2

Ex-goleiro Ronaldo relembra saída inusitada do Cruzeiro: 'Maior de Minas'

Ronaldo Giovanelli, atual comentarista esportivo e ex-goleiro, contou história inusitada de sua saída do Cruzeiro, em 1999

10/06/2022 16:00 / atualizado em 10/06/2022 16:56
compartilhe
 
Ronaldo Giovanelli atuou como goleiro do Cruzeiro em 1999
foto: Sidney Lopes/Estado de Minas

Ronaldo Giovanelli atuou como goleiro do Cruzeiro em 1999

 
Ídolo do Corinthians, o ex-goleiro Ronaldo Giovanelli exaltou a grandeza do Cruzeiro. Em entrevista nessa quarta-feira (8) para o 'De Lavada Podcast', o ex-jogador rebateu aqueles que tentam diminuir o clube por estar há três anos na Série B do Campeonato Brasileiro.

"O Cruzeiro é maravilhoso, velho. Cruzeiro é o maior de Minas (Gerais). Vocês que estão aí na internet, é só procurar. 'Ah, mas o Cruzeiro, a Raposa, está há dois (três) anos na Série B'. Mas procura aí, os títulos, tudo que tem aí. Cruzeiro é o maior de Minas (Gerais). Foi lindo jogar lá, maravilhoso", disse o ex-jogador.
 

Ranking de públicos do Cruzeiro em casa na Série B

 
 
Ronaldo Giovanelli teve curta passagem pelo Cruzeiro, em 1999. Contratado com missão de substituir Dida, o ex-goleiro fez apenas oito jogos com a camisa celeste. Em Belo Horizonte, uma música cantada pela torcida em forma de apoio ficou popularmente conhecida: 'Ronaldo metaleiro, vê se fecha o gol pra torcida do Cruzeiro".

Segundo o ex-jogador, sua saída da Toca da Raposa ocorreu de maneira inusitada. Em certo dia no centro de treinamento celeste, Ronaldo foi informado pela diretoria e pela comissão técnica que deixaria o Cruzeiro. No entanto, após se despedir dos funcionários e gerar grande comoção, o então treinador Levir Culpi decidiu voltar atrás em sua decisão. O ex-goleiro, contudo, optou por deixar o clube: 'Agora, eu que vou embora'.
 
 
Ronaldo Giovanelli é atualmente comentarista esportivo de rádio e televisão
foto: Reprodução/Youtube

Ronaldo Giovanelli é atualmente comentarista esportivo de rádio e televisão

 
Confira a história contada por Ronaldo Giovanelli sobre sua saída do Cruzeiro:

"Eu tinha contrato de seis meses, um ano e três anos (renovação automática). Era o Levir Culpi lá. Deu seis meses, eles fizeram um acordo com o Internacional. Lembra que o Inter trouxe sete jogadores para lá? Só que falaram que eu ia continuar, mas veio o André, o goleiro. Eu cheguei lá pra me trocar, porque meu contrato renovava automaticamente. O seu Benecy (ex-dirigente do Cruzeiro) falou: 'Ronaldo, toca que vai continuar seu contrato'

No outro dia eu cheguei, e o Levir: 'Não vamos dar mais andamento no seu contrato'. Já tinha feito papelada do apartamento que iria ficar, levei um monte de coisa. Aí ele: 'Você quer dizer alguma coisa?'. Eu falei: 'Eu quero agradecer o que vocês fizeram por mim aqui, nesse lugar maravilhoso. Mas, antes de ir embora, eu posso ir na cozinha?' Porque tinha as tias da cozinha. Eu já chegava, tinha aquela comida, aquela amizade gostosa. Eu falei: 'Só quero dar um abraço nos funcionários. Ainda posso?'. Ele: 'Pode'. Aí eu fui. Todo mundo chorando na cozinha. Funcionários chorando. Todo mundo se abraçou"

Eu estava indo para o carro, o Benecy me chama: 'Ou, não sai não, volta que o Levir quer falar com você'. (Levir Culpi:) 'Então, mudamos de planos'. Falei: 'Não, peraí, eu estou sabendo agora que eu não faço mais parte. Você, sendo o treinador, já me tirou, agora quer me trazer de volta?'. Ele: 'Eu vou conversar com a direção de novo. Vi todo mundo chorando. O pessoal gosta de você pra dedéu. A gente não se atentou a isso'. Eu falei: 'Eu também gosto de vocês aqui, mas eu vou embora. Agora, eu que vou embora'. (...) Aí foi aquela choradeira. Depois, o Levir me ajudou a ir para outro time", contou o ex-goleiro

Atualmente, Ronaldo é comentarista no programa 'Jogo Aberto', da Bandeirantes. Com 54 anos, o ex-jogador ainda é idolatrado pela torcida corinthiana. Pelo clube paulista foram 544 jogos, três Campeonatos Paulista (1988, 1995 e 1997), um Brasileiro (1990), uma Copa do Brasil (1995) e uma Supercopa do Brasil (1991).
 


Compartilhe