2

Cruzeiro questiona VAR em empate com Operário e irá à CBF protestar

Diretoria fará uma visita a Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, para protestar contra as decisões do árbitro

17/09/2021 01:45
compartilhe
Árbitro Rodrigo Dalonso Ferreira (SC) deixou o campo escoltado pela PM
foto: Ramon Lisboa/EM/D. A Press

Árbitro Rodrigo Dalonso Ferreira (SC) deixou o campo escoltado pela PM



A diretoria do Cruzeiro informou, em nota, que fará uma visita a Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, para protestar contra as decisões do árbitro Rodrigo Dalonso Ferreira (SC) e do árbitro de vídeo Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN) no empate por 1 a 1 com o Operário-PR pela Série B. O duelo dessa quinta-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, foi válido pela 24ª rodada.


Fotos da confusão: expulsão, dedo na cara, chega pra lá e escolta


No entendimento do Cruzeiro, o clube foi prejudicado pela marcação de um pênalti para o Operário no primeiro tempo, após alerta feito pelo VAR ao árbitro de campo, e pela anulação do gol de Marcelo Moreno já nos acréscimos, mesmo com "imagens inconclusivas" relativas ao um suposto toque de mão do meia Marco Antônio.

"No lance do pênalti de Eduardo Brock, o juiz de campo deixa o jogo seguir e a bola inclusive chega a sair pela lateral. O árbitro PERMITE o reinício do jogo na cobrança de lateral e só depois vai, irregularmente, conferir o VAR. De acordo com as normas do VAR, a partir do momento em que o árbitro permite o reinício da partida em uma nova jogada, o VAR não pode interferir em qualquer lance anterior. E foi justamente o que aconteceu", argumenta o Cruzeiro sobre a penalidade no primeiro tempo.

Já em relação ao gol de Marcelo Moreno, marcado já nos acréscimos da etapa final, o Cruzeiro entende que ele deveria ser validado em função da falta de imagens que comprovem um toque de mão de Marco Antônio, autor da assistência.

"No lance do gol de Marcelo Moreno, todas as imagens do VAR são inconclusivas no domínio de Marco Antônio. Assim, a responsabilidade é 100% do árbitro. Como o VAR não possuía a imagem conclusiva, o árbitro sequer deveria ser chamado e deveria ter seguido sua decisão inicial", diz a nota emitida pelo Cruzeiro.

"Assim como já fizemos em outras oportunidades, iremos à CBF manifestar formalmente nosso repúdio em relação ao que aconteceu no jogo. Fomos prejudicados em dois lances capitais, com a interferência do VAR em situações mal conduzidas pela equipe de arbitragem. (...) Reiterando: nossa diretoria comparecerá à CBF para se reunir com o presidente da Comissão de Arbitragem, onde externaremos nosso repúdio pelas interferências infelizes que foram fundamentais no resultado final da partida".

Com o resultado, o Cruzeiro mantém a invencibilidade, que já dura 11 jogos, mas não consegue emplacar uma sequência de vitórias na Série B. O time celeste chega aos 30 pontos e ganha uma posição na tabela - é o novo 12° colocado. Já nesta sexta-feira, porém, os mineiros poderão ser ultrapassados pelo Brusque, que enfrenta o Vitória às 16h.

Na 25ª rodada, o Cruzeiro deixa seus domínios para visitar o Vasco, no Rio de Janeiro. A partida entre campeões brasileiros está marcada para as 16h de domingo, em São Januário.



Compartilhe