Chape
None

CHAPECOENSE

Reportagem em 1978 mostra início das obras da Arena Condá e ascensão da Chapecoense

Revista Placar mostrou a expectativa dos moradores com a ascensão do time da cidade de Chapecó. As metas eram terminar as obras do estádio e do aeroporto

postado em 29/11/2016 13:45 / atualizado em 29/11/2016 20:23

Atualização às 19h - O diretor geral da Unidade Nacional para Gestão de Risco de Desastre, Carlos Iván Márquez Pérez, anunciou o fim das buscas e confirmou os números oficiais: eram 77 passageiros, com 71 vítimas fatais e seis sobreviventes. Ficaram no Brasil quatro pessoas que não embarcaram e estavam na lista inicial.

Reprodução / Revista Placar

O sucesso da Chapecoense pode ser visto pela forma da administração do clube. A Associação Chapecoense de Futebol foi fundada em 10 de maio de 1973. Cinco anos mais tarde, segundo mostrou a revista Placar em reportagem divulgada em 17 de fevereiro de 1978 – talvez o primeiro relato do clube para o Brasil – o até então presidente da agremiação, Ednei Carvalho, disse que o objetivo principal era não atrasar salários. Por isso, o maior salário não ultrapassava os 10 mil cruzeiros. A grande expectativa dos torcedores e moradores de Chapecó era pela conclusão das obras do Estádio Índio do Condá.

A reportagem, que teve como título ‘Na Porta do Paraíso’, mostra a alegria e expectativa dos moradores de Chapecó com a primeira aparição do time no Campeonato Brasileiro. “Quando afirmou que a Chapecoense disputará o próximo Brasileiro, Heleno Nunes (presidente da Confederação Brasileira de Desportos) incendiou a imaginação de toda Chapecó, que se sente com os pés na porta do céu e se preparava com o maior carinho para a festa”, diz trecho da revista.

A expectativa passava por uma batalha no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). A Chapecoense havia sido campeã do campeonato catarinense em 1977, mas o Avaí entrou com um recurso para impugnar o título.

A promessa de Heleno Nunes transformou a cidade de Chapecó. Moradores ficaram eufóricos com a notícia. “A cidade de Chapecó foi vítima de uma epidemia: seus 60 mil habitantes só falam do ingresso no Brasileiro, não há estabelecimento comercial que não exiba colorido cartaz anunciando a boa nova – que pode transformar-se numa frustração muito grande”, afirmou a reportagem.

Naquele ano, as preocupações da cidade eram duas: finalizar as obras do novo aeroporto e do Estádio Índio Condé. Na época, o futebol da capital Florianópolis passava por uma crise. Santa Catarina estava sendo representada por dois times do interior: a Chapecoense e o Joinville. O Figueirense tinha feito uma péssima campanha no Estadual do ano anterior, e o Avaí atuou mal no Campeonato Brasileiro, além de não ter estádio próprio.

Depois de sua fundação, a Chapecoense se mostrou uma equipe que cresceu a cada ano. A equipe foi subindo de divisões até chegar à elite do Campeonato Brasileiro em 2014, quando conseguiu o acesso para série A. Detalhe: a Chape nunca foi rebaixada.

Tags: chapecoense morte tragédia avião queda chapeco futnacional