None

CAMPEONATO MINEIRO

Com times mudados, Atlético e Cruzeiro fazem clássico sem badalação no Horto

Time alvinegro passa a atuar no esquema tático 3-5-2, enquanto Raposa vai a campo com formação "B". Expectativa é de público pequeno para jogo deste domingo

postado em 10/05/2014 22:22 / atualizado em 11/05/2014 02:19

Rafael Arruda /Superesportes , Thiago Madureira /Superesportes

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Expectativa de público pequeno, escalações diferentes e clubes em situações distintas na temporada. Mandante, o Atlético tenta se reerguer sob o comando de Levir Culpi após a eliminação na Copa Libertadores e o mau início na Série A. O Cruzeiro, por sua vez, busca o triunfo para manter a boa colocação na tabela e ganhar forças no confronto de volta das quartas de final da competição continental, contra o San Lorenzo, na quarta-feira. Estes são alguns dos ingredientes do clássico deste domingo, às 16h, no Independência, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. No Horto, Galo e Raposa têm outra missão: balançar as redes ao menos uma vez, coisa que não aconteceu nos confrontos anteriores, pelo Estadual – foram três empates em 0 a 0.

Galo quer reagir no Brasileiro

A situação está complicada para o Atlético, que encabeça a zona de rebaixamento com apenas um ponto ganho. Ainda sob o comando de Paulo Autuori, o Galo empatou sem gols com o Corinthians, no Triângulo Mineiro. Depois, já com Levir Culpi, perdeu para Grêmio, em Porto Alegre (2 a 1), e Goiás, no Horto (1 a 0). O início é desanimador e pode ser semelhante a 2004, quando o Alvinegro não conquistou uma vitória sequer nas quatro primeiras partidas pelo Brasileirão.

Os maus resultados desanimaram os torcedores alvinegros. Na rodada anterior, pouco mais de seis mil torcedores foram ao estádio acompanhar o time. Para este domingo, a previsão de público gira em torno de oito e 10 mil pagantes.

No clássico, o Atlético deverá utilizar um novo esquema tático. Nesta semana, o técnico Levir Culpi comandou três treinamentos utilizando o 3-5-2. A formação ganha força por conta do número de lesões no meio-campo. Ronaldinho Gaúcho e Guilherme, por exemplo, seguem no departamento médico. Além deles, Levir afirma que confia na qualidade dos zagueiros.

"Estou procurando um sistema para este jogo, com dois ou três treinamentos. Alguns jogadores estão fora e temos que alterar, pensando nessa próxima partida", diz o técnico. "Não tenho preferência. Tenho que construir um sistema dentro das características dos jogadores que tenho no grupo", acrescenta.

De última hora, na noite deste sábado, o Atlético ganhou um desfalque importante. O zagueiro Réver, que foi poupado das últimas atividades antes do clássico, deixou a concentração na Cidade do Galo e está vetado por causa de dores no tornozelo esquerdo.

Time “B” em ação no Cruzeiro

Ramon Lisboa / EM DA PRESS
O Cruzeiro, que começou bem o Campeonato Brasileiro, prioriza a Copa Libertadores. Por isso, o técnico Marcelo Oliveira opta pela utilização de um time totalmente formado por reservas. É a chamada equipe “B”. Este esquadrão foi responsável pelas duas vitórias: 2 a 1 sobre o Bahia e 3 a 2 contra o Atlético-PR. Os titulares entraram em campo contra o São Paulo e empataram em 1 a 1.

“Vamos nos concentrar totalmente no clássico, um jogo importante, que pode nos manter entre os primeiros. Eu posso até pensar no jogo de quarta-feira, mas os atletas devem mentalizar só o jogo com o Atlético, inclusive os que estão fora. Fizemos bom treinamento e estamos confiantes em fazer um bom jogo. Temos muitos motivos para entrar fortes”, observa Marcelo Oliveira.

De qualquer forma, o triunfo no clássico pode ser importante para dar mais motivação ao compromisso da próxima quarta. No Mineirão, a Raposa terá de reverter o placar conquistado pelo San Lorenzo, na Argentina, pelas quartas da Libertadores. Em jogo, a obrigação de vencer por pelo menos dois gols de diferença e seguir sonhando com o tricampeonato continental.

Felipe CArneiro / RBS
Dos titulares, somente Bruno Rodrigo e Ceará estão relacionados para a partida. O atacante Dagoberto, que sentiu dores na coxa direita, desfalca a equipe. Marcelo Oliveira ainda cogita a possibilidade de escalar Luan na lateral esquerda e colocar o jovem Alisson no meio-campo. “Prefiro atuar no ataque, mas se for na lateral, tudo bem. Estou aqui para ajudar o Cruzeiro e onde precisar vou atuar. Foi assim desde que cheguei”, afirma Luan.

Bandeirinha é atração à parte no Horto

Quem será uma atração à parte no clássico é a auxiliar Fernanda Colombo Uliana, de 23 anos, considerada a musa da arbitragem. Ela, aliás, tem chamado muita atenção nos estádios. Neste ano, a bandeirinha participou de três partidas: São Paulo x CRB (Copa do Brasil) Bragantino 2 x 2 Náutico (Série B), Figueirense 0 x 3 Grêmio (Copa do Brasil Sub-17).

Formada em educação física, Fernanda Uliana dá aulas de hidrofitness em uma academia em Florianópolis. O convite para se tornar árbitra partiu de um professor na Universidade Federal de Santa Catarina quando ela treinava atletismo e mostrou que gostava de futebol. O curso foi feito em Balneário Camboriú e a carreira começou em 2010.

ACESSE A GALERIA DE FOTOS DA MUSA DA ARBITRAGEM

ATLÉTICO X CRUZEIRO

ATLÉTICO
Victor; Otamendi, Leonardo Silva e Edcarlos; Alex Silva, Pierre, Leandro Donizete, Diego Tardelli e Emerson Conceição; André e Fernandinho
Técnico: Levir Culpi

CRUZEIRO
Fábio, Mayke, Leo, Wallace e Egídio (Alisson); Nilton, Souza, Tinga e Marlone; Luan e Borges
Técnico: Marcelo Oliveira

Motivo:
quarta rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Data: domingo, 11 de maio de 2014, às 16h
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC - FIFA)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA – FIFA) e Fernanda Colombo Uliana (SC – aspirante FIFA)

Tags: cruzeiroec atleticomg Campeonato Brasileiro