A disputa foi acirrada nas primeiras voltas da corrida sprint do GP da Austria, neste sábado (1), no circuito Red Bull Ring, em Spielberg. Como era de se esperar, Max Verstappen foi o vencedor, seguido por Sérgio Pérez e Carlos Sainz.
Lewis Hamilton, que não largou bem, terminou na 10ª colocação. Já Charles Leclerc, que perdeu três posições em razão de uma punição e largou em 9º, ficou apenas com o 12º lugar.
Início frenético
A sprint teve chuva pela primeira vez desde 2021. Max Verstappen largou na pole position, mas antes do fim da primeira volta, Sergio Perez conseguiu ultrapassar o neerlandês. A vantagem não durou muito: nas curvas seguintes, Verstappen reconquistou a primeira colocaçao e Hulkenberg assumiu o segundo lugar. Perez caiu para 3ª.
O spray de água trazido pelos carros reduziu a visibilidade dos pilotos e atrapalhou o desenvolvimento da corrida nos primeiros minutos.
Enquanto os companheiros de equipe brigavam pela ponta nas primeiras curvas, Lando Norris, que largou em 3º, acabou encaixotado e perdeu posições, caindo para 10º. Hamilton, destaque negativo das sessões de treinos, travou duelo interessante com Russel e Magnussen.
O heptacampeão se aproveitou da disputa entre os rivais para tentar subir na classificação. Ele e Magnussem chegaram a revezar o 12º lugar em algumas voltas. Na volta 17, chegou a se aproximar da 8ª colocação ao disputar com Ocon, Norris e Leclec, mas terminou em 10º.
Na metade da corrida, Hulkenberg não resistiu às investidas de Pérez e perdeu a segunda colocação. Sainz aproveitou a briga e também deixou o alemão para trás.
Sem surpresas, Verstappen se manteve na liderança com uma diferença significativa para o segundo colocado. Ao final, a diferença entre os pilotos foi de 21 segundos e alguns miléismos.
Leclerc largou em 9º por causa de uma punição, e sustentou a colocação por quase toda prova. O erro veio na volta 16. Lando Norris não perdoou e o ultrapassou. Eles terminaram em 12º e 9º, respectivamente.
A chuva parou e obrigou os pilotos a irem aos boxes para troca dos conjuntos de pneus. A volta mais rápida do circuito foi de Hulkenberg, com 1m10s180m com pneus médios.
DR nos boxes
A confusão no início da corrida incomodou Max Verstappen. No fim da prova, ele avisou a equipe pelo rádio de que tanto ele quanto Pérez correram riscos ao se espremerem na primeira volta.
Assim que saíram dos carros os pilotos, companheiros de equipe, foram flagrados conversando sobre o ocorrido.
- Acho que o Max estava chateado por que eu espremi ele um pouco na curva 2, não vi ele. Fiz muito mal a crurva, joguei ele na grama, e devolvi a posição pra ele na curva 2, mas conversamos sobre isso agora - disse o mexicano após a corrida.
- É, foi um pouco complicado na curva 1. Quando você é forçado na grama é compicado. Mas consegui controlar o carro e dali pra frente, consegui fazer minha corrida - completou Max.