2

Clássico de 2022 é o de maior distância entre Atlético e Cruzeiro; entenda

Duelo pelo Campeonato Mineiro está marcado para as 18h de domingo (6), no Mineirão

04/03/2022 06:00 / atualizado em 04/03/2022 09:57
compartilhe
Keno e Waguininho são destaques de Atlético e Cruzeiro no clássico de domingo
foto: Montagem com fotos de Pedro Souza/Atlético e Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Keno e Waguininho são destaques de Atlético e Cruzeiro no clássico de domingo

Atual campeão da Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético enfrentará, neste domingo (6), às 18h, no Mineirão, o Cruzeiro, que terminou a última edição da Série B na 14ª colocação

A distância de 32 posições (19 clubes da Série A mais 13 da Série B) é a maior já registrada entre os rivais mineiros em âmbito nacional pelo menos desde 2003, quando a principal competição do país passou a ser disputada em pontos corridos.

Em outras oportunidades, o Cruzeiro também já esteve muito à frente do Atlético. Em 2010, por exemplo, o clube celeste chegou para o clássico pelo returno do Brasileirão na liderança, enquanto o Galo era apenas o 17º, na primeira posição do Z4. Naquela oportunidade, o alvinegro venceu por 4 a 3 com um hat-trick do atacante Obina.

Outra prova de que eventuais favoritismos precisam ser provados em campo é o encontro entre Atlético e Cruzeiro em 2021. No ano passado, já com a Raposa rebaixada e mantida na Série B, o Atlético – 3º colocado do Brasileiro de 2020 –, foi vencido por 1 a 0 na primeira fase do Estadual. Airton balançou a rede do Mineirão. 

Em se tratando de qualidade individual, a diferença técnica entre as equipes nesta temporada também fica evidente. Resultado parcial da enquete do Superesportes, já com quase 15 mil votos, aponta que o torcedor mineiro vê o Atlético com 11 'titulares' em uma disputa 'mano a mano'.

Em 2010, Montillo e Obina eram destaques de Cruzeiro e Atlético
foto: Montagem com fotos de Arquivo/EM

Em 2010, Montillo e Obina eram destaques de Cruzeiro e Atlético

Dentro de campo, a história só será escrita a partir das 18h de domingo. Um dos principais líderes do elenco celeste, o goleiro Rafael Cabral respondeu sobre esse eventual favoritismo do Atlético no clássico válido pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro.

"Quando você está falando de um jogo com duas equipes do tamanho que são, com o peso da camisa que têm, a história tem que ser respeitada. Todo mundo diz sobre favoritismo porque analisa o passado recente. Mas eu já tive experiência de jogar muitos clássicos em que eu era favorito, e outros em que o meu time não era considerado assim. Não necessariamente eu ganhei quando era considerado favorito e perdi quando não era", disse.

Do outro lado, o atacante Keno rechaçou a hipótese de que o  Atlético entra em vantagem no Mineirão. "Clássico não tem favorito. A gente tem que entrar ligado, a gente sabe que a equipe deles vai entrar com força para ganhar o jogo, que vai ser decidido em detalhes. Vai ser um jogo parelho, de muita pegada, a gente tem muita qualidade, mas se não colocar vontade, não vai", comentou.

Além de tudo que envolve um clássico, a disputa deste domingo também vale a liderança do Campeonato Mineiro a três rodadas do fim da primeira fase. Atlético e Cruzeiro têm os mesmos 18 pontos, mas o Galo ocupa o 1º lugar pela vantagem no saldo de gols: 13 a 8.

Compartilhe