2

Rizek sobre cantos homofóbicos: 'é uma mancha na história do Corinthians'

No 'Seleção', o apresentador criticou a torcida e a direção do clube pelos cantos homofóbicos entoados na partida contra o São Paulo, neste domingo (14)

15/05/2023 15:04 / atualizado em 15/05/2023 15:09
compartilhe
André Rizek criticou o Corinthians por entoar cânticos homofóbicos no Majestoso deste domingo (14), no programa
foto: Reprodução/SporTV

André Rizek criticou o Corinthians por entoar cânticos homofóbicos no Majestoso deste domingo (14), no programa "Seleção", do SporTV

 
 
No empate entre Corinthians e São Paulo, no último domingo (14), na Neo Química Arena, a partida foi paralisada por dois minutos porque a torcida do time da casa estava entoando cantos homofóbicos contra o rival. No “Seleção”, programa do canal "SporTV", desta segunda-feira (15), o apresentador André Rizek criticou duramente a torcida e a direção do Corinthians por causa desse acontecimento.

— A torcida do Corinthians presente no estádio entende que ser gay é uma coisa inferior, que merece ser ligado a uma ofensa e que ser torcedor do São Paulo é algo que liga a pessoa a sua sexualidade. Que ser torcedor do São Paulo é ser “bicha”, é ser uma coisa menor - analisou Rizek.

O jornalista ressaltou que, apesar de não estar presente no jogo, pessoas que estavam no estádio disseram a ele que não era uma minoria cantando o grito preconceituoso, e sim a maior parte dos mais de 40 mil torcedores presentes.

O fato foi relatado na súmula da arbitragem do jogo e o clube será denunciado pela promotoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O Código prevê multa de até R$ 100 mil, além da perda de três pontos na tabela como punição.

No ano passado, o clube já havia sido denunciado pelo mesmo motivo. Na partida contra o São Paulo em maio, pela sétima rodada do Brasileirão de 2022, a torcida também reproduziu cantos homofóbicos e o caso foi para o STJD. Na época, foi feito um acordo e o clube pagou uma multa de R$ 40 mil.

Rizek comentou que o futebol está mudando e determinados comportamentos, como xingamentos racistas e enxergar mulheres como objeto sexual na arquibancada, hoje já não são mais aceitos nesse ambiente. No entanto, cânticos homofóbicos e de preconceito de classe — normalmente entoados contra o Flamengo, segundo o apresentador —, ainda são considerados aceitáveis. 

— Vou falar de quem vem de uma família de corinthianos: isso é uma vergonha na história do Corinthians. O Corinthians bate no peito e fala que é o clube mais inclusivo do Brasil, do ‘respeito às minas’, da democracia. Como o clube da democracia vai ficar quieto diante disso, achando que é normal 40 mil pessoas entoarem cânticos homofóbicos? - pontuou o apresentador.

— Isso não é normal. É uma mancha na história do Corinthians. Que seja um exemplo para que isso cesse - disparou Rizek.

Pela manhã, o jornalista já havia criticado a postura do clube e dos torcedores nas redes sociais:
 
 

Compartilhe