RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
Novo Independência
  • (0) Comentários
  • Votação:

Com o aval do contrato

Construtora se silencia quando o assunto é a entrega do estádio Independência

Bruno Freitas - Estado de Minas

Publicação:

04/04/2012 10:09

 

Atualização:

04/04/2012 16:09

Euler Junior/EM/D.A Press
Liberação depende da finalização do estacionamento e dos acabamentos nos banheiros
Aguardado com ansiedade por torcedores e cercado de expectativa pelos vizinhos do Horto (Região Leste de Belo Horizonte), o novo Independência já deveria estar pronto – o último prazo previsto pelo Departamento de Obras Públicas (DEOP), reforçado e divulgado pela Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), expirou no sábado. Quem passar pelo entorno das obras, na Rua Ismênia Tunes, entretanto, ainda verá um ritmo frenético no acabamento interno do prédio, muros laterais e do estacionamento, cuja capacidade será restrita a 422 vagas.

Depois do 10º adiamento e de 18 meses de atraso em relação ao projeto original, a entrega do estádio continua indefinida pela Secopa, que pressiona a construtora Andrade Valladares, responsável pela modernização, em busca de uma definição de data.

Pelo menos contratualmente, a construtora trabalha tranquila, uma vez que o prazo de término da modernização – que elevará a capacidade da arena para 25 mil torcedores – foi estendido pelo próprio governo até 30 de junho, sob a justificativa de que as chuvas no fim do ano passado atrapalharam as obras. Desta forma, até esse prazo a empresa está livre de multas e isenções.

Mesmo trabalhando diante de um cronograma favorável, a Andrade Valladares prefere manter o silêncio quando o assunto é a data de entrega do novo Independência. Procurados ontem pela reportagem do Estado de Minas na sede da construtora, na Savassi, e no canteiro de obras – a poucos metros do estádio –, nenhum dos engenheiros responsáveis pela nova arena do Horto se dispôs a apontar uma possível data de término para a reforma, iniciada em 22 de janeiro de 2010. Somente um encarregado, que pediu para não ser identificado, se limitou a dizer que “a Andrade Valladares está se empenhando para entregar a obra até o dia 15”.

Para um operário, que também condicionou a declaração ao anonimato com medo de represálias, as chances de o Independência ser aberto ao público dia 15 são grandes, mas de forma inacabada, o que contrariaria a promessa do Secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, de entregar o estádio totalmente pronto . “Falta terminar detalhes como banheiros e o estacionamento. Inaugurando dia 15, ainda vão faltar 5% das obras para concluir”, apontou o operário.

JOGO CONFIRMADO A data é a mesma de América x Guarani, jogo inicial assegurado ao Coelho e marcado pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Por outro lado, um segundo confronto na mesma rodada – a última do Campeonato Mineiro –, Cruzeiro x Uberaba foi remarcado para a Arena do Calçado, deixando a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, como opção caso o novo Independência não fique pronto a tempo.

A Secopa acrescenta que continua dialogando com os envolvidos na obra para agendar a reabertura e que, em breve, espera ter a data correta e definitiva para comunicar aos torcedores.

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(0) comentário(s)

Não existem comentários ainda


Blogs e Colunas