2

Fórmula 1: Gasly cobra FIA após acidente que vitimou holandês, na Bélgica

Piloto francês de 27 anos já perdeu um amigo em acidente no mesmo circuito

02/07/2023 16:12
compartilhe
Pierre Gasly, piloto da Alpine, cobrou a FIA por acidente no último sábado (1)
foto: Iconsports

Pierre Gasly, piloto da Alpine, cobrou a FIA por acidente no último sábado (1)

O piloto da Alpine, Pierre Gasly, cobrou a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) uma investigação detalhada sobre o acidente que vitimou o jovem piloto holandês Dilano van't Hoff, de 18 anos, no último sábado (1), no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, em etapa da FRECA.

O acidente com Hoff aconteceu na reta da Kemmel, quando o piloto acertou em cheio o muro e depois foi atingido por Adam Fitzgerald, quando o carro voltou à pista. O ocorrido desde sábado fez Gasly lembrar da morte do seu amigo próximo Anthoine Hubert, na temida Eau Rouge.

- Acho que estamos todos chocados e extremamente tristes com o que aconteceu. Nos lembra, obviamente, dos momentos tristes com o que aconteceu a Anthoine alguns anos atrás - disse o piloto de 27 anos.
 
 
 
 
Gasly revelou que preferiu não ver o acidente que vitimou van’t Hoff, mas mostrou preocupação com o circuito belga. Spa-Francorchamps foi palco de diversos acidentes nos últimos anos, alguns deles fatais. A maioria acontece no trecho das curvas 3, 4 e 5, conhecido como Eua Rouge.

- Realmente espero que todos os envolvidos na segurança dos pilotos tomem ações, porque não é a primeira vez, e isso nunca deveria ter acontecido. Não deveríamos estar nessa situação alguns anos atrás, e isso simplesmente merece uma revisão.
 
Mapa de curvas de Spa-Francorchamps
foto: Reprodução

Mapa de curvas de Spa-Francorchamps

 
Embora não tenham acontecido no mesmo local, os acidentes de Hubert e Hoff foram bem próximos. O do holandês aconteceu na Eau Rouge (curvas, 3, 4 e 5), quanto o de Hubert foi um pouco mais à frente, no fim da curva 6, no início da reta da Kemmel (veja imagem acima).
 

Verstappen vence o GP da Austria e ultrapassa Ayrton Senna  

 
Neste domingo (2), os pilotos da Fórmula 1 estiveram na pista para a o GP da Áustria. O piloto holandês da Red Bull, Max Verstappen, venceu a sua 42ª corrida na carreira, ultrapassando o ídolo brasileiro Ayrton Senna em número de vitórias na carreira. Senna tem 41. Gasly terminou na nona colocação.


 
Verstappen, inclusive, levou para casa todos os 34 pontos do fim de semana. No último sábado (1), ele venceu a corrinda Sprint, e agora venceu a corrida principal com o melhor tempo. Esta foi a segunda vez que o holandês consegue o feito. A primeira vez aconteceu em abril de 2022, no GP da GP da Emilia-Romagna, na Itália.




Compartilhe