Esportes
2

Exercícios físico

Saúde e bem estar: veja 5 esportes para praticar em casa por conta própria

Fazer um exercício físico em casa, com poucos recursos ou espaço limitado, é mais fácil do que você imagina! Conheça 5 esportes para praticar em casa

postado em 07/10/2021 14:56 / atualizado em 07/10/2021 15:12

(Foto: Freepik)

 
Acompanhar um esporte específico é algo que nos enche de ânimo e nos entretém. É tão divertido quanto acompanhar é praticar – principalmente os esportes para fazer em casa, por conta própria.
 
Na lista de modalidades esportivas para fazer em casa, existem opções para diferentes disponibilidades de espaço ou de tempo.
 
Assim, depois de conhecer esses 5 esportes para praticar em casa, por conta própria, você não terá mais desculpas para não movimentar o corpo!
 

O maior desafio de treinar em casa

 
Antes de falar do que você pode fazer em casa, é interessante que você saiba qual será o seu principal desafio: a motivação.
 
Isso porque, quando estamos em casa, naturalmente buscamos o conforto. Além disso, as atividades domiciliares costumam ser bastante solitárias, o que faz com que manter-se motivado seja algo bem complexo.
 
Uma dica para continuar animado é filmar alguns de seus treinos, para perceber a sua evolução. No dia a dia, muitas vezes não vemos a diferença no corpo, e é aí que os vídeos surgem como uma ferramenta que permite visualizar o quanto os exercícios deram resultado.
 
Vale até fazer um compilado, com vários vídeos que você gravou ao longo do tempo. Alguns celulares gravam em formatos específicos, como MOV, e será preciso  converter vídeos  para conseguir editá-los em conjunto.
 
Com programas como o UniConverter, você consegue fazer tudo isso, em uma só plataforma. O UniConverter consegue converter um vídeo em formatos diferentes, fazer o  download de músicas do YouTube  e ainda permite a edição dos arquivos. 
 
Perceber o quanto você evoluiu, com “comprovação” em vídeo, é a melhor forma de se manter motivado.
 
 
Assista ao vídeo do YouTube para saber como usar o UniConverter para  converter seus vídeos do YouTube  em formatos diferentes:
 
 
 

Esportes para praticar em casa

 
Sabendo qual será o seu desafio, que tal conhecer algumas opções de esportes para praticar em casa, por conta própria?
 
É importante lembrar que o ideal é fazer exames médicos antes de começar qualquer atividade e contar com o acompanhamento de um profissional da educação física para acompanhá-lo.
 
Porém, você pode começar a praticar esportes em casa que são mais leves, mas que vão fazer a diferença na sua saúde e na sua rotina.
 

1. Yoga

 
A Yoga é uma prática que colabora para o desenvolvimento de mobilidade e aumento da flexibilidade, colaborando ainda para o fortalecimento muscular.
 
Existem diferentes estilos de Yoga, sendo que todas as modalidades ajudam ainda no relaxamento emocional, em técnicas que permitem reduzir o estresse.
 

2. Dança

 
Não importa se você já sabe dançar ou se nunca movimentou o corpo seguindo um ritmo: a dança é um dos esportes para praticar em casa, por conta própria.
 
Para isso, você pode acompanhar canais de dança no YouTube, que apresentam aulas com ritmos variados.
 
Além de melhorar a coordenação motora, a dança é ótima para queimar calorias e liberar hormônios relacionados à sensação de felicidade.
 

3. Treino funcional

 
Treino funcional é o nome dado a um tipo de atividade física que acontece em formato de circuito, que imita os movimentos que realizamos com o corpo no nosso dia a dia, mas com foco total no que está sendo feito.
 
Agachamento, bíceps com pesinhos, flexão e abdominais são alguns exercícios que podem fazer parte do seu treino funcional.
 

4. Jump

 
Um dos esportes para praticar em casa, por conta própria, é o Jump. Entretanto, neste caso, você vai precisar contar com uma cama elástica pequena, que é facilmente encontrada em lojas de artigos esportivos.
 
O Jump é uma atividade formada por sequências de saltos e movimentos, que seguem o ritmo de uma música. É ótimo para queimar calorias e fortalecer músculos.
 
Mas saiba que você deve ter mais atenção aos joelhos, para evitar problemas nas articulações a longo prazo.
 

5. Calistenia

 
A Calistenia é uma prática que propõe utilizar o peso do seu corpo para definir os músculos e eliminar gordura. Ou seja, nessa modalidade você não precisa de halteres, barras ou outros acessórios.
 
Como benefício, a Calistenia aumenta a resistência muscular, trabalha com grupos de músculos variados e ainda tem um bom gasto calórico.
 

Corpo em movimento, mente em dia

 
(Foto: Freepik)
 
Não importa se você tem um espaço limitado, ou se falta tempo disponível na agenda, é sempre possível movimentar o corpo diariamente – mesmo que por poucos minutos.
 
Saiba que, ao dedicar alguns minutos do seu dia para colocar o corpo em movimento, você está impactando positivamente na sua saúde mental.
 
Isso porque, pesquisas comprovam que quando realizamos atividades físicas, liberamos hormônios que nos ajudam a ter mais disposição e alegria no dia a dia.
 
Assim, com o corpo em movimento, não é só o visual que é impactado: sua mente também ganha mais saúde!
 
Bons motivos para praticar esportes em casa, por conta própria, não faltam. 
 
Que tal escolher uma modalidade para começar hoje mesmo? Sua saúde agradece!