O jornalista carioca Bruno Cantarelli se surpreendeu com a superioridade da torcida do Cruzeiro em relação à do Atlético, de acordo com pesquisa divulgada pelo O Globo/Ipec' na última semana. Durante o episódio 122 do 'Charla Podcast', na última sexta-feira (22), o apresentador disse que achava que havia mais atleticanos que cruzeirenses, já que o clube alvinegro é denominado 'Galão da Massa'.
"Me impressionou. O Galo tem um dos maiores sócios torcedores, o segundo maior. Pode ser eu que não tava ligado, mas o Cruzeiro tem uma torcida bem maior que a do Galo. É o 'Galão da Massa' e coisa e tal, mas a do Cruzeiro é a maior. (...) A torcida do Galo se coloca como 'Time do Povo', e o Cruzeiro é maior que o Galo. Eu não tinha essa noção de que era tanto", disse o apresentador.
A pesquisa em que Bruno Cantarelli se baseou, divulgada na última semana, apontou que 3,1% dos torcedores no Brasil são cruzeirenses - sétimo no ranking. Enquanto isso, o Atlético está em décimo, com 2,1%. Em resposta ao apresentador, Thales Machado, editor de esportes do jornal 'O Globo', falou sobre os dados relacionados aos dois times.
"O Cruzeiro é muito forte no interior. O Cruzeiro é muito forte entre os jovens ainda, de 16 a 24 anos. É aquela geração que viu aqueles títulos no começo da década. Ainda que o Galo tenha sido campeão da Libertadores, o Cruzeiro foi campeão mais vezes. Bi brasileiro... e tal. E o Cruzeiro tem uma força muito grande no interior de Minas. Na capital é equilibrado", afirmou Thales.
A margem de erro do percentual do Cruzeiro faz com que o percentual original (3,1%) possa variar entre 2,1% e 3,9%. A do Atlético, por sua vez, faz variar o percentual original (2,1%) de 1,5% até 2,7%.
Controversas
Em junho, uma outra pesquisa indicou que a torcida do Atlético é maior que a do Cruzeiro. A parceria XP e consultoria Convocados divulgou dados da pesquisa 'Sport Track', que indicou 3,7% para o Galo e 2,8% para a Raposa.
O Cruzeiro tem maior torcida que o Atlético na maioria das 34 pesquisas realizadas desde 1993.