2

CSA x Cruzeiro: relembre polêmicas que marcaram confronto nos últimos anos

Mineiros e alagoanos voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (20), às 19h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 19ª rodada da Série B

20/07/2022 06:00 / atualizado em 19/07/2022 19:47
compartilhe

Meia Thiago Neves foi personagem central da principal polêmica entre Cruzeiro e CSA
foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Meia Thiago Neves foi personagem central da principal polêmica entre Cruzeiro e CSA

 

Próximo adversário celeste, o CSA é o maior carrasco do Cruzeiro nos últimos anos. Os alagoanos venceram quatro dos últimos seis jogos contra o time estrelado. 

 

 

 

Além do desempenho ruim da Raposa, nas últimas três temporadas o confronto também ficou marcado por uma série de polêmicas extracampo, personagens controversos e um caso de racismo. 

 

As equipes se enfrentarão nesta quarta-feira (20), às 19h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Vitória nesta partida garante ao Cruzeiro a melhor campanha da história do primeiro turno da Segunda Divisão.

 

Áudio de Thiago Neves para Zezé Perrella

 

Antes do Brasileirão de 2019, Cruzeiro e CSA haviam se enfrentado apenas sete vezes. Até aquele momento, o retrospecto dos mineiros era de seis vitórias e uma derrota. 

 

No primeiro turno da competição, os times empataram por 1 a 1 em Maceió. O Cruzeiro chegou a abrir o placar ainda no primeiro tempo, mas deixou a vantagem escapar quando o zagueiro Fabrício Bruno marcou contra. 

 

Em crise no campeonato, a equipe estrelada viveu uma das noites mais desastrosas de sua história no segundo jogo. Bombas, sinalizadores e outros objetos foram atirados no gramado do Mineirão na derrota celeste por 1 a 0. 

 

Principal referência ofensiva daquele elenco, o meia Thiago Neves ainda perdeu um pênalti na partida, que chegou a ser paralisada durante alguns minutos devido ao estouro de um rojão. O Cruzeiro foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)

 

Após o duelo, outra polêmica: foi vazado um áudio de Thiago cobrando salários atrasados do gestor de futebol Zezé Perrella. O jogador via vitória sobre o CSA como obrigação. 

 

"Fala Zezé, bom dia, cara. Deixa eu te falar uma coisa. Eu estou pensando aqui, sei que está difícil para vocês aí arrumarem recursos, sei que está correndo atrás, mas estou falando por mim, não falei com ninguém tá, do time. Vê se você não consegue pelo menos pagar esses outros 60% antes do jogo de quinta-feira, que aí não precisa nem ter bicho, entendeu, para ganhar jogo", disse o ex-camisa 10 na ocasião. 

 

"É uma motivação a mais para a gente, cara, acertar o salário aí. Aí você não precisa arrumar uma premiação para ganhar o jogo, porque a obrigação nossa é ganhar esse jogo. Tá louco! Se a gente não ganhar do CSA, pelo amor de Deus. Pô, faz esse esforço para a gente aí, até quinta-feira, tentar acertar esses 60% que estão atrasados do salário", complementou Thiago Neves.

A gravação caiu como uma bomba nos bastidores do Cruzeiro e se tornou um viral entre torcedores de equipes adversárias. Naquele ano, o clube terminou a Série A na 17ª posição e deixou a elite do futebol brasileiro pela primeira vez em sua história. 


Cruzeiro 0 x 1 CSA: fotos do vexame celeste no Mineirão

Primeiros confrontos na Série B

 

Rebaixados em 2019, Cruzeiro e CSA voltaram a se enfrentar na Série B de 2020. No primeiro encontro entre os times após o polêmico jogo no Mineirão, vitória alagoana por 3 a 1 no Rei Pelé. 

 

No duelo do segundo turno, empate por 1 a 1 no Independência. Apesar de toda tensão envolvida, as duas partidas terminaram sem grandes polêmicas. Devido à pandemia de COVID-19, nenhuma delas contou com a presença do público. 

 

Provocações, racismo e briga no Independência

 

Em seu pior ano na Série B, o Cruzeiro também teve seu pior aproveitamento contra o CSA. A Raposa sofreu viradas e perdeu por 2 a 1 para o Azulão nos dois turnos do campeonato. 

 

Após a primeira partida, no Rei Pelé, o atacante Marco Túlio, revelado pelo Atlético, zoou o time celeste no Instagram. O jogador celebrou a vitória dos alagoanos com a frase 'Fala, Zezé'. 

 

Já na derrota em Belo Horizonte, houve briga no gramado e expulsões dos dois lados, o que resultou em punições para as duas equipes no STJD.

 

O CSA comemorou o triunfo de forma efusiva no vestiário do Independência e provocou muito nas redes sociais. 

 

Decisivo no confronto, o atacante Iury Castilho fez um celular com a mão e imitou o áudio gravado por Thiago Neves na comemoração do segundo gol. Após o jogo, o atleta relatou que sofreu ataques racistas em seu Instagram

'Fala, Zezé': memes da derrota do Cruzeiro para o CSA

 

Resultados de todos as partidas entre CSA e Cruzeiro:

 

  • CSA 0 x 1 Cruzeiro - Estádio Rei Pelé (Brasileirão 1974)
  • CSA 2 x 1 Cruzeiro - Estádio Rei Pelé (Brasileirão 1979)
  • Cruzeiro 2 x 0 CSA - Mineirão (Brasileirão 1986)
  • CSA 0 x 1 Cruzeiro - Estádio Rei Pelé (Brasileirão 1986)
  • CSA 1 x 2 Cruzeiro - Estádio Rei Pelé (Copa do Brasil 1995)
  • Cruzeiro 4 x 0 CSA - Mineirão (Copa do Brasil 1995)
  • CSA 0 x 3 Cruzeiro - Estádio Rei Pelé (Copa do Brasil 2013)
  • CSA 1 x 1 Cruzeiro - Estádio Rei Pelé (Brasileirão 2019)
  • Cruzeiro 0 x 1 CSA - Mineirão (Brasileirão 2019)
  • CSA 3 x 1 Cruzeiro - Estádio Rei Pelé (Série B 2020)
  • Cruzeiro 1 x 1 CSA - Independência (Série B 2020)
  • CSA 2 x 1 Cruzeiro - Estádio Rei Pelé (Série B 2021)
  • Cruzeiro 1 x 2 CSA - Independência (Série B 2021)

 


Compartilhe