None

CAMPEONATO MINEIRO

Reunião entre clubes e FMF define volta do Campeonato Mineiro para 26 de julho

Competição será retomada a partir da 10ª rodada da primeira fase

postado em 07/07/2020 15:50 / atualizado em 07/07/2020 22:05

(Foto: Agência i7/Mineirão)
Reunião nesta terça-feira entre clubes e a Federação Mineira de Futebol definiu que o Campeonato Mineiro será retomado no domingo, dia 26 de julho. O Superesportes apurou a informação com um dirigente que participou da videoconferência. Posteriormente, o presidente da entidade, Adriano Aro, deu detalhes das conversas com os representantes das agremiações do Módulo I.

“Nesta terça-feira, a Federação Mineira de Futebol se reuniu com os 12 clubes integrantes do Módulo I para deliberar sobre o retorno do Campeonato Mineiro. Isso aconteceu após conversas entre a Federação e o estado de Minas Gerais no sentido de verificar a viabilidade do retorno de eventos esportivos. Após análise de uma proposta enviada pela Federação Mineira de Futebol, o estado respondeu dizendo que é possível retomarmos eventos esportivos, desde que atendidas algumas condições mínimas de saúde e segurança”, declarou.

“Diante dessa sinalização positiva, a Federação Mineira de Futebol convocou os 12 clubes para uma reunião extraordinária. Essa reunião deliberou sobre a volta do Campeonato Mineiro. A Federação apresentou uma das propostas para os clubes integrantes do Módulo I, e a proposta vencedora foi aquela que estabeleceu retorno no dia 26 de julho, executando quatro datas antes do início das competições nacionais, como Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D e da Copa do Brasil”, complementou.

Conforme Adriano Aro, as datas para as últimas rodadas da primeira fase e das semifinais estão definidas (veja abaixo): 

  • 10ª rodada: 26/07 (domingo)
  • 11ª rodada: 29/07 (quarta)
  • Jogo de ida da semifinal: 02/08 (domingo)
  • Jogo de volta da semifinal: 05/08 (quarta)

Os finalistas terão encontro na quinta-feira, 6 de agosto, para acertarem os dias dos dois confrontos que decidirão o Mineiro 2020. O Troféu Inconfidência, que contará com as participações do quinto ao oitavo colocado da primeira fase, também será realizado, porém em jogos únicos tanto na semifinal quanto na final. 

“Desta forma, as equipes passam a se preparar para a retomada do Campeonato Mineiro sempre obedecendo e observando as condições mínimas de saúde e sanitárias indicadas tanto pelo estado de Minas Gerais quanto pelo protocolo de treinos da Confederação Brasileira de Futebol. Aqueles clubes que não puderem treinar em seus municípios, a Federação irá providenciar uma cidade apta com estrutura para treinos e jogos”, frisou Adriano Aro, que chamou a atenção para a possibilidade de novo adiamento se as autoridades de saúde pública julgarem necessário.

“A Federação segue monitorando a evolução da pandemia em todo o estado de Minas Gerais. Caso não seja possível a realização das partidas nas datas designadas, a Federação irá prontamente marcar novas datas, permitindo assim a efetiva conclusão do Campeonato Mineiro 2020”, acrescentou o presidente da FMF.

O estadual foi paralisado na nona rodada, no dia 15 de março, devido à pandemia do novo coronavírus no Brasil. A classificação tem o América como líder, com 21 pontos, seguido por Tombense, 20, Atlético, 18, e Caldense, 17. O Cruzeiro é o quinto, com 14. Na sequência aparecem Patrocinense - 6º, com 12; Uberlândia - 7º, com 11; URT - 8º, com 11; Boa Esporte - 9º, com 8; Coimbra - 10º, com 7; Villa Nova - 11º, com 4; e Tupynambás - 12º, com 3.

De acordo com Adriano Aro, os duelos da 10ª e 11ª rodadas vão acontecer nas cidades dos times mandantes, sem a presença de público. “A princípio, as equipes mandam os jogos nas suas cidades. Todos os clubes devem seguir as recomendações de saúde, isolando os membros de suas comissões técnicas, atletas, enfim, tomando todas as precauções necessárias para realizar as partidas”.

A 10ª rodada, portanto, terá Tupynambás x Caldense, Cruzeiro x URT, Coimbra x Tombense, Uberlândia x Villa Nova, América x Atlético e Patrocinense x Boa. Já a 11ª rodada contará com Tombense x Uberlândia, Caldense x Cruzeiro, Boa x Tupynambás, Atlético x Patrocinense, URT x América e Villa Nova x Coimbra. 

Diretor de futebol do América, Paulo Bracks aprovou a continuidade do estadual. “O América sempre se posicionou que o Campeonato, para ser legitimado, deveria se resolver dentro de campo. Isso vai acontecer, para o bem do futebol, sem que nos descuidemos da saúde, nesse momento tão delicado que estamos vivendo. Mais do que nunca, é essencial o cumprimento de todos os protocolos médicos visando preservar a saúde. A expectativa está grande nesse momento de retorno às competições. Esperamos terminar bem o Mineiro e, claro, começar forte a Série B, prevista para o início de agosto”.

Kalil criticou pressa


Em tom de reprovação à sequência do Campeonato Mineiro no fim do mês, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, indicou que só autorizará os jogos na capital mediante aprovação dos órgãos de saúde. Em entrevista ao Estado de Minas no dia 1º de julho, ele ironizou a pressa para reinício da competição.

“Em Belo Horizonte só se joga com ordem da Prefeitura. Eles podem jogar lá na Arena do Jacaré, lá em Ouro Preto, pode jogar em Tiradentes naquelas ruas de pedra. Em Belo Horizonte, não”, disse o político, que é ex-presidente do Atlético.

Números da COVID-19 em Minas Gerais


Com 52 mortes confirmadas nas últimas 24 horas, Minas Gerais contabiliza 1.282 óbitos por COVID-19. De acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), são 60.897 casos diagnosticados da doença.

Belo Horizonte teve 8.085 pessoas contaminadas com o coronavírus, das quais 188 morreram. A capital registrou 12 falecimentos e 181 novos casos em 24 horas.

Tags: americamg atleticomg cruzeiroec futnacional