2

Verstappen pode ser campeão com a 2ª maior antecedência da história da F1

Caso confirme o título no GP de Singapura, domingo, holandês ficará atrás apenas do heptacampeão de Fórmula 1 Michael Schumacher

30/09/2022 12:36 / atualizado em 30/09/2022 13:42
compartilhe
Para conquistar o bicampeonato neste fim de semana, Verstappen precisará contar com a falta de sorte de Charles Leclerc
foto: Lillian Suwanrumpha / AFP

Para conquistar o bicampeonato neste fim de semana, Verstappen precisará contar com a falta de sorte de Charles Leclerc

 
Com 355 pontos, 116 a mais que o segundo colocado do campeonato, o holandês Max Verstappen poderá se consagrar bicampeão da Fórmula 1 já neste fim de semana, no Grande Prêmio de Singapura. Se conseguir o feito, o piloto da Red Bull Racing se tornará o segundo campeão mais "precoce" da história – com a segunda maior antecipação em uma temporada, igualando Nigel Mansell em 1992.

Faltando cinco corridas para o fim da temporada, se ganhar a prova deste fim de semana Verstappen ficará atrás apenas do alemão Michael Schumacher em 2002. Na ocasião, Schumacher se sagrou pentacampeão seis corridas antes do término do campeonato, ao vencer o GP da França, em Magny-Cours. 

Para conquistar o título em Singapura, Max precisará contar com a falta de sorte de Charles Leclerc (Ferrari), segundo colocado; além de precisar de uma 'ajudinha' de seu companheiro de equipe, Sergio Pérez. 

Desse modo, dois cenários diferentes coroam o piloto da Red Bull campeão da temporada: se ele terminar em primeiro, com o monegasco da Ferrari terminando abaixo da nona posição e Pérez abaixo da quarta, sem a volta mais rápida; ou se ele cruzar em primeiro com a volta mais rápida, Leclerc ficar abaixo da oitava posição e Sergio Pérez abaixo da quarta. 

Expectativa do Líder


Apesar das chances matemáticas, nem mesmo o piloto holandês se sente confiante com a conquista do título já neste fim de semana. Em coletiva de imprensa nessa quinta-feira (29/9), Verstappen afirmou que prefere não pensar sobre o assunto. 

"Eu não penso muito nisso. É uma chance bem pequena. Quero apenas aproveitar o fim de semana e, é claro, tentar vencer", declarou o piloto. 

Caso o título não se defina na corrida deste domingo, a Fórmula 1 volta às pistas entre 7 e 9 de outubro, para o GP do Japão, onde Max terá novamente a chance de conquistar o bicampeonato. 

Ao ser perguntado sobre a perspectiva de título na prova em solo japonês, o holandês se mostrou mais confiante: "Acho que será mais legal no Japão. Além disso, preciso de muita sorte para (o título) acontecer aqui (em Singapura), então não conto muito com isso". 

"Acho que (o GP do Japão será) minha primeira chance de fato de conquistar o título. Então, estou ansioso por Singapura agora, mas também estou muito animado para a semana que vem", acrescentou Verstappen . 

O GP de Singapura será disputado neste domingo (2/10), às 9h (de Brasília).


Compartilhe