Fluminense
None

OBSERVATÓRIO DO RACISMO

Técnicos de Fluminense e Bahia, Marcão e Roger se unem em ação contra o racismo no Rio

Treinadores utilizaram camisas da ONG Observatório do Racismo neste sábado

postado em 12/10/2019 20:28 / atualizado em 12/10/2019 21:08

<i>(Foto: Mailson Santana/Fluminense)</i>
O jogo entre Fluminense e Bahia, disputado neste sábado no Maracanã, traz uma marca: é o único confronto entre os dois técnicos negros da Série A do Campeonato Brasileiro. Roger Machado do lado dos baianos, e Marcão dos cariocas. E os clubes se uniram para ressaltar a situação e se opor ao racismo.

Roger e Marcão utilizaram camisas para divulgar a ONG Observatório da Discriminação Racial no Futebol, que denuncia o preconceito que ainda persiste no esporte e procura lutar contra ele através da conscientização dos torcedores e outros tipos de ações. Fluminense e Bahia combinaram a ação publicamente por meio do Twitter, durante a semana.

Não é a primeira vez que Roger divulga a ONG. Na partida contra o Grêmio, o técnico do tricolor baiano também vestiu a camisa, assim como o comandante adversário da ocasião, Renato Gaúcho.

Em 2019, o Bahia estruturou o departamento de marketing e realizou diversas ações em defesa de temas de direitos humanos. O clube já manifestou contra a LGBTfobia, contra a violência no futebol, em favor da demarcação de terras indígenas.

Além dessas ações, o Tricolor do Aço tornou mais fácil para torcedoras denunciarem assédios nos estádios após saber de um caso por meio das redes sociais. O Bahia também abriu sua loja oficial para a realização de testes de DNA em uma campanha sobre abandono paterno.

Tags: racismo bahia fluminense futebol bahiaba fluminenserj futnacional