2

'Título do Atlético em 1937 não é Campeonato Brasileiro', diz comentarista

PVC afirma que Copa dos Campeões era um torneio importante para o contexto da época, mas que não deveria ganhar equivalência da CBF

23/12/2021 17:09 / atualizado em 23/12/2021 17:44
compartilhe
Durante o programa Seleção SporTV, PVC disse que a conquista do Atlético na Copa dos Campeões de 1937 não deveria ser reconhecida como um título brasileiro oficial
foto: Reprodução/SporTV

Durante o programa Seleção SporTV, PVC disse que a conquista do Atlético na Copa dos Campeões de 1937 não deveria ser reconhecida como um título brasileiro oficial


 
Presidente do Atlético, Sérgio Coelho confirmou que o Galo busca junto à CBF o reconhecimento da conquista da Copa dos Campeões de 1937 como um título brasileiro oficial. Durante o programa Seleção SporTV, o comentarista Paulo Vinícius Coelho afirmou que a competição não tinha o mesmo peso do Campeonato Brasileiro. 
 
 

Veja todas as contratações dos times da Série A para 2022

 
Organizado pela extinta Federação Brasileira de Futebol (FBF), esse foi o primeiro campeonato interestadual profissional realizado no Brasil e reunia os vencedores dos campeonatos de Minas Gerais (Atlético), São Paulo (Portuguesa), Distrito Federal (Fluminense) e Espírito Santo (Rio Branco). 
 
 
Para PVC, a Copa dos Campeões era um importante torneio de clubes da região Sudeste, mas que não deveria ganhar equivalência com o Campeonato Brasileiro.

"Esse torneio de 1937 foi um importante torneio de clubes da região Sudeste. Por exemplo, o Aliança de Campos - que não enfrentou o Atlético, mas jogou a fase preliminar - disputou o torneio por ser campeão da Liga de Campos. Jogou a Liga da Marinha representando o Distrito Federal, que na época era o Rio de Janeiro. Havia dois campeões cariocas em 1936: o Fluminense e o Vasco. O Fluminense foi jogar, o Vasco não foi. Havia dois campeões paulistas nesse ano: a Portuguesa e o Santos. A Portuguesa representou São Paulo. Por que? É importante pro contexto da época, mas não é Campeonato Brasileiro. É um torneio de clubes da região Sudeste. Eu não daria equivalência", argumentou. 

O jornalista também afirma que Ednaldo Rodrigues, atual presidente da CBF, irá avaliar essa pauta e outras pautas em janeiro, quando voltar de recesso. 

Relembre a trajetória do Atlético na Copa dos Campeões de 1937

 
O torneio Campeão dos Campeões de 1937 foi organizado pela Federação Brasileira de Futebol (FBF), precursora da CBF. O torneio tinha um sistema de disputa dividido em jogos de turno e returno. O time com a maior pontuação levava a taça. 

Com participação de quatro equipes campeãs estaduais em 1936, foi a primeira competição interestadual profissional no Brasil. Participaram os vencedores dos campeonatos de Minas Gerais (Atlético), São Paulo (Portuguesa), Distrito Federal (Fluminense) e Espírito Santo (Rio Branco) 
 
Manchete sobre a conquista atleticana publicada pelo jornal Estado de Minas em 1937
foto: Arquivo/EM/D.A Press

Manchete sobre a conquista atleticana publicada pelo jornal Estado de Minas em 1937

 
 
O Atlético teve estreia decepcionante, goleado pelo Fluminense por 6 a 0, nas Laranjeiras. Os alvinegros ainda empataram por 1 a 1 com o Rio Branco-ES, em Vitória, antes de emplacar uma boa sequência.

Nas três rodadas seguintes, o Galo superou os adversários no Estádio Antônio Carlos, em Lourdes: 5 a 0 na Portuguesa, 4 a 1 no Fluminense e 5 a 1 no Rio Branco. Com o triunfo sobre o time capixaba, o Galo assegurou antecipadamente o título.
 
A campanha vitoriosa terminou com triunfo por 3 a 2 sobre a Portuguesa, no Canindé, em São Paulo, no dia 14 de fevereiro de 1937.
 
O time da conquista contava com Kafunga, Florindo, Zezé Procópio, Lola, Bala, Alcindo, Quim, Clóvis. Paulista, Alfredo, Guará, Nicola, Rezende e Elair. O comando era de Floriano Peixoto. O artilheiro do Atlético e da competição foi Paulista, com oito gols. 
 

Veja a campanha alvinegra:  

13/01/1937 - Fluminense 6 x 0 Atlético
17/01/1937 - Rio Branco-ES 1 x 1 Atlético
24/01/1937 - Atlético 5 x 0 Portuguesa
31/01/1937 - Atlético 4 x 1 Fluminense
03/02/1937 - Atlético 5 x 1 Rio Branco-ES


Compartilhe