2

Peso da torcida? Mandante em Atlético x Cruzeiro não perde desde 2018

Neste domingo, clássico terá maioria alvinegra nas arquibancadas do Mineirão; histórico recente mostra que fator tem sido decisivo nos confrontos

04/03/2022 09:48
compartilhe
Clássico entre Atlético e Cruzeiro no Mineirão terá maioria alvinegra nas arquibancadas
foto: Divulgação/Mineirão

Clássico entre Atlético e Cruzeiro no Mineirão terá maioria alvinegra nas arquibancadas

"Clássico é clássico e vice-versa", "clássico não tem favorito"... Os clichês repetidos incessantemente a cada vez queu rivais se enfrentam até têm embasamento histórico. Porém, há outros fatores concretos - para além do folclore futebolístico - que explicam o favoritismo de um time ou outro. No caso de Atlético x Cruzeiro, vários pontos indicam a teórica superioridade alvinegra para o confronto deste domingo: elenco melhor, investimento mais alto e a maioria nas arquibancadas.

Este último fator tem sido decisivo no principal clássico mineiro. Nos últimos 12 jogos com torcida entre os principais times do estado, o mandante (que, portanto, tinha o maior percentual de torcedores no estádio) não perdeu. São oito vitórias e quatro empates.

O revés mais recente do time da casa foi em 4 de março de 2018, há exatos quatro anos. Naquela ensolarada manhã de domingo, o Cruzeiro contou com gol de Raniel para vencer por 1 a 0 no Independência, que recebeu 22.196 torcedores - majoritariamente alvinegros. O duelo valeu pela fase inicial do Campeonato Mineiro.

Desde essa partida até o clássico de 2020 (o último com torcida, antes da pandemia de COVID-19), o Atlético mandou seis jogos, com cinco vitórias e um empate. O Cruzeiro, por sua vez, foi o dono da casa em outras seis oportunidades e conseguiu quatro triunfos e duas igualdades.

O clássico mais recente, em 2021, não entra na conta, porque foi disputado sem público no Mineirão em decorrência das medidas de controle contra o coronavírus. Na ocasião, porém, o Cruzeiro - que era o mandante - venceu por 1 a 0, com gol de Airton, e desbancou o favoritismo rival.

Maioria atleticana

No jogo deste domingo, o Atlético é o mandante no Mineirão e, por isso, terá a maioria das arquibancadas. Dos 62.360 lugares do estádio, 56.360 estarão à disposição das torcidas.

Os torcedores alvinegros terão acesso a 51.119 ingressos (90,7% do total). Os cruzeirenses ficam com os 5.241 bilhetes restantes (9,3%).

Atlético e Cruzeiro se enfrentam a partir das 18h, pela nona rodada do Estadual. Os times dividem a liderança da competição, com 19 pontos. A vantagem na classificação é do Galo, que tem saldo de gols melhor.


Compartilhe