2

Fórmula 1: Verstappen vence e ultrapassa Senna em GP marcado por punições

Correndo "em casa", o holandês venceu mais uma e segue líder com tranquilidade no Campeonato de pilotos e ultrapassou brasileiro Ayrton Senna.

02/07/2023 11:49 / atualizado em 02/07/2023 12:31
compartilhe
Max Verstappen não teve problemas para vencer
foto: Iconsports

Max Verstappen não teve problemas para vencer "em casa", com o apoio da torcida

O piloto da Red Bull, Max Verstappen, venceu mais uma! Sem muito trabalho, ele liderou de ponta a ponta o GP da Áustria, neste domingo (2) e chegou a 42ª vitória na carreira, quinta consecutiva, ultrapassando o ídolo Brasileiro Ayrton Senna, com 41. A emoção do fim de semana ficou na conta das diversas punições por exceder os limites de pista.

Na largada, Max não teve problemas para se manter à frente dos adversários, mesmo com a concorrência das duas Ferraris na primeira curva. Quem se aproveitou da confusão inicial foi o britânico Lewis Hamilton, que pulou para a quarta posição, mas acabou não conseguindo segurar a pressão dos adversários e finalizou na sétima colocação.
 
 
 

Emoção do Safety Car e 'barba, cabelo e bigode' de Max Verstappen


Logo na primeira curva o japonês da Alpha Tauri, Yuki Tsunoda, perdeu parte da asa dianteira na largada em disputa com Esteban Ocon. Algumas curvas à frente, ele saiu da pista e o Safety Car foi chamado à pista.
 
 
 
O Safety Car, inclusive, precisou passar com o pelotão pelo pit lane, para que a pista na altura da curva 1 fosse totalmente limpa. Na saída do Safety Car, Max Verstappen confirmou, com certa tranquilidade, sua liderança até o fim da corrida. O piloto da Ferrari, Charles Leclerc até chegou a incomodar por algumas voltas, mas Max ultrapassou o monagesco em uma execusão perfeita. 
 
 
 
E a vantagem do holandês para os demais pilotos era tamanha que ainda deu tempo de entrar nos boxes para colocar o composto de pneus macios para garantir, além da vitória, o ponto extra da volta mais rápida. Com isso, Max conquistou todos os 34 pontos do fim de semana. No último sábado (1), ele venceu a corrinda Sprint, e agora venceu a corrida principal com o melhor tempo.
 
Esta foi a segunda vez que o holandês consegue o feito. A primeira vez aconteceu em abril de 2022, no GP da GP da Emilia-Romagna, na Itália.
 

Pista curta? GP da Áustria choveu punições por exceder os limites do traçado


O GP da Áustria choveu de punições aos pilotos por limites de pista. Os pilotos tiveram trabalho para manter seus carros na pista e a organização da prova saiu distribuindo punição.

Ao todo foram sete pilotos punidos: Lewis Hamilton, Yuki Tsunoda, Carlos Sainz, Alex Albon, Pierre Gasly, Logan Sargeant e Kevin Magnussen.

Quem inaugurou a contagem foi o sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton. Antes da metade da corrida ele já havia recebido uma bandeira preta e branca, que indica uma advertência, uma espécie de aviso prévio. Ele chegou a reclamar com a equipe que não conseguia manter o carro na pista, e não demorou muito a ser punido com 5 segundos.
 
 
 
Daí em diante, foi um festival de punição. Sete pilotos foram punidos com 5 segundos, que poderiam ser pagos nos boxes (com os pilotos parados pelo tempo determinado) ou adicionado ao tempo no fim da corrida.

Estava tão difícil manter os carros na pista que teve piloto levando duas advertências. O Japonês Yudi Tsunoda levou, ao todo, 15 segundos de punição por ultrapassar os limites da pista.

Veja os pilotos punidos por exceder os limites de pista e os tempos de punição


Lewis Hamilton (Mercedes) +5s
Yuki Tsunoda (AlphaTauri) +15s (5s + 10s)
Carlos Sainz (Ferrari) +5s
Alex Albon (Williams) +5s
Pierre Gasly (Alpine) +5s
Logan Sargeant (Williams) +5s
Kevin Magnussen (Haas) +5s

Briga acirrada entre Perez e Sainz anima o fim da corrida.


Carlos Sainz, da Ferrari, e Sergio Pérez, da Red Bull, protagonizaram a melhor batalha do fim de semana. A partir da volta 56, quando Pérez ultrapassou o britânico Lando Norris, os dois pilotos passaram a briga com muita emoção pelo pódio.
 
 
 
Lado a lado, quase se tocando, eles dividiam espaço em todas as curvas. Pérez, que vinha atrás, atacou o rival na volta 61, que deu o troco logo na sequência. Mas na volta seguinte não teve jeito: Pérez atacou o espanhol e confirmou a terceira posição, restando nove voltas para o fim.
 
 
 

Max Verstappen vence e ultrapassa Ayrton Senna


Com a vitória deste domingo (2), no GP da Áustria, o Holandês chegou a marca de 42 na carreira e sétima na temporada, ultrapassando o ídolo brasileiro Ayrton Senna, com 41 vitórias. 

Com o resultado Max assume de vez a quinta colocação na história de pilotos que mais venceram na Fórmula 1. Quem está mais próximo dele é o francês Alain Prost, com 51 vitórias.

O recordista máximo em número de vitórias é o britânico sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton, com 103, que terminou o GP da Áustria na sétima colocação. O alemão também sete vezes campeão Michael Schumacher vem logo atrás, com 91 vitórias. Fechando o top 3, vem o também alemão Sebastian Vettel, com 53.

Lista de pilotos com mais vitórias na Fórmula 1


Lewis Hamilton - 103
Michael Schumacher - 91
Sebastian Vettel - 53
Alain Prost - 51
Max Verstappen - 42
Ayrton Senna - 41 
 

Classificação do GP da Áustria

 
 
 

Classificação do Campeonato de Fórmula 1

 

1º: Verstappen (229)

2º: Pérez (148)

3º: Alonso (129)

4º: Hamilton (108)

5º: Sainz (86)

6º: Leclerc (72)

7º: Russell (70)

8º: Stroll (43)

9º: Ocon (31)

10º: Norris (22)

11º: Gasly (17)

12º: Hulkenberg (9)

13º: Albon (7)

14º: Bottas (5)

15º: Piastri (5)

16º: Zhou (4)

17º: Tsunoda (2)

18º: Magnussen (2)

19º: De Vries (0)

20º: Sargeant (0)


Compartilhe