2

Mineiro David Cesar lidera equipe Pocorrê no Rally dos Sertões

David Cesar, de 32 anos, explica que viver esta aventura é um manifesto de liberdade

13/08/2021 15:57 / atualizado em 13/08/2021 19:26
compartilhe
Ricardo Cabral e o mineiro David Cesar, líder da equipe Pocorrê
foto: Reprodução/Instagram

Ricardo Cabral e o mineiro David Cesar, líder da equipe Pocorrê



Maior evento off-road das Américas, o Rally dos Sertões começa nesta sexta-feira e percorrerá sete estados e nove cidades do Nordeste. Da largada na Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, até a chegada, em Tamandaré, em Pernambuco, serão percorridos 3.615 km. O mineiro David Cesar, de 32 anos, vive uma emoção especial. Líder da equipe Pocorrê, ele será o único competidor com deficiência a participar desta edição.

David Cesar nasceu sem pernas e braços. Desde cedo, aprendeu com a mãe que deveria ser independente. Atualmente, ele mora sozinho, é Head de Acessibilidade da empresa EuSaúde e é palestrante, entre outras atividades. 

David explica que viver esta aventura é um manifesto de liberdade: "Comecei a participar dessas aventuras no final do ano passado, com o meu amigo Ricardo Cabral, em uma expedição para o Jalapão. A experiência foi um ensinamento de convívio para nós e para pessoas que fomos encontrando pelo caminho, que nem conhecíamos.

O médico Ricardo Cabral é fundador e presidente do conselho da empresa onde David trabalha. Daí surgiu a ideia de integrá-lo à equipe Pocorrê nos Sertões.

"O convívio intenso com David é um aprendizado constante e, juntos, queremos mostrar que é possível, que todos têm direito a viver experiências diferentes na vida, conhecer mais lugares e principalmente estar em contato com a sensação tão gostosa do esporte e da aventura", destacou Ricardo.

David Cesar (direita), de 32 anos, explica que viver esta aventura é um manifesto de liberdade
foto: Reprodução/Instagram

David Cesar (direita), de 32 anos, explica que viver esta aventura é um manifesto de liberdade



Juntos, os dois já foram ao Jalapão, fizeram trilhas em Minas Gerais e passaram por vários desafios. "Uma vez, fizemos 24 horas de trilha. Em outra, caímos em um penhasco, ficamos presos em um buraco e fomos puxados por um cabo de aço", lembrou David. "Na primeira aventura, para o Jalapão, entendi que podia contar com as pessoas. Muita gente se engajou para permitir que fosse possível acontecer. Pessoas que nem conhecíamos, que encontramos no ônibus e contribuíram para que eu pudesse ter acesso a lugares onde a cadeira de rodas não me levaria".

Para o Rally dos Sertões, a equipe conta com uma estrutura própria: um UTV (Utility Task Vehicle, ou veículo utilitário multitarefa), uma moto de competição, duas caminhonetes que levam alimentação e o material, além de um motorhome adaptado. São seis pessoas, sendo dois motoristas, uma gestora, um mecânico, um chefe de equipe e um líder, que é o David.

"Queremos que nossa experiência se multiplique. Somos muito mais do que uma equipe esportiva, mas sim um manifesto social inclusivo e um convite a todos", resumiu Ricardo Cabral, um dos pilotos da equipe.

SERVIÇO


Página de David Cesar no Instagram: @vidavidcesar

Compartilhe