2

Minas anuncia contratação do ala-armador Isaac Hamilton

Jogador estadunidense, natural de Los Angeles, Califórnia, chega ao Minas com 28 anos de idade e depois de defender o Olimpia, do Uruguai

21/07/2022 16:54 / atualizado em 21/07/2022 17:06
compartilhe
Isaac Hamilton em ação na Drew League, em Los Angeles, neste mês de julho
foto: Reprodução/Instagram SBX @_shotbyxavier_

Isaac Hamilton em ação na Drew League, em Los Angeles, neste mês de julho

O Minas anunciou nesta quinta-feira a contratação do ala-armador estadunidense Isaac Hamilton, de 28 anos. O jogador, natural de Los Angeles, Califórnia, chega ao clube minas-tenista após passagem pelo Olimpia, do Uruguai, entre março e maio de 2022.

Hamilton iniciou a temporada 2021/2022 no Cherkaski Mavpy, da Ucrânia. Ele deixou o clube em fevereiro de 2022, após o início da guerra do país com a Rússia. Ele terminou a temporada no Olimpia, que terminou o Campeonato Uruguaio entre os oito melhores, após eliminação nas quartas de final para o Biguá - que se tornaria campeão na sequência.

Variando entre armador e ala-armador, Hamilton teve médias de 34,5 minutos, 22,2 pontos, 6,1 rebotes e 3,1 assistências por jogo - ele atuou em 11 partidas no Olimpia. Hamilton tem história no basquete dos Estados Unidos e chegou a participar do McDonald's All American em 2013, quando defendia St. John Bosco, da Califórnia.

O All American é um evento de exibição onde os principais nomes do ensino médio são convocados para uma partida - em 2013, por exemplo, Andrew Wiggins, Aaron Gordon, Julius Randle e Bobby Portis, jogadores de destaque na NBA, também foram chamados. O bom desempenho no High School rendeu a Hamilton uma vaga na Universidade da Califórnia (UCLA).

Ele atuou na renomada universidade de 2013 a 2017, quando se declarou ao Draft da NBA e acabou não sendo selecionado. Naquele ano, Hamilton iniciou a carreira como profissional ao defender o Canton Charge, time afiliado do Cleveland Cavaliers na G-League, a liga de desenvolvimento da NBA.

Em 2019, Hamilton começou a atuar fora dos Estados Unidos. Ele jogou por um ano no AEK Larnaca, do Chipre; depois Giessen 46ers, da Alemanha; até chegar ao Cherkaski, da Ucrânia, de onde partiu para o basquete uruguaio.

Hamilton vem se preparando desde o fim de sua passagem no Uruguai e chegou a atuar, por exemplo, na Drew League deste ano, nos Estados Unidos. A Drew League reúne de atletas amadores a profissionais e, neste ano, chegou a ter LeBron James e DeMar DeRozan entre os participantes.
 
Esta foi a quarta contratação anunciada pelo Minas para a temporada 2022/2023, a primeira estrangeira - há limite de quatro estrangeiros por equipe no Brasil. O clube também oficializou as contratações do ala-pivô Wesley Castro; do pivô Alexandre Paranhos; e do ala Felipe Vezaro.
 
Isaac Hamilton assinou contrato com o Minas por uma temporada e é esperado para se apresentar junto à maioria do restante do elenco, em agosto deste ano. 
 

Elenco


O armador Alexey Borges, o ala-armador estadunidense Shaquille Johnson Sr. e o ala-pivô Renan Lenz são peças garantidas no Minas para 2022/2023 e que também estavam na última temporada. Eles, inclusive, devem ser os únicos que seguirão no clube dos jogadores que não atuam na base. 

Os armadores João Prado e Danilo Gomes, o ala-armador Vítor Ibiapina, o ala Tiago Dias e o ala-pivô Daniel Duque, todos jovens da base minas-tenista, também devem seguir, mas ainda sem minutagem considerável.

A comissão técnica também continuará, liderada pelo técnico Leo Costa - no clube desde 2019. Renan Gitiony (assistente), Bruno Porto (assistente), Pablo Marcelino (preparador físico) e Ellen Exmalte (fisioterapeuta) compõem a equipe.
 

Minas em 2022/2023


Na temporada 2022/2023, o Minas é presença certa no NBB, com início em outubro, e na Champions League Américas - que deve durar de dezembro a abril de 2023. Caso permaneça entre os oito do primeiro turno do NBB, o time disputará a Super 8 em janeiro de 2023 e tentará defender o título de campeão.   

Compartilhe