Copa América
None

COPA AMÉRICA

Brasil e Argentina se enfrentarão pela sexta vez no Mineirão; retrospecto é favorável aos brasileiros

Seleções duelam pela semifinal da Copa América na próxima terça-feira

postado em 28/06/2019 21:56 / atualizado em 28/06/2019 23:19

<i>(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)</i>
Na próxima terça-feira, às 21h30, pela semifinal da Copa América, o Mineirão vai sediar uma partida entre Brasil e Argentina pela sexta vez na história. Nos cinco embates no Gigante da Pampulha, a equipe brasileira tem larga vantagem contra o time alviceleste: são quatro vitórias da “Seleção Canarinho” e um empate.

O primeiro clássico entre os rivais históricos foi em 1968, depois de quase três anos de inauguração do maior estádio de Minas Gerais. O duelo representou o único amistoso entre brasileiros e argentinos no Gigante da Pampulha. Na ocasião, o Brasil venceu por 3 a 2, com gols de Evaldo, Rodrigues e Dirceu Lopes.

<i>(Foto: EM/D.A. Press)</i>
Em 1975, as equipes se enfrentaram pela segunda rodada do Grupo B da Copa América. Então lateral-direito do Cruzeiro, Nelinho foi o dono do jogo e marcou os dois gols da vitória brasileira por 2 a 1.

Depois de um longo hiato sem confrontos entre as seleções no Mineirão, o Brasil voltou a duelar e bater a Argentina no estádio em 2004. Pela sexta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, o atacante Ronaldo, revelado pelo Cruzeiro e então atacante do Real Madrid, marcou os três gols da vitória por 3 a 1.

<i>(Foto: Agência i7/Mineirão)</i>
A única vez que a Seleção Brasileira não venceu a Argentina no Mineirão foi em 2008. Naquele ano, as equipes empataram em 0 a 0, pela sexta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. O Brasil apresentou um futebol que desagradou a torcida, que gritou o nome do então prodígio atacante argentino Lionel Messi.

Em 2016, na volta da Seleção Brasileira ao Mineirão depois da derrota para a Alemanha por 7 a 1, na semifinal da Copa do Mundo de 2014, a equipe deu show no Gigante da Pampulha. Pela 11ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, a equipe de Neymar e companhia bateu o time de Messi por 3 a 0, sem tomar sustos. Essa, inclusive, foi a última vez que a seleção atuou no maior palco do futebol mineiro. 

Confrontos entre Brasil e Argentina no Mineirão:


Brasil 3 x 2 Argentina
 
Data: 01/08/1968 (quinta-feira)
 
Motivo: Amistoso
 
Público: 49.082 presentes
 
Árbitro: Agomar Martins Röhrig (BRA)
 
Assistentes: Guálter Portela Filho (BRA), Carlos Floriano Vidal (BRA)
 
Gols: Evaldo, aos 8; Rodrigues, aos 21; Rendo, aos 32; Dirceu Lopes, aos 60; Silva, aos 77
 
Brasil: Raul; Pedro Paulo, Djalma Dias, Procópio e Oldair; Zé Carlos e Dirceu Lopes; Natal, Tostão (Dirceu Alves), Evaldo e Rodrigues. Técnicos: Lísio Juscelino Gonzaga “Biju”, Carlyle Guimarães e Jota Júnior
 
Argentina: Sánchez; Ostua, Perfumo, Basile e Malbernat; Solari e Rendo; Yazalde, Veglio (Silva), Savoy e Fischer (Minitti). Técnico: José Maria Minella.

Brasil 2 x 1 Argentina
 
Data: 06/08/1975 (quarta-feira)
 
Motivo: terceira rodada do Grupo A da Copa América
 
Público: 71.718 presentes
 
Árbitro: Ramón Ivanoes Barreto Ruiz (URU)
 
Assistentes: Edison Pérez Nuñez (PER), Alberto Martínez González (CHI)
 
Gols: Asad, aos 10; Nelinho, aos 31; Nelinho, aos 55
 
Brasil: Raul, Nelinho, Wilson Piazza, Amaral e Getúlio; Wanderley, Danival e Marcelo (Palhinha); Roberto Batata, Campos (Dirceu Lopes) e Romeu. Técnico: Oswaldo Brandão
 
Argentina: Gatti, Pavoni, Pavón, Rebottaro e Killer; Asad, Gallego e Ardilles (Zanabria; Boveda (Valdano), Luque e Kempes. Técnico: César Luis Menotti.

Brasil 3 x 1 Argentina
 
Data: 02/06/2004 (quarta-feira)
 
Motivo: sexta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006
 
Público: 37.866 presentes
 
Árbitro: Oscar Ruíz (COL)
 
Assistentes: Eduardo Botero (COL) e Carlos Sierra (COL)
 
Gols: Ronaldo, aos 16; Ronaldo, aos 67; Sorín, aos 80; Ronaldo, aos 90
 
Brasil: Dida; Cafu, Juan, Roque Júnior e Roberto Carlos; Edmílson, Juninho Pernambucano (Júlio Baptista), Zé Roberto e Kaká (Alex); Luís Fabiano (Edu) e Ronaldo. Técnico: Carlos Alberto Parreira
 
Argentina: Caballero; Samuel; Quiroga e Heinze; Zanetti, Mascherano e Sorín; Lucho González (Aimar); Delgado (Rosales / Saviola), Crespo e Kily González. Técnico: Marcelo Bielsa

<i>(Foto: AFP)</i>
Brasil 0 x 0 Argentina
 
Data: 18/06/2008 (quarta-feira)
 
Motivo: sexta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010
 
Público: 52.527 presentes
 
Árbitro: Oscar Ruíz (COL)
 
Assistentes: Wilson Berrio (COL) e Rafael Rivas (COL)
 
Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Júlio Baptista e Anderson (Diego depois Daniel Alves); Adriano (Luís Fabiano) e Robinho. Técnico: Dunga
 
Argentina: Abbondanzieri; Burdisso, Coloccini e Heinze; Javier Zanetti, Mascherano, Gago, Gutiérrez, Riquelme (Battaglia) e Messi (Rodrigo Palacio); Julio Cruz (Agüero). Técnico: Alfio Basile.

Brasil 3 x 0 Argentina
 
Data: 10/11/2016 (quarta-feira)
 
Motivo: 11ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018
 
Público: 53.490 presentes
 
Árbitro: Julio Bascuñán (CHI)
 
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Raul Orellana (CHI)
 
Gols: Philippe Coutinho, aos 24; Neymar, aos 45; Paulinho, aos 58
 
Brasil: Alisson; Daniel Alves, Miranda (Thiago Silva), Marquinhos e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Renato Augusto; Philippe Coutinho (Douglas Costa), Gabriel Jesus (Roberto Firmino) e Neymar. Técnico: Tite
 
Argentina: Romero; Zabaleta, Otamendi, Funes Mori e Mas; Mascherano, Biglia e Pérez (Agüero); Di María (Correa), Higuaín e Messi. Técnico: Edgardo Bauza.

Tags: selefut futnacional futinternacional copaamerica argentinofut