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Marketing Esportivo

Veja como a Toyota encontrou no apoio ao esporte um grande reforço de marca

É histórica a participação da Toyota como importante patrocinador de campeonatos esportivos

postado em 24/06/2021 14:48

(Foto: Divulgação/Toyota)

 
Acontece que a marca japonesa, que tanto sucesso tem com os seus carros usados Toyota como em todos os seus modelos novos, considera que os patrocínios são um modo de contribuir com uma sociedade mais bem-sucedida, com uma mobilidade cada vez mais acessível a todas as pessoas.

O futebol, o tênis, o atletismo, o rugby, o automobilismo e também os Jogos Olímpicos são os diversos esportes que têm feito acordos econômicos com marcas internacionais que se preocupam com o meio ambiente. O esporte que está em primeiro lugar nos patrocínios desse tipo de empresas é o futebol. Dentre os patrocinadores, a indústria automotiva é a mais ativa, como os carros usados Toyota, os novos e os seminovos. 

Companhias aéreas também patrocinam esportes, bem como empresas de petróleo. No entanto, a marca Toyota usados e novos é a maior patrocinadora, com pouco mais de 30 acordos esportivos. Por exemplo, na Califórnia, nos Estados Unidos, a Toyota lidera a lista de marcas patrocinadoras.

Por que motivo os patrocinadores pagam muito dinheiro aos esportistas?


Roger Federer é um excelente exemplo para explicar como funciona o patrocínio. Dos poucos mais de 100 milhões de dólares que ele ganhou durante 2020, só 6 deles correspondem aos campeonatos de tênis. O resto ele ganhou com os contratos de patrocínio. Ele tem acordos com diferentes marcas de diversos setores como carros, relógios, alimentos, telecomunicações e artigos de viagem.

O jogador é escolhido pelos patrocinadores por causa do seu sucesso como esportista e por causa da sua marca pessoal: Federer é carismático, comunica nas suas aparições públicas, tem uma grande conexão com o público. Não tem escândalos na sua vida e tudo o que se relaciona com ele é sempre positivo. Em termos de marketing, e falando por exemplo de roupas, só as marcas que vestem alguns esportistas se diferenciam do resto como sendo as melhores. E isso acontece com qualquer produto. 

Se bem um esportista famoso e carismático como Federer aumenta as vendas dos patrocinadores, é importante destacar que um esportista bem-sucedido, qualquer que seja o esporte, é ele mesmo uma campanha publicitária toda vez que o esportista aparece em um campeonato e aparece nos meios de comunicação. 

Toyota e o futebol


O futebol é, sem dúvida alguma, uma paixão de multidões. Essa paixão levou aos setores de marketing das marcas de carros Toyota usados e novos, além de outras, a brigar para conseguir patrocinar os times de maior sucesso e que possuem torcedores fiéis. Esses acordos têm como objetivo ceder aos jogadores carros da marca para que usem durante um determinado tempo e depois esses carros são vendidos como ‘o carro que foi dirigido pelo jogador x’. 

Durante muitos anos, especificamente desde o ano de 1998, a marca automotiva japonesa patrocinou a Copa Libertadores, entregando um novo carro a diversas personalidades destacadas do torneio, que levavam a chave do 0 quilômetro para casa. 

Mas em 2021 ninguém do time do Palmeiras, campeão da Copa Libertadores de América, levou, por exemplo, um SUV Toyota. O acordo entre a Conmebol e a Toyota, que durava há anos, finalizou. 

(Foto: Unsplash Chandler Cruttenden)

Toyota e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos


Desde o ano de 2016 até o ano de 2024, a Toyota é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos. O intuito da marca é impulsionar a integração das pessoas com incapacidade e reforçar o seu compromisso com o esporte.

É através do esporte que esses jogos reúnem o mundo todo, e a Toyota apoia incondicionalmente a todos os esportistas, principalmente aqueles com incapacidades, por considerar que são atletas que demonstram que quando se é livre para se movimentar, tudo na vida é possível.

Por outro lado, sendo uma empresa automotiva, ou seja, de mobilidade, a Toyota empresta os seus conhecimentos de engenharia para os atletas paraolímpicos que precisam de equipamentos especiais.

Sem dúvida alguma, ser patrocinador é muito importante para a empresa quanto ao marketing que acaba elevando as vendas dos carros fabricados. Mas fundamentalmente no caso da Toyota, a intenção da marca é realmente apoiar os atletas de diversos esportes, com a filosofia de uma atividade saudável, cuidando sempre do meio ambiente e dando apoio a quem precisar.