RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
Novo Independência
  • (0) Comentários
  • Votação:

Mais resistente, grama bermuda celebration será piso do Independência

Cuidado agora é com o sombreamento excessivo, que pode enfraquecer o gramado

Bruno Freitas - Estado de Minas

| Tags: celular 

Publicação:

11/04/2012 08:35

 

Atualização:

11/04/2012 09:10

Gladyston Rodrigues/EM. D.A Press
Grama escolhida para o estádio do Horto tem como qualidade o fato de suportar pesada carga de uso

Uma grama altamente resistente a danos causados por um chute ou um carrinho, capaz de crescer e se recuperar rapidamente. Esses são os grandes atributos do híbrido originário das plantas Cinodom dactilum e Cinodom transvaliensis, também conhecido como gramado bermuda. Escolhido pelo governo mineiro para compor o modernizado estádio Independência, o tapete – aplicado com sucesso em arenas como o Engenhão, no Rio – é apontado por especialistas como a melhor opção para a prática do futebol. “A bermuda é o tipo mais utilizado em gramados esportivos, seja de golfe ou futebol. Por conta das folhas muito finas, tem altíssima resistência ao pisoteio, e se bem cuidada e mantida, cresce cerca de 1 centímetro a cada 24 horas”, afirma o engenheiro agrônomo, projetista e consultor em gramados esportivos e irrigação automatizada Artur Melo.

CONFIRA DETALHES DO GRAMADO DO INDEPENDÊNCIA

Um dos responsáveis pela substituição do gramado do Mineirão em 1996, o especialista explica a existência de diferentes variações de bermuda, desenvolvidas para atender climas específicos. Entre elas estão a tinfton 419, a ITG6 e a celebration, aplicada na arena do Horto. “A celebration é a melhor de todas, a que aguenta mais o sombreamento e a carga de jogos, chegando a 615 horas de uso, entre shows e outros eventos, no Engenhão, ano passado”, garante.

A favor, a grama do Independência tem ainda o método de aplicação, que utilizou 60 metros cúbicos de sementes, quantidade equivalente a uma carreta de mudas. Comparada à técnica de implantação de rolos, as sementes se destacam por poder auxiliar na drenagem pressurizada, evitando que o campo fique encharcado em dias de forte chuva. “Quando se trabalha com sementes, não há uso de solo argiloso, que com o tempo compacta e impede que a drenagem funcione bem. Só se usa rolo no Brasil ainda devido ao prazo de conclusão das obras de alguns estádios. Enquanto a sementes demoram até 90 dias para estar em condições de jogo, com o rolo você pode entregar o campo em até um mês”, conta Melo.

SOMBREAMENTO
Estudo do Comitê Organizador Local da Copa’2014 (COL) e da Fifa sugere que o gramado do tipo bermuda seja aplicado nas 12 cidades-sedes do Mundial. A pesquisa considerou o clima, além de fatores como a sombra gerada pela cobertura dos estádios. Embora seja ideal para o clima brasileiro, de sol forte, em Curitiba, São Paulo e Porto Alegre – onde a temperatura é mais fria –, a grama deve receber mais sementes depois de começar a brotar. Dessa forma, diminui-se o risco de desníveis do gramado em comparação com a técnica de aplicação de tapetes já cultivados.

Como todo tipo de grama tem suas vantagens e desvantagens, na bermuda celebration o sombreamento das novas arenas construídas no padrão da Copa’2014 promete ser o grande vilão. Tudo por causa da proximidade da cobertura e arquibancadas dos estádios com o campo. “Se por um lado a grama suporta a temperatura, por outro ela fica muito suscetível à sombra, enfraquece e pode ter problemas de crescimento. Não há fotossíntese sem luz solar”, alerta Melo.

O engenheiro sugere a adoção de coberturas translúcidas ou escamoteáveis como possível medida para combater o sombreamento, quando ele surgir. A opinião é compartilhada pelo engenheiro agrônomo especializado em gramados Haroldo Sampaio. Fornecedor de clubes como Atlético, Cruzeiro e Nacional, Sampaio critica o modelo de plantio da base dos gramados nos estádios planejados para o Mundial. Segundo ele, a Fifa tem tomado como base o plantio de grama de golfe, o que é inadequado. “O método de plantio da base de 20cm a 30cm poderá trazer problemas, como a necessidade de mais irrigação ao longo do dia, gastando muito mais água” indica.

Entre as vantagens da bermuda celebration, Sampaio enumera o rápido crescimento e a capacidade de recuperação: “Ela é uma grama um pouquinho mais cara, mas nada significativo, se o assunto é a aplicação em estádios de futebol. Por isso mesmo, tem sido usada em larga escala nos Estados Unidos, Europa, África e Austrália. A capacidade de crescimento e recuperação é inigualável”.

TERCEIRIZADO
Concluído em outubro de 2011, o gramado da arena belo-horizontina já está sob a responsabilidade de consórcio Arena Independência, que contratou uma empresa terceirizada para cuidar da manutenção do campo.

VISIBILIDADE
A obra do Independência será tema de audiência pública amanhã, às 13h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O requerimento é de autoria da vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB) e serão discutidos os problemas da visibilidade do campo em seis mil lugares. Foram convidados o titular da Secopa, Sérgio Barroso; os presidentes de Atlético e Cruzeiro, o coordenador do Procon estadual, procurador Jackson Rafael Campomizzi; entre outros.

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(0) comentário(s)

Não existem comentários ainda


Blogs e Colunas