Técnicos Antonio 'El Turco' Mohamed, do Atlético, e Paulo Pezzolano, do Cruzeiro (Foto: Montagem com imagens de Ramon Lisboa/EM/D.A Press)


Os torcedores de Atlético e Cruzeiro já não conseguem mais conter a ansiedade. Neste sábado (2), às 16h30, os rivais decidem o Campeonato Mineiro de 2022 em jogo único no Mineirão, em Belo Horizonte. Para "aquecer" a decisão, o Superesportes preparou um raio X completo com números das duas equipes na temporada. Veja a seguir!

Loading...

Os números comprovam a realidade: Atlético e Cruzeiro vivem, dentro de suas perspectivas, um excelente início de temporada. Melhor ainda para o Galo, que já conquistou um título no ano: em jogo emocionante, bateu o Flamengo nos pênaltis e ficou com a taça da Supercopa do Brasil.




Do outro lado, após duas temporadas frustrantes na Série B do Campeonato Brasileiro, o torcedor do Cruzeiro se vê com esperanças renovadas. Muito além dos bons números, a Raposa tem apresentado atuações convincentes sob o comando do uruguaio Paulo Pezzolano e promete ser mais competitiva em 2022.

A maior goleada do Atlético na temporada 2022 ocorreu ainda na 3ª rodada do Campeonato Mineiro, quando venceu o Uberlândia por 4 a 0 no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia. Na ocasião, Eduardo Sasha, Guilherme Arana, Fábio Gomes e Ademir marcaram os gols do triunfo alvinegro.

Por sua vez, o Cruzeiro aplicou diante do Sergipe, pela primeira fase da Copa do Brasil, a sua maior goleada em 2022. Com gols de Edu, João Paulo, Thiago e Vitor Roque (2x), a Raposa bateu o time de Aracaju por 5 a 0 e garantiu vaga na segunda fase do torneio.



 
Dugout
 

O Galo ostenta, no momento atual, sua maior sequência invicta no ano. Desde a derrota por 1 a 0 para a URT, em 9 de fevereiro, os comandados de Turco Mohamed não perderam mais. De lá para cá, foram oito vitórias e um empate.

Já a Raposa construiu sua maior sequência sem derrotas na temporada entre os dias 5 e 23 de fevereiro, quando somou cinco vitórias e um empate em seis jogos. A trajetória foi interrompida justamente no primeiro clássico com o Atlético, em 6 de março, quando o Cruzeiro foi superado por 2 a 1.

 

 


Artilheiros e coadjuvantes de luxo


Atlético e Cruzeiro apostam suas fichas nos protagonistas pelo título do Campeonato Mineiro. No lado alvinegro, o atacante Hulk segue como destaque e principal esperança de gols. Já no lado celeste, o atacante Edu tem suprido a carência da Raposa por um artilheiro e espera balançar as redes na decisão do Estadual.




A final do Mineiro também marcará um duelo pessoal entre os jogadores pela artilharia da competição. Enquanto Hulk marcou oito gols, Edu anotou seis tentos e precisará marcar pelo menos dois na decisão para igualar o rival.

Na temporada, cada um deles já marcou nove gols. A diferença é que Hulk precisou de oito partidas (584 minutos em campo) para atingir a marca, com média de 1,12 gol por jogo. Por sua vez, Edu disputou 11 jogos pelo Cruzeiro em 2022 (747 minutos em campo), com média de 0,82 gol por jogo.
 
Dazn

Galo e Raposa também contam com "coadjuvantes de luxo" para a decisão. No Atlético, Keno dividiu protagonismo com Hulk na reta final de 2021 e foi decisivo para os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Neste ano, ainda que tenha marcado apenas um gol em oito jogos, o atacante segue como fator de desequilíbrio para o lado alvinegro.




Do outro lado, o desempenho do jovem atacante Vitor Roque, de apenas 17 anos, tem despertado grandes expectativas nos torcedores celestes. Com uma imposição física surpreendente e uma qualidade técnica acima da média, o atleta soma seis gols - um deles contra o próprio Atlético - e uma assistência em 2022, sendo também um nome que pode desequilibrar no clássico.

Atlético e Cruzeiro decidirão o Campeonato Mineiro neste sábado (2), às 16h30, em jogo único no Mineirão, em Belo Horizonte. Com torcida dividida no Gigante da Pampulha, as equipes jogam pela vitória para levantar a taça. Em caso de empate, a decisão ocorrerá nos pênaltis.