2

Rafael Cabral chega a Belo Horizonte para assinar com o Cruzeiro

Goleiro deixou o Reading, da Inglaterra, e fechará com a Raposa por três temporadas

16/01/2022 17:10 / atualizado em 16/01/2022 19:57
compartilhe
Rafael Cabral desembarcou em Confins na tarde deste domingo
foto: Túlio Santos/EM D.A Press

Rafael Cabral desembarcou em Confins na tarde deste domingo


O goleiro Rafael Cabral desembarcou às 16h30 deste domingo no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande Belo Horizonte, e seguiu rumo à capital mineira para dar sequência aos detalhes de seu acerto com o Cruzeiro.

Aos 31 anos, o jogador revelado no Santos e com passagens por Napoli e Sampdoria, da Itália, e Reading, da Inglaterra, assinará contrato com a Raposa até 2024, com opção de renovação por mais um ano em caso de acesso à Série A do Brasileiro.

“Tem que esperar ainda. Mas estou muito feliz e empolgado em um clube grandíssimo. Se tudo se concretizar, vestir a camisa do Cruzeiro será uma honra (...). É um time gigante, é difícil recusar um clube como o Cruzeiro. Estou no meio de temporada, bem fisicamente e pronto para ajudar”, disse Rafael em rápido contato com a imprensa.


O reforço celeste vinha em atividade no Reading, pelo qual esteve em campo no último dia 8 de janeiro, na derrota por 2 a 1 para o Kidderminster, da sexta divisão inglesa, pela terceira rodada da Copa da Inglaterra.

Em dois anos e meio no Reading, Rafael Cabral disputou 98 jogos - 95 na EFL Championship (abaixo da Premier League), dois na Copa da Inglaterra e um na Copa da Liga. O bom começo no país o fez receber sondagens de clubes da Premier League.

“Tenho o sonho de ir para a Premier League e quando você tem a possibilidade é o teu desejo. A gente tem alguns clubes interessados que estamos conversando”, declarou o goleiro em entrevista à ESPN em setembro de 2020.

Rafael Cabral chega a BH para acertar com o Cruzeiro; veja fotos




Um dos fatores que pesaram na saída de Rafael do Reading foi uma punição aplicada pela English Football League ao clube por causa dos gastos salariais acima da arrecadação.

Os Royals perderam seis pontos e atualmente brigam contra o rebaixamento à League One (terceira divisão) - ocupam o 21º lugar entre 24 participantes, com 22 pontos em 25 rodadas (oito vitórias, quatro empates e 13 derrotas).

Na Europa, Rafael Cabral também jogou no Napoli e na Sampdoria, da Itália. No Brasil, brilhou pelo Santos de 2010 a 2013 e levantou títulos como a Copa do Brasil de 2010, a Copa Libertadores de 2011, a Recopa Sul-Americana de 2012 e três estaduais.

As boas atuações no Santos renderam a Rafael Cabral convocações à Seleção Brasileira. Em 2012, o goleiro participou de três amistosos: vitória sobre os Estados Unidos (4 a 1) e derrotas para México (2 a 0) e Argentina (4 a 3).

No Cruzeiro, Cabral abraçará o projeto de Ronaldo Fenômeno na Sociedade Anônima do Futebol e encarará o desafio de substituir Fábio, um dos maiores ídolos da torcida e recordista de jogos pelo clube (976).

Ele tem chances de enfrentar a URT na estreia pelo Mineiro, no Mineirão, no dia 26 de janeiro (quarta-feira), às 17h. Para isso, dependerá da resolução da dívida de R$ 23 milhões na Fifa que impede a Raposa de registrar contratações na CBF.

A busca por Rafael se deve à necessidade do Cruzeiro em contar com um goleiro experiente no time, que tem como principal objetivo em 2022 alcançar o acesso à elite do Campeonato Brasileiro.

Na pré-temporada, Paulo Pezzolano requisitou os jovens Otávio, do sub-17, e Ezequiel, do sub-20, para os treinos ao lado de Lucas França, de 25 anos.

Compartilhe