None

ATLÉTICO

Resposta em campo

Cientes de que decepcionaram a torcida com a goleada para o Sport na rodada passada, jogadores do Galo prometem se redimir diante da Ponte para manter a chance de título

postado em 25/10/2015 11:00

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
A goleada sofrida diante do Sport por 4 a 1 faz parte do passado. Ainda na briga pelo título nacional, os jogadores do Atlético garantem ter se recuperado do abalo e esperam fazer boa exibição diante da torcida hoje, contra a Ponte Preta, às 19h30, no Independência, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vitória é obrigação para os atleticanos manterem a chance de conquista. A oito pontos do Corinthians na classificação, o Galo já entrará em campo sabendo do resultado dos paulistas, que fazem clássico nacional com o Flamengo às 17h, em São Paulo. Daqui a uma semana, haverá o confronto direto, também no Horto.

Para o goleiro Victor, é até natural o torcedor esquecer a rivalidade de três décadas e torcer para o Flamengo tirar pontos dos paulistas: “Se for para nos ajudar na briga pelo título tudo é válido. Mas nosso foco tem que ser a Ponte Preta”. O técnico Levir Culpi entende que jogar depois do Corinthians não chega a ser problema: “Não há como blindar os jogadores, quando a notícia é ruim ou boa. O ideal é fazermos a nossa parte e depois ir tranquilo para casa”.

A semana foi de reflexões a respeito da atuação ruim no Nordeste. Levir conversou com os jogadores sobre a postura e os erros cometidos contra o Sport. Aquela derrota diminuiu consideravelmente as chances de conquista do título, mas o grupo alvinegro mantém a esperança. Mais do que vencer a Macaca, é fundamental mostrar à torcida que a campanha no Brasileiro de 2015 continua sendo boa – o Galo está entre os primeiros desde as primeiras rodadas e seu aproveitamento é de 63,4%.

Embora não tenha atuado no Recife (cumpriu suspensão automática), o atacante Luan acredita que a equipe está em débito com a Massa: “Precisamos dar uma resposta o mais rápido possível. A Ponte é uma equipe cascuda, um pouco chata para jogar contra, mas temos tudo para vencer e continuar com chances. Estaremos jogando em casa e, acima de tudo, não podemos errar”. Luan fala com conhecimento de causa, já que defendeu a Macaca em 2012, antes de se transferir para o Galo.

DE VOLTA Recuperado do corte profundo na perna esquerda, o armador Dátolo também será novidade, fazendo a função de ponta-esquerda, posição que agrada a Levir Culpi. Nessa função ele já usou cinco jogadores no Brasileiro: Thiago Ribeiro, Maicosuel, Patric e Carlos, além do argentino. Carlos cumprirá suspensão por causa da expulsão contra o Sport. Outro desfalque é o volante Josué, com estiramento na coxa esquerda.

Victor entende que situação não é das mais fáceis, mas afirma que a equipe não mudará sua estratégia, ainda mais atuando em casa: “Temos de continuar fazendo o que tínhamos proposto a fazer em outros jogos. Não temos opção, não dá para fazer contas, estimativas. Precisamos encarar jogo a jogo e ver o que acontece lá na frente”.

O goleiro afirma que o Galo tentará não ficar tão ligado no que vai ocorrer no Corinthians x Flamengo: “Não vou acompanhar o jogo do Corinthians, porque estaremos no vestiário, já em processo de preparação para enfrentar a Ponte. Mas saberemos do resultado, evidentemente. Não podemos pensar no que o Corinthians vai fazer. Fazer nossa parte é fundamental, sem pensar neles, para nos manter na briga pelo título”.

Cinco titulares do Atlético estão pendurados com o segundo cartão amarelo – Victor, Leonardo Silva, Jemerson, Douglas Santos e Dátolo – e, se forem novamente advertidos, ficarão fora do duelo com o Timão. Outros que estão com dois amarelos são Patric, Cárdenas e Josué.

Atlético x Ponte Preta

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson (Edcarlos) e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca e Giovanni Augusto; Luan, Lucas Pratto e Dátolo
Técnico: Levir Culpi

Ponte Preta
Marcelo Lomba; Rodinei, Renato Chaves, Ferron e Gílson; Élton, Fernando Bob e Cristian; Felipe Azevedo, Borges e Biro Biro
Técnico: Felipe Moreira

Estádio: Independência
Horário: 19h30
Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Brubo Boschilia (PR)
TV: Pay-per-view

CONFRONTOS
Geral (24 jogos)
Atlético Ponte Preta
10 Vitórias 7
7 Empates 7
39 Gols 26

Brasileiros (21 jogos)
8 Vitórias 6
7 Empates 7
33 Gols 24

O adversário

Macaca mira a Libertadores
Invicta há sete jogos (sendo seis vitórias e um empate), a Ponte Preta começou a sonhar com vaga na Copa Libertadores de 2016. Um dos motivos que leva a equipe a pensar em ambições maiores é a possibilidade de o Santos – que está entre os quatro melhores do Brasileiro e soma dois pontos a mais que a Macaca – conquistar a Copa do Brasil. Nesse caso, o quinto colocado iria ao torneio internacional. Depois da saída de Doriva para o São Paulo, o interino Felipe Moreira, filho de Marco Aurélio (ex-Cruzeiro, Atlético e América), vem sendo elogiado pela direção da Ponte e pode até ser mantido no cargo. Contra o Galo, a equipe de Campinas deve ser a mesma que goleou o Coritiba por 3 a 0, no Moisés Lucarelli. O treinador pede movimentação para controlar a velocidade do alvinegro em BH: “O time deles é muito rápido, precisamos de intensidade”.

Tags: atleticomg pontepretasp luan datolo galo seriea campeonato brasileiro