Esportes
2

Futebol

Kotaro Umeda: conheça o primeiro atleta asiático do Joinville Esporte Clube

O primeiro atleta asiático do Joinville Esporte Clube se tornou profissional em 2019 e já disputou o Campeonato Brasileiro, a frente do time

postado em 30/08/2021 10:27 / atualizado em 30/08/2021 10:31

(Foto: PW - Assessoria de Imprensa e Comunicação)

 
O atleta do Joinville Esporte Clube é o primeiro atleta asiático do clube.  Kotaro Umeda não tem apenas a responsabilidade dentro de campo, mas também fora dele.

“Ser o primeiro atleta asiático do Joinville Esporte Clube é uma honra e me sinto muito orgulhoso. Mas também sei que tenho mais responsabilidade como atleta e como humano porque estou representando muito mais do que apenas eu”, disse Umeda na entrevista da Super Sports.

Na plataforma de mídia social, ele recebeu todos os tipos de tratamento, incluindo comentários positivos e comentários negativos ou raciais.

“Claro, eu sou um ser humano e seus comentários me machucam também.  Infelizmente, vivemos em um mundo onde o racismo ainda persiste.  Entretanto, se eu puder ser um exemplo de representação de atletas asiáticos no Brasil, eu o farei,” comentou o atleta de Tóquio. 

Ele descreve os muitos aspectos pelos quais se sente responsável, não apenas no campo.

“Sei que minha ética de trabalho, minha qualidade em campo, minha linguagem corporal, minhas ações e palavras, e muito mais estão constantemente sendo comparadas com a de outros atletas de outros países, por isso é importante estar sempre atento,” falou Umeda na entrevista com Super Sports. 

O que ele conquistou como atleta já é magnífico, mas sua história não termina aí. Ele também é um autor que publicou seu primeiro livro no ano passado, o livro descreve algumas de suas histórias de vida e as palavras de Deus que ajudam a motivar e inspirar a todos.

“Eu sempre sonhei em ser autor e quando tive a oportunidade de publicar meu primeiro livro, aceitei sem hesitar. Espero que, com meu livro, possa ajudar as pessoas em múltiplas perspectivas de vida,” comentou Kotaro. 

O dinheiro que ele ganhou com a venda de seu livro está sendo doado para a United Way of Greater Cleveland na cidade dele, Cleveland, em Ohio, para ajudar as famílias necessitadas e lutar contra o racismo.

Quando questionado sobre como se sente por ser o primeiro atleta asiático do Joinville Esporte Clube, o Umeda deu uma resposta muito positiva.

“Eu acredito que tudo o que acontece na vida, há sempre uma primeira vez. Para mim, ser o primeiro atleta asiático deste clube significa muito e espero ter criado um caminho para que as futuras gerações de asiáticos venham aqui e representem este clube incrível. Mas isto é algo que vai ficar no meu coração para minha vida. Estou muito orgulhoso e grato por esta oportunidade.” 

O atleta de 23 anos tornou-se atleta profissional do Joinville Esporte Clube em 2019 e disputou o Campeonato Brasileiro. Mas ele descreve algumas coisas que já encontrou em sua carreira que foram difíceis.

“Acho que ser um atleta asiático é difícil porque nos destacamos muito dentro e fora de campo e cada erro que cometemos é criticado. Isso é difícil porque já cometi erros e continuarei errando, porque isso significa que estou aprendendo e evoluindo”, comentou Umeda.

O contrato dele com o tricolor é até maio do ano que vem e ele espera ajudar a equipe a conquistar muitos campeonatos.


(Foto: PW - Assessoria de Imprensa e Comunicação)