PVC acredita que Atlético brigará novamente no topo, por todas as taças possíveis
O Atlético tem um grande desafio na temporada 2022: manter (ou elevar) o nível atingido em 2021 e seguir conquistando taças. Campeão mineiro, brasileiro e da Copa do Brasil no ano passado, o Galo terá novo comando técnico e, para o comentarista Paulo Vinícius Coelho (PVC), segue sendo um dos principais candidatos em todas as frentes: 'É tão favorito aos títulos quanto foi no ano passado', afirmou.
O Atlético terá cinco possibilidades de título em 2022. Com calendário cheio até o fim do ano, o Galo disputará o Campeonato Mineiro, a Supercopa do Brasil, a Copa do Brasil, a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro.
A primeira oportunidade de levantar um caneco já está próxima: em 20 de fevereiro, o clube mineiro medirá forças com o rival Flamengo pela Supercopa do Brasil. A partida ainda não tem local definido.
Alan Franco: meio-campista equatoriano foi emprestado pelo Atlético ao Charlotte FC, dos EUA, até o fim de 2022 - foto: DivulgaçãoAlessandro Vinícius: meia-atacante deve ser emprestado ao Villa Nova-MG - foto: DivulgaçãoBruninho: meia-atacante teve o empréstimo com o Juventude renovado até o fim de 2022 - foto: DivulgaçãoDaniel Penha: meia é jogador do Newcastle Jets, da Austrália, até junho de 2022, por empréstimo - foto: DivulgaçãoGiovani Albuquerque: atacante está emprestado ao Operário Ferroviário-PR até junho - foto: DivulgaçãoGustavo Blanco: volante tem destino incerto; Galo procura clube para emprestá-lo - foto: DivulgaçãoIsaque: zagueiro foi emprestado ao Novorizontino, de São Paulo, até o fim de 2022 - foto: DivulgaçãoKevin: lateral-esquerdo assinou por empréstimo com o Santo André até maio de 2022 para a disputa do Campeonato Paulista - foto: DivulgaçãoLucas Hernández: lateral-esquerdo uruguaio vai fazer exames e, se aprovado, assinará empréstimo com o Sport até o fim de 2022, quando acaba seu contrato com o Galo - foto: DivulgaçãoIago Maidana: zagueiro estava emprestado ao Gil Vicente, de Portugal, até junho, mas deixou o clube para rescindir com o Galo e assinar em definitivo com o América. - foto: DivulgaçãoJean: goleiro foi emprestado ao CSA até o fim da temporada 2022 - foto: Divulgação Maiton: lateral-direito está emprestado ao Metalist, da Ucrânia, até junho - foto: DivulgaçãoMarquinhos: atacante tem contrato por empréstimo com o Botev Plovdiv, da Bulgária, até julho - foto: DivulgaçãoMichael: goleiro acertou com o Alverca por empréstimo - foto: DivulgaçãoNathan: meia assinou empréstimo com o Fluminense até o fim deste ano, com opção de compra fixada em 5 milhões de euros - foto: DivulgaçãoRalph: volante assinou com o Boavista, do Rio de Janeiro, por empréstimo até maio e vai disputar o Campeonato Carioca - foto: DivulgaçãoRamón Martínez: volante paraguaio está emprestado ao Libertad até junho. Contrato com o Galo termina no fim deste ano - foto: DivulgaçãoTalison: lateral-direito está emprestado pelo Galo ao Alverca, de Portugal, até junho de 2022 - foto: DivulgaçãoZé Welison: volante está com empréstimo encaminhado para o Giresunspor, da Turquia - foto: DivulgaçãoHyoran: o meio-campista será emprestado ao RB Bragantino até o final desta temporada - foto: Pedro Souza/Atlético
Comentarista da TV Globo, PVC avalia que o Atlético tem condições de repetir 2021 pela capacidade de 'no meio do caminho corrigir algumas coisas'.
"O Atlético é tão favorito aos títulos quanto foi no ano passado. Vai ser candidato a todos os troféus, até porque tem condição de no meio do caminho corrigir algumas coisas. Se o Godín não chegar com a velocidade necessária para um time que marque muito no ataque, terá zagueiros no elenco que componham uma nova zaga. A expectativa é que ele seja titular, evidentemente. Não elimino as chances de surpresas no futebol brasileiro, mas o Atlético vai ser um dos candidatos", cravou.
Além de defender as taças conquistadas em 2021, os comandados de Antonio Mohamed irão em busca do único título faltante na temporada mais vitoriosa da história do clube: a Copa Libertadores. Com Cuca, o sonho do bicampeonato foi interrompido na semifinal, diante do Palmeiras - que viria a sagrar-se campeão diante do Flamengo posteriormente.
Novo técnico e novo zagueiro
PVC também deu suas opiniões sobre as contratações mais recentes do Atlético: 'El Turco' Mohamed para o comando técnico e Diego Godín para a zaga. Na avaliação do comentarista, o trabalho do novo comandante pode se assemelhar ao de Sampaoli em alguns pontos, enquanto Godín pode ter dificuldades de adaptação à nova filosofia atleticana pela idade avançada.
"Ele é diferente do Cuca. A partir do currículo. É engraçado só que o Atlético tenha partido desta história de ter um técnico estrangeiro. Isso é um erro. A questão é você sair de um Jorge Jesus, que tem um estilo, para o Mohamed, que tem outro estilo - pode ter um comprometimento. O Mohamed nunca foi o técnico de jogar só no ataque, a busca incessante pelo gol. Ele gosta muito de marcação por pressão, e nesse ponto de vista pode lembrar o time do Sampaoli. Como o Atlético do Cuca também era meio 'camaleônico', fazia 1 a 0 e atrasava a marcação, nesse ponto o Mohamed pode ser parecido com ele", opinou PVC.
"O Atlético vendeu o Alonso por US$ 8 milhões e trouxe o Godín de graça. Do ponto de vista do negócio, é indiscutível. A pergunta é se o Mohamed quiser uma equipe que marque muito no campo de ataque, se o Godín, aos 36 anos, terá velocidade. Experiência tem, grande zagueiro, história, possui. Mas pode não ter velocidade para um time que asfixia o adversário na frente", completou.