2

Alexandre Mattos está em ajustes finais para fechar com o Cruzeiro

Ao Superesportes, técnico Vanderlei Luxemburgo diz que mantém boa relação com o executivo

compartilhe
Alexandre Mattos durante palestra recente; executivo está próximo de voltar ao Cruzeiro
foto: Reprodução/Instagram Alexandre Mattos

Alexandre Mattos durante palestra recente; executivo está próximo de voltar ao Cruzeiro


O Cruzeiro tem tudo para anunciar em breve o retorno de Alexandre Mattos ao comando do seu departamento de futebol. O Superesportes apurou que o acordo está bem encaminhado, restando ajustes finais.

As contratações feitas pelo Cruzeiro com Alexandre Mattos na diretoria de futebol




Antes mesmo do 'sim' definitivo de Mattos, o Cruzeiro já atua no mercado em busca de reforços para a temporada 2022. O primeiro contratado foi o zagueiro Maicon, de 33 anos.

Tão logo finalize as tratativas com o clube mineiro, Alexandre assumirá 
as conversas para a chegada de novos jogadores. No próximo ano, o clube disputará o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B.

O portal Ge.globo também noticiou nesta quinta-feira a promixidade do acordo entre Mattos e o Cruzeiro.

Nesta quinta-feira (25), em entrevista ao Superesportes , o técnico Vanderlei Luxemburgo disse que mantém boa relação com Alexandre Mattos e não vê problema em trabalhar com ele.

Nas últimas semanas, Vanderlei havia demonstrado certo incômodo com o excesso de poder dos executivos de futebol no Brasil em relação aos técnicos. No Cruzeiro, ele espera que suas ideias sejam levadas em conta na montagem do time de 2022.

"Tem que trabalhar em conjunto, e tenho certeza que não vai ter problema nenhum, porque trabalhei com Maluf (Eduardo Maluf), com Brunoro (José Carlos Brunoro), com Luiz Henrique, fizemos grandes equipes e não teve problema nenhum, respeitando o nosso espaço. Ele é o diretor executivo e ele é o técnico. A minha função é de montar a parte técnica todinha, é indicar os jogadores, e ele é o executivo que vai executar a parte que cabe a ele, de contratação. Não vejo nenhum problema do Alexandre (vir ao Cruzeiro), até porque eu tenho conversa com ele, a gente conversa sempre. A minha divergência (geral) é sobre essa relação do executivo dentro do planejamento de futebol. Eles colocaram o técnico aqui pra baixo e subiram. Peraí...contrata um técnico, manda embora, contrata um técnico, manda embora. Será que eles estão certos no trabalho deles?", disse Luxemburgo à reportagem.

"O problema é o diretor executivo entender que o técnico é importante. O problema é que colocaram o diretor executivo acima do técnico, colocaram o técnico abaixo. Manager na Europa e o técnico trabalham juntos, em conjunto, para formar uma equipe em busca de objetivos. Então, não tem problema nenhum de trabalhar com Alexandre ou qualquer um, o que reclamo, o que falo, é que eles (executivos) se colocaram em um plano superior. Então, se colocaram num plano superior, por que um time que tem um diretor executivo há tanto tempo manda cinco, seis, sete treinadores embora e não manda o diretor executivo? Ele não é culpado de nada, está tudo certo", acrescentou o treinador cruzeirense.



Histórico


Mattos foi diretor de futebol do Cruzeiro de março de 2012 a dezembro de 2014. Nesse período, o clube conquistou duas edições do Campeonato Brasileiro (2013 e 2014) e uma do Mineiro (2014), além de ser finalista da Copa do Brasil de 2014.
 
Em 2015, o executivo foi trabalhar no Palmeiras, onde permaneceu até dezembro de 2019 e levantou mais três troféus: Copa do Brasil de 2015 e Série A de 2016 e 2018. Já em 2020, Mattos prestou uma espécie de consultoria de uma semana ao Cruzeiro antes de seguir para o Atlético, clube que deixou em janeiro de 2021.
 
Embora tenha ganhado o rótulo de "gastador", Alexandre teve experiência de montar elencos com poucos recursos. De 2005 a 2011, ele foi diretor do América, que conquistou a Série C, em 2009, e terminou a Série B de 2010 em quarto lugar.

No momento, Alexandre Mattos está nos Estados Unidos, onde faz cursos de gestão. Ele também tem ministrado palestras fora do país e cursos on-line sobre o tema.

Compartilhe