Esportes
2

Futebol

Alimentação dos craques: curiosidades sobre alguns jogadores de futebol

Com nutricionistas que cuidam de suas dietas, churrasco e bacalhau estão entre as preferências dos atletas

postado em 16/02/2023 13:47 / atualizado em 16/02/2023 17:28

(Foto: Pexels)
 
Assim como outros esportes, o futebol exige que os jogadores tenham bom preparo físico e alimentação, afinal, por conta da intensa rotina de exercícios. Nutrientes como carboidratos, proteínas e vitaminas devem sempre estar presentes, porém, ninguém come os mesmos alimentos todos os dias. 

Em geral, os atletas têm nutricionistas que cuidam da sua dieta, adequando as necessidades e gostos de cada um. Até porque, a alimentação é um fator social e não apenas biológico. De acordo com entrevistas na imprensa, confira a seguir particularidades da alimentação de alguns jogadores de futebol!

Confira a alimentação dos jogadores


Pedro 


Jogando atualmente pelo Flamengo, Pedro vestiu a camisa da seleção na Copa do Mundo de 2022. Na ocasião, ele estava fazendo acompanhamento com um nutricionista há um ano, para potencializar o desempenho em campo. 

Segundo o profissional que cuidou da dieta dele, o jogador adora arroz, feijão, carne e macarrão. Por esse motivo, o atleta não abre mão de consumir um prato de arroz e feijão no almoço. A proteína costuma variar, ou seja, nem sempre é carne bovina. 

Além do mais, o jogador não pula a janta, uma refeição que costuma ser tão caprichada quanto o almoço. Ao longo do dia, ele também consome lanches e frutas. Atualmente, Pedro toma suplementos com a indicação certa de dosagem feita pelo nutricionista. 


Cristiano Ronaldo 


Cristiano Ronaldo é um dos jogadores mais disciplinados da atualidade. Prestes a se aposentar, o CR7 de Portugal é um exemplo para as novas gerações, pois o seu foco tem garantido muito sucesso em campo. 

Mesmo sendo bastante disciplinado, o português eventualmente consome seu prato favorito, bacalhau à brás. Nessa versão, o peixe salgado acompanha ovos, cebola e batata palha. Não é um alimento baixo em calorias, porém, quando o consumo não ocorre com frequência e/ou a pessoa faz atividade física há pouca chance de ganhar peso. 


Neymar 


Apesar de ser uma das grandes estrelas do futebol mundial, Neymar já mostrou que prefere comidas simples do que requintadas. Ao ser perguntado em algumas ocasiões sobre qual é seu prato favorito, o jogador não hesitou em dizer que é arroz, feijão, bife e batata frita. 

Embora seja uma preferência nacional, o prato básico do brasileiro não está mais tão básico, por conta do preço. Em média, um quilo de maminha em promoção sai por R$ 35,90, segundo o Tenda Atacado. Mesmo sendo um valor mais baixo, ainda é superior ao registrado nos três últimos anos

Além desse prato, Neymar já revelou que gosta de hambúrgueres de redes famosas de fast food, massas e comida japonesa. 


Messi


Responsável por levar a taça da Copa do Mundo de 2022 para a Argentina, Messi também precisou se adaptar nos últimos anos para se alimentar melhor. Atualmente, o atleta prioriza boas fontes de proteínas, como peixes, frango ou camarão, batata cozinha, frutas e vegetais.

Uma particularidade da alimentação do argentino é que ele prefere consumir as frutas da estação, por terem menos agrotóxicos e serem mais saudáveis. Como no seu país de origem o consumo de carne é alto, ele também teve que ajustar a quantidade para ter um melhor aproveitamento. Ainda assim, o “asado” (churrasco para os argentinos) é a comida favorita de um dos maiores jogadores da história.

Como é possível perceber, mesmo tendo que seguir uma rotina intensa de regras, os jogadores de futebol conseguem encontrar prazer à mesa, ao mesmo tempo em que se recuperam das partidas. Seja consumindo algo mais básico ou sofisticado, o importante é que a dieta tenha alguns cuidados durante a maior parte do tempo, para garantir os nutrientes essenciais para o organismo.