Esportes
2

Futebol

Você sabia? Seleção Brasileira e Barcelona FC já tiveram um encontro

Conheça a história do embate e confira como uma viagem para Barcelona pode permitir conhecer as origens do clube espanhol

postado em 23/02/2023 16:34

(Foto: Daniel Corneschi/Unsplash)
Assim como acontece no Brasil, o futebol é o esporte mais popular da Espanha, seguido fervorosamente por milhões e milhões de pessoas. Sendo que a liga espanhola – chamada de La Liga – é uma das principais e mais rentáveis ligas de futebol do mundo, faturando muito dinheiro só no mundo das publicidades, não é surpresa que alguns dos maiores jogadores do mundo, como o Messi, o Suárez e o Neymar Jr, joguem ou tenham jogado por muito tempo em times espanhóis.

Barcelona, a segunda maior cidade da Espanha – e certamente a mais turística – é um lugar que, entre outros atrativos, respira futebol. O clube local, o FC Barcelona, é uma instituição que possui mais de 100 anos de trajetória, com muita influência na cultura da população da Catalunha, uma das 17 comunidades autônomas que existem na Espanha. 

O FC Barcelona faz parte da identidade e da história política e social catalã. Ser do Barça significa praticamente promover a causa independentista e seus valores.

Caso for um apaixonado pelo jogo de bola e estiver pensando em arrumar as malas para sua próxima viagem um dos destinos que deve estar na sua lista é certamente a cidade dos culés, como são chamados comumente os torcedores do Barça. 

Uma viagem a Barcelona permite conhecer as origens do FC Barcelona e uma compreensão mais profunda da cultura do clube. Para aproveitar mais o tempo em terras espanholas, considere fazer cursos de espanhol em Barcelona, já que a cidade conta com excelentes estabelecimentos de ensino para alunos de todos os níveis e orçamentos.

O esporte pode oferecer uma grande visão sobre a cultura local. A possibilidade de combinar esportes com cursos de idiomas é útil e agradável para quem tem pouco tempo disponível e deseja exprimir o máximo possível o tempo fora de casa. Clique aqui para mais informações e confira a seguir tudo o que é preciso saber antes de viajar para a capital da Catalunha.

Uma curiosidade do Barça e da Seleção Brasileira


Se bem a maioria das pessoas nem lembra desse acontecimento, no dia 28 de abril de 1999, o FC Barcelona jogou um amistoso contra a seleção brasileira no Camp Nou, para comemorar o centenário do clube, marcando época dentro dos gramados.

A partida, que é lembrada como um dos eventos mais importantes do Barça, terminou com um empate por 2 a 2, sendo que o Brasil ficou duas vezes na frente do placar, com gols do Ronaldo e do Rivaldo. 

No primeiro gol, o capitão, Ronaldo, longe de ser o Ronaldinho gaúcho, deixou o goleiro no chão e atirou para dentro da rede, mantendo seu estilo individualista. Já o Rivaldo recebeu a bola entrando na área e fuzilou, atuando na direita.

Ficando em desvantagem, os gols do barça viram a luz por falhas do Ceni, o goleiro da então seleção brasileira que não hesitou na hora de mostrar suas críticas e inconformismo com o time. Os culés começaram abrindo espaços na defesa brasileira, especialmente pelas laterais, com seu estilo bem característico baseado em jogo de passes. 

O jogo do FC Barcelona e da Seleção Brasileira de exibição contou com mais de 80.000 torcedores no estádio.


O Camp Nou, o estádio do FC Barcelona


O Camp Nou, cuja tradução ao português é “campo novo”, é o estádio de futebol mais famoso de Barcelona e lar do FC Barcelona, um dos clubes de futebol de mais prestígio do mundo, com mais de 100.000 membros ativos.

Depois da Sagrada Família de Dalí, o prédio é sem dúvida, o outro grande templo de Barcelona. Localizado ao leste da cidade, a uns 5 km do centro, de fácil acesso via metrô, o Camp Nou possui capacidade para quase 100.000 espectadores devido a suas dimensões, que são impressionantes, sendo o maior estádio da Europa.

O Camp Nou mudou relativamente pouco desde sua inauguração, em setembro de 1957. No entanto, ao longo dos anos, o clube foi remodelado várias vezes a fim de proporcionar melhores instalações para seus torcedores. 

Em 2014, contando com mais de 70% dos membros ativos, o FC Barcelona decidiu pelo projeto de reconstrução do estádio, até 2022. Esse ano começarão as obras para a próxima temporada 2023/24, com todas as novidades lançadas durante a Copa do Mundo do Qatar 2022. 


Tour do Camp Nou


Para quem é fã de esportes, o tour do Camp Nou é imperdível. O estádio, fundado no século XIX, está localizado ao leste da cidade, a uns 5 km do centro, facilmente acessível de metrô, e possui capacidade para quase 100.000 espectadores. 

O museu do Camp Nou tornou-se com o tempo uma parada obrigatória para todo aquele que visita a capital da Catalunha. O estabelecimento atrai mais de 1 milhão de visitantes por ano e utiliza alta tecnologia para mostrar a história e os valores do clube, revivendo momentos memoráveis e ajudando a entender um pouco a trajetória. 

O tour completo do Camp Nou leva cerca de duas horas, podendo visitar os bastidores e locais onde somente os jogadores e os funcionários do clube têm acesso. Se estiver planejando uma visita a Barcelona, leve em consideração que é possível adquirir os ingressos para o tour com antecedência, no site oficial do estádio.


Considerações finais 


Barcelona é uma cidade reconhecida internacionalmente por sua incrível arquitetura, as belas praias e a infinita oferta cultural, gastronômica e artística. A capital da Catalunha é dinâmica e cosmopolita, sempre oferece uma variedade extraordinária de atividades para fazer, do dia à noite.

Se estiver planejando sua próxima viagem à Espanha, seja de férias ou por trabalho, considere estudar espanhol em alguma das variadas escolas que Barcelona oferece. Poderá assistir as aulas com temperaturas amenas, céu azul e sol quase o ano inteiro, tornando a experiência muito prazerosa. Como se não bastasse, os moradores de Barcelona são pessoas muito gentis e solícitas, que adoram ajudar turistas em tudo o que precisarem.

Considere todas as informações acima e faça sua própria pesquisa, afinal, a viagem é uma experiência completamente pessoal.