28 anos perdeu apenas sete partidas e venceu 31 partidas.
 
18-Felipe Anderson (West Ham)
Na sua primeira temporada pelo clue inglês, Felipe Anderson foi a contratação mais cara da história do clube. O ponta esquerda fez 40 partidas, marcou 10 gols e deus quatro passes para gol. Felipe foi formado na base do Santos, passou cinco temporadas na Lazio e começa sua trajetória no West Ham com o pé direito.
 
17- Alex Telles (Porto)
Aos 26 anos, o lateral fez sua terceira temporada com a camisa do Porto. Alex Telles participou de 53 partidas, anotou seis gols e deu oito assistências. Ao lado de Alex Sandro, os dois laterais esquerdos são o futuro da posição no Brasil. Segundo informações, Alex deve ser o próximo reforço do Atlético de Madrid, caso Filipe Luís saia do clube, a negociação gira em torno de R$ 130 milhões.
 
16- David Luiz (Chelsea)
50 partidas em uma única temporada, o título da Liga Europa e o terceiro lugar no Campeonato Inglês, esse foi o 2018/19 de David Luiz. O zagueiro lembrado pela Copa do Mundo de 2014, vai dando a volta por cima na carreira e já disponta como um dos melhores brasileiros na Europa. 
 
15- Allan (Napoli)
O vice campeonato da Série A foi uma surpresa no Campeonato italiano. Allan o volante formado no Vasco da Gama e há quatro temporadas no clube italiano. Foram 47 jogos em campo dos 52 jogados pelo elenco. A regularidade e o poder de marcação impressionam até os italianos que são famosos por uma forte defesa. 
 
14- Marquinhos(PSG)
Os 44 jogos como titular do PSG, credenciaram Marquinhos como um dos jogadores mais regulares da temporada 2018/19. Titular absoluto da Seleção Brasileira, o zagueiro de 25 anos vive o melhor momento da carreira. Nas 44 partidas recebeu apenas três cartões amarelos, para um defensor é excelente. Foi campeão francês e da Taça da França.
<i>(Foto: PHILIPPE HUGUEN)</i>
 
 
13- Thiago Mendes (Lille)
Foram 37 partidas no meio campo do Lille e uma Copa da França, vencendo o poderoso PSG na final. A ótima jornada de Thiago Mendes como titular absoluto do Lille, fez com que outros clubes o procurassem. E o vencedor do leilão foi o Lyon, também da França. O novo clube pagou R$ 108 milhões pelo volante de 27 anos.  
 
12- Arthur (Barcelona) 
Aos 22 anos e o peso de ser o próximo Xavi. Foi assim que Arthur chegou esta temporada ao Barcelona.  Em 8 meses de clube, o meia, formado no Grêmio, já conquistou a torcida e fez 32 jogos como titular e quatro assistências. Titular também na Seleção Brasileira, Arhtur faz uma função muito intensa e de posse de bola. 
 
11-Lucas Moura (Tottenham)
“Marcelinho” foi o astro do Tottenham na Liga dos Campeões. Na semifinal contra o Ajax, o atacante de 26 anos marcou um hat-trick no segundo tempo, virou a partida em 3 x 2 e classificou o time inglês para a grande final. Apesar de não conquistar o título, Lucas fez uma temporada de recuperação no Tottenham. Foram 49 partidas e 15 gols, um dos artilheiros do time.
 
10- Vinícius Júnior (Real Madrid)
Aos 18 anos, Vinícius é o xodó da torcida merengue. Com a saída de Cristiano Ronaldo, o brasileiro ganhou espaço e fez 36 partidas. O atacante não foi culpado pela péssima temporada do Real Madrid. Anotou oito gols e 11 assistências. Com a chegada de Hazard e especulações, o brasileiro pode perder espaço com o técnico Zidane.   
 
9- Richarlison (Everton) 
Na segunda jornada na Inglaterra, Richarlison foi o destaque do Everton. Em 38 partidas anotou 14 gols e deu duas assistências. O atacante de 22 anos também conquistou a posição no elenco da Seleção Brasileira. Exerceu a função de centroavante, ponta esquerda e direita durante a temporada, o brasileiro é versátil e fazedor de gols.
 
8-David Neres (Ajax)
O extremo direito do Ajax é um dos favoritos da janela de transferências. A velocidade e explosão do brasileiro de 22 anos sjudou o Ajax a ser a surpresa e chegar na semifinal da Liga dos Campeões. Foram 50 partidas, 12 gols e 15 assistências para seus companheiros. Outro atacante que chegou prestigiado no Brasil e briga por titularidade no time de Tite. 
 
7-Neymar (PSG)
Conturbada. Essa palavra resume a temporada de Neymar. Lesões antes dos principais jogos, problemas pessoais envolvendo a justiça e muita crítica de imprensa fizeram com que o craque do PSG não fizesse sua melhor jornada. No entanto, a sétima posição é merecida. Somando Seleção e PSG, o jogador atutou em 35 partidas, anotou 25 gols e deu 13 assistências. Uma média absurda de 0,71 gols por jogo. 

6-Fernandinho (Manchester City) 
Marcado pelos brasileiros por estar em campo nas duas últimas eliminações do país em Copas do Mundo (Alemanha e Bélgica), o volante é xodó de Pep Guardiola no Manchester City. Foram 42 partidas com a camisa do atual bicampeão inglês, campeão da taça da Inglaterra e da Supertaça. Fernandinho é peça fundamenteal no elenco inglês.  
 
5-Ederson (Manchester City)
Outro jogador que foi destaque no time de Pep Guardiola foi o goleiro Ederson. 55 partidas e apenas 38 gols sofridos com a camisa inglesa. Levou a triplice coroa, assim como Fernandinho, junto com o elenco azul de Manchester. Reserva de Alisson na Seleção brasileira, superou o colega e foi eleito o melhor goleiro da Premier League em 2018/19.
<i>(Foto: MIGUEL RIOPA)</i>
 
 
4-Éder Militão (Porto) 
O zagueiro mais caro da história do Real Madrid (R$217 milhões), fechou sua temporada no Porto, antes de ir para Madrid, com 47 partidas e apenas quatro derrotas. Militão, além de ser nome certo na convocação de Tite, foi eleito por cinco vezes o melhor defensor do mês no Campeonato Português. O jovem de 22 anos tem um futuro promissor sendo comandado por Zidane, seja de lateral ou como zagueiro.
 
3- Firmino (Liverpool) 
Abrindo o top 3: Roberto Firmino. Centroavante titular do Brasil e do Liverpool. Firmino levou o clube inglês ao título da Liga dos Campeões e ao vice campeonato inglês. Foram 48 partidas, 16 gols e oito assistências para o centroavante. O brasileiro ficou fora de algumas partidas por conta de lesões, mas foi muito importante para o Liverpool conquistar a Europa.  
 
2- Fabinho (Liverpool)
O volante brasileiro formado em xerém, chegou ao Liverpool em 2018. A titularidade veio rápido e na posição que prefere atuar: primeiro volante. Sua intensidade impressiona. Foram 41 partidas e apenas cinco derrotas enquanto o brasileiro esteve em campo. Querido pela torcida e pelo técnico Jurgen Kloop, a não convocação do volante para a Copa América foi motivo de reclamação e justificativas de Tite.  
 
1- Alisson (Liverpool)
O goleiro titular da Seleção Brasileira foi eleito pela Globe Soccer Awards como o melhor goleiro da temporada. Alisson foi o melhor brasileiro atuando na Europa na temporada 2018/19.  Foram 51 partidas e 27 delas, mais da metade, sem sofrer gols. Chegou a ficar cinco jogos sem sofrer gol no Campeonato Inglês. Além de uma atuação de gala na final da Champions League, onde não sofreu gols e levantou o trófeu mais importante da temporada. 
 
Confira os melhores momentos do goleiro na temporada 2018/19: