2

Toledo mostra, em Leopoldina, time que inspirou Tiki-Taka de Guardiola

Técnico espanhol é admirador de Telê Santana, que chegou a elogiar o jogo ofensivo do Ribeiro Junqueira, de Leopoldina, como mostra matéria do Alterosa Esporte

12/01/2022 15:00 / atualizado em 12/01/2022 15:24
compartilhe
Ribeiro Junqueira, o time de Leopoldina que inspirou Pep Guardiola; entenda
foto: Divulgação

Ribeiro Junqueira, o time de Leopoldina que inspirou Pep Guardiola; entenda


O técnico Pep Guardiola revolucionou o futebol mundial com o chamado 'Tiki-Taka', estilo de jogo caracterizado pela posse de bola e troca de passes rápidos. Jornalista e comentarista do Alterosa Esporte, Otávio di Toledo foi a Leopoldina, na Zona da Mata mineira, mostrar que, para criar esse sistema, o treinador espanhol se inspirou em um time do interior de Minas Gerais, o Ribeiro Junqueira. A matéria foi ao ar no programa desta quarta-feira (12).
 
 

Guardiola nunca escondeu a admiração pela Seleção do Brasil de 1982, comandada por Telê Santana. A partir de tal inspiração se cria a relação entre o atual treinador do Manchester City e o time da Zona da Mata.

A revista especial do centenário do Ribeiro Junqueira relata a presença de Telê Santana, com 11 anos, em um jogo da equipe em 1942. Após mais de cinco décadas, em 1994, o então técnico do São Paulo disse: "Sou amante do futebol. Fiquei abismado ao ver um time jogar tão bem. Jogava por música. Esse time era o Ribeiro Junqueira".

Junto do colecionador de artigos de futebol Hudson Rodrigues, Toledo afirma que o sistema ofensivo e revolucionário do time da Zona da Mata encantou Telê. 

"Um furo de reportagem mundial. (...) Telê Santana se encantou no futebol de toque de bola aqui do Ribeiro Junqueira. Isso pode ter criado o seu estilo de treinamento, que depois influenciou Pep Guardiola, que hoje está ganhando dinheiro no mundo às custas do que aconteceu aqui em Leopoldina", disse Toledo.

Fundado em 1911, o Ribeiro Junqueira conquistou o Campeonato Mineiro do Interior de 1967 e a Terceira Divisão estadual de 1989, além de ter ganhado a admiração de um dos maiores técnicos da história do futebol mundial.
 
"O Ribeiro Junqueira encantava todas as cidades por seu toque de bola rápido, um jogo sempre pra frente, um futebol bem moderno para aquela época. Foi encantando todo mundo, e encantou o menino Telê Santana. E foi esse time que serviu de base para ele treinar a Seleção de 82, aquela fantástica seleção, e também o São Paulo, bicampeão da década de 90", afirmou Hudson Rodrigues.

Telê Santana morreu em 21 de abril de 2006, aos 74 anos, em Itabirito, no interior de Minas Gerais. Como técnico, fez história no Atlético. Durante suas três passagens pelo Galo, Telê conquistou dois Campeonatos Mineiros (1970 e 1988) e um Brasileiro (1971).
 
 

Veja todas as contratações dos times da Série A para 2022


Compartilhe