2

Montes Claros América jogará como visitante no primeiro turno da Superliga

Com cobertura do ginásio em Montes Claros danificada por vendaval, time mineiro atuará na quadra dos adversários em novembro

28/10/2021 18:25 / atualizado em 28/10/2021 19:01
compartilhe
Cobertura do Ginásio Tancredo Neves, onde Montes Claros América manda os jogos, foi denificada
foto: Luiz Ribeiro/EM/DAPress

Cobertura do Ginásio Tancredo Neves, onde Montes Claros América manda os jogos, foi denificada


O Montes Claros América Vôlei teve uma mudança de planos na superliga 2021/2022 por causa da velocidade de um elemento "extra-quadra":  do vento. A rotina da equipe foi mudada por causa de um vendaval que danificou a cobertura do Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, sede dos seus jogos. 

O  Montes Claros América jogaria contra o Brasília, em seu ginásio, sábado passado (23/10), na abertura da Superliga. Devido ao temporal que danificou a estrutura, a partida foi cancelada. Agora, em acordo entre as equipes e a CBV, será disputada em Brasília, logo após o jogo de abertura do returno da Superliga, marcado para o dia 8 de janeiro. 

Neste domingo (31/10), às 19h,  a equipe do Norte de Minas estreará na Superliga, contra o Sesi-SP, em São Paulo. Durante o mês  novembro, o Montes Claros América Vôlei vai jogar todas as suas partidas do primeiro turno da competição nas sedes dos adversários, longe de sua torcida. 

A cobertura do ginásio de  Montes Claros foi danificada por um vento que alcançou a velocidade de 114 quilômetros por hora, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante uma forte chuva que caiu na cidade na  tarde de sexta-feira (22/10). A chuva  (de 40 milimetros em 20 minutos), foi  acompanhada de granizo e provocou inundações e  prejuízos em diversos bairros da cidade.  

Durante a tempestade, força do vento também derrubou uma torre de  telefonia celular de 40 metros de altura, no Bairro Acácias. Casas foram destelhadas e portões foram arrancados. Prédios públicos como escolas e postos de saúde também foram atingidos  

No sábado, equipes do Corpo de Bombeiros e de Defesa Civil fizeram vistorias no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves  suspenderam as atividades no local até os reparos pela prefeitura, devido aos danos e riscos de novas quedas de materiais do telhado atingirem pessoas. 

Na terça-feira (26), a Prefeitura de Montes Claros decretou estado de emergência no município por causa dos estragos provocados pelo temporal. A  Municipalidade também anunciou que v ai fazer todos os esforços para a recuperação do Ginasio Poliesportivo. Mesmo assim, o espaço poderá ser liberado para as competições e para o público dentro de 45 dias.
 
Nesta quinta-feira, a direção do Montes Claros América Vôlei que fez um acordo com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)  para a  inversão do mando de quadra dos jogos que seriam realizados em casa durante o mês de novembro. Desta forma, três partidas da equipe  que estavam programadas para o Ginásio Poliesportivo de Montes Claros em novembro foram transferidas para outras cidades: contra o Cruzeiro (dia 6), Uberlândia (dia 13) Guarulhos (dia 28). 

Atividades no ginásio em Montes Claros estão suspensas até o reparo do telhado
foto: Luiz Ribeiro/EM/DAPress

Atividades no ginásio em Montes Claros estão suspensas até o reparo do telhado



O gestor do Montes Claros América Vôlei, Andrey Souza,  disse que a equipe já transferiu seus treinamentos para o Ginásio do Serviço Social do Comércio (SESC) em Montes Claros. O espaço, no entanto, não oferece condições apropriadas para receber os jogos da Superliga. O Sesc é um dos parceiros do clube.
 
Andrey informou também que o time recebeu proposta para que os jogos da Superliga possam ser sediados no Ginásio Poliesportivo Municipal  de Pirapora, na mesma região, distante 170 quilômetros de Belo Horizonte. Mas, devido ás dificuldades de logística, ele optou pelo acordo com a CBV para a inversão do mando de quadra dos jogos do mês de novembro.

"Entendemos que a recuperação do Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves agora é uma prioridade, visando garantir a segurança das pessoas que frequentam o local", afirmou o gestor, destacando o empenho da prefeitura em  promover a reforma da estrutura no tempo mais rápido possível. 

Segundo ele, a expectativa é que o Montes Claros América Vôlei volte a jogar no Ginásio Tancredo Neves, diante de sua torcida, no dia 12 de dezembro, contra o Campinas.

Compartilhe