2

Reforço do Cruzeiro, Maicon vê jogo e é festejado por Mineirão lotado

Defensor de 33 anos é a primeira contratação da Raposa para a próxima temporada

compartilhe
Maicon, reforço do Cruzeiro para 2022, foi anunciado no telão do Mineirão e teve nome gritado pela torcida
foto: Ramon Lisboa/EM/D. A Press

Maicon, reforço do Cruzeiro para 2022, foi anunciado no telão do Mineirão e teve nome gritado pela torcida



O zagueiro Maicon , reforço do Cruzeiro para a temporada 2022, esteve no Mineirão nesta quinta-feira e acompanhou a partida contra o Náutico pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No intervalo, ele foi anunciado oficialmente como reforço no telão do estádio e nas redes sociais do clube.

Fotos de Maicon no Mineirão com a camisa do Cruzeiro



Com o apelido de 'God of Zaga', pela semelhança com um personagem de uma famosa franquia nos videogames, o zagueiro foi aplaudido por mais de 60 mil torcedores celestes no Gigante da Pampulha. 

Jogador teve contratação anunciada no telão do Mineirão
foto: Ramon Lisboa/EM/D. A Press

Jogador teve contratação anunciada no telão do Mineirão



Na tarde desta quinta-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo já havia confirmado ao Superesportes o retorno do jogador ao clube. Maicon, de 33 anos, foi revelado na Toca da Raposa em 2007 e foi para o futebol europeu em 2008.
 
 

"Participei ativamente da conversa (com o Maicon). Obviamente foi um nome que foi aprovado, que foi colocado na pauta e foi aprovado pelas pessoas que estão aqui no Cruzeiro: o Sérgio (Rodrigues, presidente), o Argolo (André, secretário-geral), o Ricardo Rocha (diretor técnico). Estivemos todos aqui falando sobre esse jogador", declarou Luxemburgo ao Superesportes.
 

Fotos do Mineirão lotado com a torcida do Cruzeiro


Transfer ban perto do fim


O contrato de duas temporadas com Maicon só poderá ser registrado na CBF ao fim do transfer ban na Fifa, mediante pagamento de R$13 milhões, referente às dívidas com Defensor-URU e Mazatlán-MEX (antigo Monarcas Morelia) pelas aquisições de Arrascaeta e Riascos, em 2015.

Segundo Vanderlei, o Cruzeiro já está em negociações para liquidar essa dívida e, enfim, poder registrar reforços. "Você não começa a negociar da noite para o dia. Eu falei da importância (de pagar o transfer ban), porque sem ele você não contrata. O Cruzeiro já está negociando com as pessoas que têm que negociar para que o transfer ban seja liberado, seja parcelado, para o Cruzeiro se abrir para o mercado. Já estamos no mercado. Estamos em busca de jogadores, conversando com fulano, beltrano, ciclano, sabendo que estamos muito perto de o transfer ban ser resolvido", assegurou.

 

 


Histórico


Maicon foi revelado no próprio Cruzeiro, em 2007, quando disputou a final do Campeonato Mineiro, contra o Atlético. Ele entrou no segundo tempo no lugar de Wellington, autor do segundo gol da vitória por 2 a 0, na partida de volta, no Mineirão. O resultado, contudo, foi insuficiente para o título, uma vez que o rival ganhou na ida por 4 a 0.

Após breve passagem pela Cabofriense-RJ, Maicon retornou ao Cruzeiro e participou de uma excursão com a equipe B em Portugal, em 2008. O time perdeu para o Braga, por 2 a 0, porém ganhou de Nacional da Madeira (3 a 2) e Vitória de Guimarães (3 a 1).

Devido ao bom desempenho, Maicon foi emprestado ao Nacional em 2008/2009 e posteriormente vendido ao Porto, onde permaneceu por sete anos e conquistou uma Liga Europa, três Campeonatos Portugueses e duas Taças de Portugal. Foram 13 gols em 190 partidas oficiais.
 
Em 2016, Maicon retornou ao Brasil para atuar pelo São Paulo, onde trabalhou com o coordenador de futebol Ricardo Rocha, atual diretor técnico do Cruzeiro. Na sequência da carreira, vestiu as camisas do Galatasaray, da Turquia, e do Al-Nassr, da Arábia Saudita.

Dos zagueiros do Cruzeiro, Rhodolfo e Léo Santos têm contrato somente até dezembro, enquanto Eduardo Brock está vinculado até o fim do estadual de 2022. Já a ligação de Ramon com a Raposa termina em 2023.

Fotos de Pedro Lourenço, o Pedrinho, no meio da Máfia Azul



Compartilhe