Se vencer o CSA, o Cruzeiro chegará aos 44 pontos de 57 possíveis (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)


O Cruzeiro visita o CSA nesta quarta-feira (20), às 19h, no estádio Rei Pelé, na cidade de Maceió, em Alagoas, pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Líder isolado, com 41 pontos, o time celeste já garantiu o 'título' simbólico do 1º turno, mas ainda busca bater um recorde na etapa inicial da competição.  
 
 
Se derrotar o time alagoano, a Raposa pode igualar o Vitória de 2012 com a melhor campanha do primeiro turno da Segunda Divisão. Há 10 anos, a equipe baiana fez 44 dos 57 pontos disputados (77,19% de aproveitamento) nas 19 partidas iniciais. Foram 14 vitórias, dois empates, três derrotas e um saldo positivo de 17.




O Cruzeiro precisa aumentar o aproveitamento, que é de 75,92%, para dividir o posto com o time baiano. Até o momento, são 13 triunfos, duas igualdades, três reveses e 14 de saldo. Para bater o recorde, o clube mineiro terá que vencer por quatro gols de diferença. 

Apesar de existir chance de a Raposa estabelecer o recorde da etapa inicial da Segundona, o técnico Paulo Pezzolano não vê o time tão superior aos adversários. "Hoje em dia, não vamos ver o Cruzeiro que vai passar por cima, não tem como, mas o Cruzeiro vai brigar por todas as bolas para seguir somando", pontuou. 
 
 

Como chega o Cruzeiro


Para o jogo, Pezzolano não terá os zagueiros Zé Ivaldo e Geovane Jesus, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Eles foram punidos na vitória por 2 a 1 diante do Novorizontino, no Mineirão, no último domingo (17). 




Outro desfalque importante para o treinador uruguaio será o volante Willian Oliveira, que foi diagnosticado com uma luxação acromioclavicular no ombro direito e está entregue ao departamento médico do clube.
 
O goleiro Gabriel Brazão, o meia João Paulo e o atacante Jajá também seguem fora. 

Com ausências na zaga, Pezzolano terá a possibilidade de escalar o zagueiro Wagner Leonardo ou adaptar o volante Filipe Machado na função - tática já utilizada anteriormente. Outra opção seria promover a estreia de Luís Felipe, ex-PSV, relacionado pela primeira vez desde sua chegada ao Cruzeiro. 
 
A Raposa também tem outra novidade entre os relacionados. O atacante Stênio, que retornou à Toca II após empréstimo ao Torino, da Itália, será opção para o decorrer da partida contra o CSA. 



 
 
Os outros reforços já anunciados para a sequência da temporada, o lateral-esquerdo Marquinhos Cipriano, o volante Pablo Siles e o atacante Bruno Rodrigues ainda não foram regularizados. 

Como chega o CSA


Pela segunda vez consecutiva, o CSA tem todo o elenco à disposição na competição nacional. Não há atletas suspensos pelo terceiro cartão amarelo e nem lesionados. Porém, a única dúvida do técnico Alberto Valentim será Lourenço. 

Recuperado de um estiramento nas costas, o meio-campista trabalhou normalmente com o grupo nesta terça-feira (19). A expectativa é de que ele volte a ser relacionado caso esteja em condições de jogo. 




Valentim terá também à disposição o meia Lucas Lourenço e o goleiro Paulo Ricardo, que foram contratados e regularizados no BID. 

CSA x Cruzeiro


CSA


Marcelo Carné; Diego Renan, Wellington Nascimento, Lucão e Edson; Geovane, Giva Santos e Gabriel; Osvaldo, Lucas Barcelos e Rodrigo Rodrigues. 
Técnico: Alberto Valentim. 

Cruzeiro


Rafael Cabral; Filipe Machado (Wagner Leonardo), Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Leo Pais, Adriano, Neto Moura, Daniel Júnior e Matheus Bidu; Luvannor e Edu.



Técnico: Paulo Pezzolano. 

Motivo: 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data e horário: 20 de julho (quarta-feira) de 2022, às 19h

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (Fifa/SP)

Transmissão: Premiere