2

Após baque e 'passeio' na semi, Brasil busca tri olímpico contra os EUA

Depois de perder Tandara por doping e passar pela Coreia do Sul na semifinal, seleção brasileira feminina de vôlei quer mais um ouro diante das americanas

07/08/2021 08:00 / atualizado em 06/08/2021 18:29
compartilhe
Brasil busca tri olímpico diante dos Estados Unidos no vôlei feminino
foto: Yuri Cortez/AFP

Brasil busca tri olímpico diante dos Estados Unidos no vôlei feminino


Após grande baque com a perda da oposta Tandara por doping e 'passeio' sobre a Coreia do Sul na semifinal, a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei busca o tri olímpico invicto diante dos EUA neste domingo (8), às 1h30, nos Jogos de Tóquio. A decisão será disputada na Ariake Arena, na capital japonesa.

Fotos da vitória brasileira sobre a Coreia do Sul, pela semifinal dos Jogos de Tóquio

Quem vê o placar apontar 3 sets a 0 pode imaginar que a semifinal olímpica do vôlei feminino contra a Coreia do Sul foi simples para o Brasil. Mas o roteiro não foi exatamente esse na manhã da sexta-feira (tarde no Japão) na Ariake Arena. A Seleção Brasileira precisou de muita paciência para superar a forte defesa adversária, vencer com parciais de 25-16, 25-16 e 25-16 e conquistar a vaga na final dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Por outro lado, na outra semifinal, as americanas passaram com facilidade pela Sérvia. Com parciais de 25-19, 25-15 e 25-23, elas garantiram vaga na grande decisão. Os Estados Unidos buscam seu primeiro ouro no vôlei feminino em Olimpíadas - conquistaram a prata em três oportunidades (1984, 2008 e 2012) e o bronze em outras duas (1992 e 2016).

Já o Brasil tem quatro medalhas: duas de ouro (Pequim-2008 e Londres-2012, ambas contra os EUA, por três sets a um) e duas de bronze (Atlanta-1996 e Sydney-2000). As comandadas de José Roberto Guimarães vão em busca do tri olímpico neste domingo.

Brasil e EUA se enfrentaram recentemente na final da Liga das Nações. Em 25 de junho, as estadunidenses perderam o primeiro set, mas viraram para fechar em 3 sets a 1 e conquistar o título da competição disputada em Rimini, na Itália. Foi o último evento antes dos Jogos Olímpicos.



Campanha em Tóquio


O time comandado por José Roberto Guimarães está invicto até aqui. No caminho até a grande decisão, a Seleção Brasileira bateu, na fase de grupos, Coreia do Sul (3-0), República Dominicana (3-2), Japão (3-0), Sérvia (3-1) e Quênia (3-0). Nas quartas de final, as brasileiras superaram o Comitê Olímpico Russo por 3 a 1. Nas semis, voltaram a enfrentar as coreanas e venceram novamente por 3 a 0.

Brasil venceu a Coreia do Sul nas semifinais por 3 sets a 0
foto: Yuri Cortez/AFP

Brasil venceu a Coreia do Sul nas semifinais por 3 sets a 0


Por outro lado, na fase de grupos, as americanas bateram Argentina (3-0), China (3-0), Turquia (3-2) e Itália (3-2), mas perderam para o Comitê Olímpico Russo por 3 a 0. Nas quartas de final, passaram facilmente pela República Dominicana, por 3 a 0, e, nas semis, despacharam a Sérvia com novo 3 a 0.

Baixa importante


Um dos principais destaques da Seleção Feminina de Vôlei, Tandara está fora da reta final dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta quinta-feira (5), o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou a informação de que a oposta violou a 'regra antidopagem'.

Tandara está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio
foto: Jung Yeon-Je/AFP

Tandara está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio


A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) noticiou que Tandara testou positivo para a substância ostarina, pertencente à classe de anabolizantes. Suspensa provisoriamente, a oposta da Seleção Brasileira deixou Tóquio nesta sexta-feira e não participou da vitória sobre a Coreia do Sul, na semifinal. 

Quando fez o exame, Tandara não disputava nenhuma competição. Ela apenas participava dos treinos de preparação da Seleção para a Olimpíada, no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema.

Palavras do comandante


O técnico da seleção feminina, José Roberto Guimarães, conversou com os jornalistas brasileiros após a vitória sobre a Coreia do Sul. Ele disse ter ficado 'paralisado' ao receber a notícia e revelou que Tandara garantiu 'inocência' em conversa privada.

"Eu recebi a notícia de madrugada e fiquei paralisado. Vamos ver os procedimentos que a gente tem que tomar. Eu tinha duas preocupações: ela e o grupo. Aí, logo pela manhã, eu conversei com ela e ela disse: 'Eu estou limpa, não tomei absolutamente nada'. Eu falei: 'Vamos pensar na sua defesa, faz a melhor coisa possível'. Só que ela não podia permanecer. Ela tinha que voltar para o Brasil. Exigência de toda a organização. Ela está suspensa e não pode permanecer", afirmou.

José Roberto Guimarães quer Brasil 100% focado no ouro
foto: Divulgação/FIVB

José Roberto Guimarães quer Brasil 100% focado no ouro


Em seguida, José Roberto destacou a preocupação ao passar a notícia ao grupo. 'Foi tenso', avaliou. Ainda assim, o treinador buscou reverter o foco das atletas para o duelo contra a Coreia.

"E aí, a preocupação de encontrar com o grupo e passar a notícia. Foi tenso. Eu só pedi ao 'papai do céu' para me iluminar, porque é um baque. E aí, disse: 'Uma coisa complicada que a gente tem que conversar'. Todas ficaram olhando sem acreditar no que estava acontecendo. Eu disse: 'Olha, aconteceu, mas nós temos uma causa. Nós temos um jogo que temos que ganhar para tentar realizar o nosso sonho. Não tem outra coisa a fazer'", disse.

Baque como impulso?


Questionado se a ausência de Tandara serviria como motivação para o grupo, Zé Roberto opinou que não. Ele espera que o time vá para a final com a 'melhor energia' e que 'jogue por ela também'.

"Eu não penso dessa maneira (que o baque vai funcionar como um impulso). Eu penso que, agora, nós também vamos viver o nosso luto e pensar no próximo jogo. Porque aconteceu. Não dá para mudar isso. Agora, a gente tem que ir para o jogo com a melhor energia que a gente possa e jogar por ela também", declarou.

Decepção, foco na defesa e 'página virada'


Zé Roberto enfatizou a tristeza de Tandara ao receber a notícia do doping. De acordo com o técnico brasileiro, a oposta estava 'devastada'. "Ela diz que está tranquila, está limpa, não consumiu absolutamente nada. Estava muito abalada. Muito triste, chorou muito. Estava devastada. Muito, muito. Eu esperei ela respirar, porque estava difícil, mas aí foi se acalmando e foi quando a gente analisou os procedimentos. (...) Me acordaram, e de manhãzinha, cedinho, a gente já começou a conversar sobre isso", garantiu.

"O médico só perguntou o que ela tinha consumido. Ponto. E que ela tinha que fazer a defesa dela e só. 'Não consumi absolutamente nada, e agora vou ver os procedimentos'. Não ficamos alongando muito. Quando ela falou: 'Não consumi', acabou. Vamos preparar a defesa e vamos tocar a vida. Não tem outra coisa a fazer", completou.

Perguntado sobre a possibilidade de que o time faça uma homenagem à jogadora, independentemente da cor da medalha no pódio, o técnico acredita que isso ocorrerá. "Eu acredito que sim. Ela teve o ciclo todo, ela correu, se dedicou. Então, eu acho uma pena, mas, se Deus quiser, não vai dar nada. Ela vai comprovar que não consumiu, que está tudo bem", projetou.

Por fim, Zé Roberto reforçou a necessidade de 'virar a página' e estabelecer foco na decisão, diante dos Estados Unidos. "Eu senti o time virando a página para o jogo. Agora, eu não sei como é que elas estão. Porque estão na euforia e tudo mais. (...) A gente vai conversar agora, mas visando o que a gente tem pela frente. Não adianta a gente ficar dando muito enfoque nisso, porque agora é resolver o problema dela e pronto", finalizou.

Brasil x Estados Unidos


Motivo: final do vôlei feminino na Olimpíada
Data e horário: domingo, 8 de agosto de 2021, às 1h30
Local: Ariake Arena, em Tóquio
Transmissão: Globo

Compartilhe