RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
Novo Independência
  • (23) Comentários
  • Votação:

Novo Independência

Comissão pede agilidade no Independência e deputados culpam Corpo de Bombeiros

Deputados cobram rápida abertura do estádio, apesar do problema de visibilidade

Luiz Martini - Superesportes

| Tags: mineiro2012 

Publicação:

01/03/2012 18:23

 

Atualização:

01/03/2012 21:03

Luiz Martini/Superesportes
Éder Campos (Secopa), Jobson Nogueira (CREA) e Edson Antenor (MP) durante audiência


Dois assuntos foram consenso na audiência pública promovida pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas realizada nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais: a agilidade na reinauguração do Independência e uma solução para o problema da visibilidade com os guarda-corpos.

Além de seis deputados, a sessão contou com integrantes da Secopa, do Crea-MG e do Ministério Público. Um dos órgãos convidados que esteve ausente foi o Corpo de Bombeiros. E, justamente, os Bombeiros foram citados por alguns deputados como responsáveis pelos problemas das grades de proteção.

“O meu questionamento não é com a Secopa e nem com o Ministério Publico. O meu questionamento é com o Corpo de Bombeiros. Queria saber quais as instruções normativas que eles usaram para colocar as grades. Olhei a bibliografia da instrução normativa deles e vi que se refere aos estádios de Portugal. Só que eu já estive em Portugal e fui ao estádio do Porto, do Benfica, do Sporting e do Braga – de todos o que mais se assemelha com o Independência é o do Sporting-, e lá não tem guardo-corpo na parte frontal e não ocorrem acidentes. Outro exemplo é o La Bombonera, que tem a torcida argentina, que é semelhante a brasileira, e nem assim há problemas de acidente. Gostaria de entender o motivo desse instrução tão rígida”, disse Gustavo Valadares, que foi apoiado pelos deputados Alencar da Silveira Júnior e Antônio Júlio, que salientou a recusa dos Bombeiros em participar da audiência.

"O Corpo de Bombeiros está sendo citado e não assume a sua responsabilidade. Você olha o local no Independência e parece uma gaiola. Mas o Corpo de Bombeiros está esquivando para conversar. Eles foram convidados, confirmaram presença e não vieram. Acho que foram instruídos para isso. Por causa do absurdo deles, eles estão querendo colocar hidrantes onde não tem água", completou Antônio Júlio.

Na “Instrução Técnica 08” do Corpo de Bombeiros, que discorre sobre saídas de emergência em edificações, existe a indicação para que guarda-corpos sejam “preenchidos”. Em estádios e arenas esportivas, eles precisam seguir a seguinte norma para arquibancadas construídas com inclinação superior a 37º. No Independência, ela é de 40º. (leia matéria completa sobre o assunto)

Alternativas


Temendo que ocorra um novo atraso na reinauguração do Independência, os parlamentares sugeriram que os 6.000 assentos, cerca de 24% do estádio, sejam interditados durante o Mineiro e início de Brasileiro, até que o prazo de 90 dias pedido pela Secopa, para apontar uma solução definitiva, esteja concluído. Outra opção é a redução de 40% no preço dos ingressos para o setor no anel superior.

Para ganhar agilidade na reabertura, o deputado Délio Malheiros defende que no local onde estão as grades de proteção haja testes em algumas partidas. “Não há como cobrar um preço menor para quem não vai enxergar o campo na totalidade. Como a pessoa vai comprar um ingresso, mesmo que mais barato, sem saber o que vai ver. O ideal e que se abra o espaço gratuitamente para fazer uma pesquisa e depois cobrar um preço diferenciado”, afirmou.

Sobre a Instrução Técnica 08, do Corpo de Bombeiros, Malheiros divergiu de seus pares. "É melhor ter excesso de zelo do que desleixo no que se refere à segurança".

A Secopa confirmou que um grupo de engenheiros e arquitetos estuda alguma maneira para corrigir o problema da visibilidade. Mas para o gerente do projeto Copa’2014, Éder Sá Campos, a reforma realizada foi a melhor possível dentro das condições encontradas.

“Já estabelecemos um grupo de arquitetos e engenheiros para fazer o estudo. Esse estudo pode ser melhorado. Para fazer uma conta melhor em termos de custo-benefício. Há vários problemas de segurança que precisam ser debatidos. Vamos acompanhar esse estudo. Que haja transparência. É o nosso compromisso. A situação permite a inauguração do estádio. Com o compromisso de informar ao torcedor essas condições. Mas reforço que a solução que está lá hoje é a melhor solução possível pelo projeto apresentado. Dado o recuo, a inclinação foi uma premissa do projeto”, conclui.

Impasse sobre quem paga a conta

Com o impasse das cadeiras, o promotor do Ministério Público, Edson Antenor, não confirmou se o valor para revitalizar o espaço ficará por conta do governo de Minas Gerais ou da empresa que venceu a licitação para gerir o Independência.

“Juridicamente, quem construiu o estádio foi o estado de Minas Gerais. É dinheiro público. Quando um terceiro administra, ele realiza essas exigências. Mas nada impede, se houver gastos adicionais não previstos no edital de licitação, que ele peça ao estado que modifique o contrato para alcançar o equilíbrio econômico financeiro. O estado reconhece o problema de visibilidade e o licitante está ciente disso. Não acredito que ocorra briga judicial, mas isso pode acontecer”, finalizou.

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(23) comentário(s)

Autor:

Roger da Silva Miranda


Cambada de babacas estes bombeiros.Eles estão querendo é aparecer. Aqui em Ipatinga, obrigaram a prefeitura remover milhares de cadeiras, sob pena de não aprovar o estadio para partidas de futebol, com o pretexto de estareem preocupados com a segurança. Ora, vão se catar, vagabundos..
Autor:

Luiz Soares


Até hoje, eu não sei o porquê do estádio ter sido reconstruído mantendo o formato de um U. A Arena Independência poderia perfeitamente ter sido idealizada totalmente fechada, sem aquela abertura que existe na direção do Horto. Perderam a oportunidade...
Autor:

Ely Mamede


Soa muito estranho a ausência de representante do Corpo de Bombeiros nesta reunião. Certamente não teriam como explicar o inexplicável !!!! Será que o governo não vai agir para mudar este estado de coisas?
Autor:

renzo Barreto


Primeiro o bombeiro arrumou briga em Ipatinga, ate hoje não sei se ja liberaram o estádio par asua capacidade máxima,agora essa em BH,onde em outros países não exigem o mesmo termo. Agora o bombeiro se prepare, pois em BH não sera como em Ipatinga, tera muito mais pressão e questionamentos.
Autor:

Luiz Soares


A irresponsabilidade de Aécio e Anastasia à epoca do início das reformas ocasionou o que estamos vendo agora.
Autor:

Raimundo Trindade Junior


Pelo que já vi o Corpo de Bombeiros a cada visita que faz exige alguma coisa diferente. Se eles vistoriassem um carro impediriam ele de rodar, "para não haver risco de acidentes". Incrível!!!
Autor:

Carlos Eduardo Jorge


Santa ignorância. O que não fala sao soluções. Em conversa com engenheiro ele deu a dica de colocar painéis transparentes, como os usados nas arenas de Hockey No gelo. Sao muito resistentes a forcas externas, não atrapalham visibilidade e mantém a segurança no local. Solução tem!!!!!!
Autor:

Ivan Carlos


Quem foi o inteligente que inventou de reformar (???) dois estádios juntos? Qual o prejuízo financeiro e técnico de Atlético, Cruzeiro com a falta de um estádio em BH? Agora fizeram um estádio em que o torcedor não enxerga o campo de jogo! CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO DE MG PARA APONTAR OS CULPADOS?????
Autor:

Paulo pereira


KKK!!! Como conseguem?!?! Velha máxima: Tá emperrado? A culpa é dos bombeiros! Liberou na raça e terminou em tragédia? A culpa é dos bombeiros que liberaram! E quer saber? CHAMA OS BOMBEIROS!!!!
Autor:

Júlio Jader Costa


ABSURDO! Criminosos travestidos de políticos-burocratas e empresários ladrões que vencem licitações fraudadas e depois contribuem nas campanhas eleitorais um judiciário de CLASSE dominante..E QUEREM CULPAR OS BONZINHOS BOMBEIROS SALVA VIDAS...BANDO DE FDPsss..
Autor:

Júlio Jader Costa


ABSURDO! Criminosos travestidos de políticos-burocratas e empresários ladrões que vencem licitações fraudadas e depois contribuem nas campanhas eleitorais um judiciário de CLASSE dominante..E QUEREM CULPAR OS BONZINHOS BOMBEIROS SALVA VIDAS...BANDO DE FDPsss..
Autor:

Dante Sousa


Ganância. O Independência não precisava de nada disto. Bastava melhorar o estádio que já existia como planejado. Fizeram outro, cujo modelo não cabe no espaço. E o Kallil ainda quer aumentar.... Dinheiro público jogado fora. Já decidi: não vou ao estádio, não vejo mais futebol. Não é Ricardo Teix.
Autor:

Engeop Emp. Gerais de Obras LTDA


Tá bom...
Autor:

Ivan Carlos


Então é assim, vou ao show mas não posso ouvir a voz do cantor direio. Então pago um peço menor! Vou ao estádio não vejo o jogo direito e pago um preço menor! Se vou ao show ou ao jogo é porque gosto e quero ve-los e ouvi-los. QUAL O IMBECIL DEU ESTA IDÉIA???????
Autor:

Delcio Machado


Para o Corpo dos Bombeiros, como para a Polícia, é mais fácil proibir do que vigir e proteger. Para que ter trabalho se pode ser proibido. É por este motivo que Minas Gerais está sendo passada para tras por estados nordestinos. Lá a PM e Bombeiros não tem tanta força. E o Governo não manda nada?
Autor:

ROBSON FREIRE TAVARES


Quê isso gente! Somos todos incompetentes, na hora de irmos para as urnas, ninquem pensa nas melhorias para as cidades, na segurança, na educação. Agora ficam aí lamentando, vamos aprender a dar valor a nosso voto, parem de reclamar. A falta de caráter faz parte da nossa arvore geneológica.
Autor:

Mário Diniz


INCOMPETÊNCIA, DESCASO, DESRESPEITO do Aécio Neves para com o povo mineiro, além de planejar mal, deixando BH sem estádio, durante 2 anos, ainda deixou q fizessem reconstruíssem o Independência com esta falta de visibilidade em quase 1/4 das acomodações!! Quanto descaso...
Autor:

Netto Netto


Como que um estado desse quer avançar no desenvolvimento...nenhum um estádio o governo da conta de fazer. Brasiiiil meu Brasil Brasileiro...
Autor:

Daniel Gomes


QUANTA INCOMPETÊNCIA !!! CADÊ O CREA/MG ??? SERÁ QUE NÃO EXISTE UM ÚNICO ENGENHEIRO OU ARQUITETO COMPETENTE EM MINAS ??? CAMBADA DE IDIOTAS ! USAM O NOSSO DINHEIRO PÚBLICO DESSA FORMA MEDÍOCRE ! AGORA SE VIREM ! DEIXEM DE SER IMBECIS E DÊEM UM JEITO NESSA BOBAGEM TODA ! CHEGA DE PREJUDICAR SÓ O POVO.
Autor:

dener batista


Cambada de bananas, não conseguem reformar nem um estadio de futebol. Agora com o negocio é grana em beneficio proprios, nada dá errado.
Autor:

carlos ramos


esse contrato da BWA com o atletico, e uma falcatrua e um desrespeito a nos pobres contribuintes, ja começou tudo errado, por isto, acho que muitas mortes estao anunciadas pela falta de responsabilidade destes aproveitadores e e aarrogancia deste kalil
Autor:

jose do galo


O estádio nem foi reinaugurado e já falam em reduzir a capacidade... porque não deixaram como estava? Pelo menos todo mundo via o jogo de onde estivesse e com uma capacidade de público quase igual...
Autor:

jose do galo


É impressionante a incompetência desse pessoal... não conseguem fazer uma reforma em um estádio de futebol... e ainda qurem fazer copa do mundo.... essa vai ficar conhecida como a copa da incompetência... vamos mostrar ao mundo toda a nossa incapacidade de fazer algo bem feito...

Blogs e Colunas