Éder afirmou que o América merecia 'algo melhor na Libertadores' (Foto: Daniel MUNOZ / AFP)


Contratado pelo América no início desta temporada, o zagueiro Éder fez questão de se lembrar do elenco que conquistou a vaga para a Copa Libertadores após a eliminação da equipe no torneio continental – com o empate com o Tolima, o Coelho não tem mais chance de avançar às oitavas de final.





No ano passado, o clube fez história ao terminar o Campeonato Brasileiro na oitava posição e garantir vaga na segunda fase da Libertadores em 2022. 

Em jogo decisivo da competição, nessa quarta-feira (18), o Coelho empatou em 2 a 2 com o Tolima no Estádio Manuel Murilo Toro, em Ibagué, na Colômbia. Após o resultado, Éder citou o grupo americano de 2021 para destacar a importância de terminar esta fase com uma vitória.

"Infelizmente, não deu para sair com os três pontos, algo que queríamos muito. Mas vamos buscar vencer nesta Libertadores, porque sei o quanto o pessoal lutou no ano passado para conquistar essa vaga, e acho que merecemos também terminar esta fase com vitória, para coroar um trabalho que é bem feito aqui dentro", disse o defensor, em entrevista coletiva após a partida.




O América empatou três partidas e empatou duas na fase de grupos, somando apenas dois pontos. Apesar disso, a vitória na última rodada pode ser essencial para o restante da temporada.

Caso o Atlético vença o Independiente del Valle nesta quinta-feira, às 21h, no Mineirão, o Coelho dependerá apenas de si para garantir vaga na Copa Sul-Americana, já que ainda enfrentará os equatorianos, que permaneceriam com cinco pontos.

"Nós merecíamos algo melhor dentro da Libertadores. A postura que tivemos ao longo dos jogos, poderíamos estar com um pouco mais de pontuação. Estamos resumindo nossa Libertadores muito na vontade, na técnica, mas em alguns minutos a gente acaba se desligando do jogo", lamentou Éder.



Próximos compromissos


Agora, o América concentra as energias no Campeonato Brasileiro. A próxima partida da equipe será no sábado, às 21h, no Independência, em Belo Horizonte, contra o Botafogo, pela sétima rodada da competição.

O zagueiro de 27 anos será titular da equipe no confronto. Com 19 jogos na temporada, Éder não sabe quem será o companheiro de zaga. Isso porque Iago Maidana está suspenso, e Conti é dúvida para o duelo.
 
Caso o argentino fique de fora, os 'postulantes' à posição são Lucas Kal, que pode ser recuado e dar lugar a Zé Ricardo no meio-campo, e o jovem Gustavo Marques, de 20 anos.

O Coelho voltará a campo pela Libertadores na quarta-feira (25), às 21h, quando enfrenta o Independiente del Valle no Estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí, na Região Metropolitana de Quito.