Esportes
2

Design

Top 5 ferramentas para criar gráficos e diagramas para esportes

Precisa fazer um gráfico, um fluxograma ou um diagrama, focado nos esportes? Conheça 5 ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa!

postado em 07/10/2021 15:56 / atualizado em 07/10/2021 16:08

(Foto: Freepik)

 
Na hora de desenvolver gráficos e diagramas, contar com boas ferramentas faz toda a diferença, facilitando a tarefa para que o resultado alcance as expectativas.
 
No mundo esportivo, esse tipo de recurso visual é extremamente importante, utilizado para elaborar jogadas estratégicas ou para estruturar alguma ação promocional.
 
Mas ao criar esses gráficos e diagramas, você sabe qual ferramenta os profissionais da área utilizam?
 
No mercado, é possível encontrar uma boa variedade de produtos, ainda que nem todas sejam completas e contem com recursos interessantes para os esportes.
 
Para te ajudar na escolha, confira uma lista com o top 5 ferramentas para criar gráficos e diagramas.

5 ferramentas para criar gráficos e diagramas


1. EdrawMax

 
(Foto: EdrawMax)
 
Para começar a lista, uma das opções mais completas da atualidade é o software EdrawMax, ideal para  criação de diagramas e fluxogramas .
 
O EdrawMax é um programa que tem como proposta permitir que o usuário crie seus gráficos a partir de modelos, sem deixar de lado um espaço de criação totalmente livre, em que é possível começar um projeto do zero.
 
No software, o usuário conta com mais de 1.500 modelos de gráficos prontos, de diferentes estilos. Assim, é fácil editar um gráfico de barras, gráfico de dispersão, gráfico de linhas e até um diagrama estratégico de jogadas.
 
Outra vantagem do EdrawMax é que ele permite o  compartilhamento dos gráficos  e a colaboração entre os usuários, o que o torna uma opção interessante para os times esportivos.

2. Draw.io

 
(Foto: DevsChannel)
 
No top 5 ferramentas para criar gráficos e diagramas, temos o Draw.io, uma plataforma que possui versão para instalar no computador e outra para acessar pelo navegador.
 
No Draw.io, existem vários tipos de diagramas disponíveis, em modelos pré-configurados. Com recursos visuais e de edição, é possível inserir símbolos e outros elementos, que enriquecem o projeto visual.
 
O layout do Draw.io é um pouco mais simples, mas nada que prejudique o entendimento ou a experiência de uso da plataforma.
 
A versão online, para navegador, possui algumas limitações, inclusive de modelos de diagramas que podem ser acessados. Ainda assim, dependendo da sua necessidade, é uma boa opção. 

3. Canva


(Foto: Canva)
 
 
Para muita gente, o Canva é uma ferramenta de marketing e design, totalmente focada na criação de artes para diferentes mídias.
 
Entretanto, o que nem todo mundo sabe é que a plataforma também possui templates de diagramas e gráficos prontos, que são fáceis de editar e podem ser usados nos esportes.
 
No Canva, é possível utilizar diferentes elementos visuais para construir um projeto gráfico, sendo que a plataforma é compatível com todos os navegadores.
 
Porém, um detalhe importante é que nem todos os recursos e efeitos visuais estão disponíveis para todos os usuários. Existem itens que só podem ser acessados a partir do pagamento de um plano.

4. Dia


(Foto: TechTudo)
 
 
Outra opção disponível é o aplicativo Dia, presente no top 5 ferramentas para criar gráficos e diagramas e inspirado no Visio (do pacote Office).
 
Nele, o usuário encontra uma série de recursos para desenvolver fluxogramas, em um ambiente simples, mas intuitivo.
 
Uma característica do Dia é que este é um programa um pouco mais limitado, especialmente quando comparamos com o EdrawMax, por exemplo. Afinal, o foco deste software é a criação de diagramas, o que exclui vários modelos de gráficos.

5. Lucidchart


(Foto: Capterra)
 
 
Quando falamos em criação de gráficos e diagramas para os esportes, um dos nomes mais lembrados pelo público é o Lucidchart. 
 
Bastante popular pelas ferramentas de criação de mapa mental, o Lucidchart possui como vantagem seu tempo de presença no mercado e os recursos disponíveis.
 
Seja pelo site ou pelo programa para o computador, o Lucidchart permite que o usuário conte com diversas ferramentas e modelos para criar seus gráficos e diagramas.
 
Entretanto, é importante saber que a plataforma impõe limites na conta gratuita. Quem não paga um plano não consegue manter mais de 3 gráficos ativos simultaneamente.  

A melhor ferramenta para gráficos e diagramas para os esportes


A verdade é que, com a evolução da tecnologia, boas opções de ferramentas para criar gráficos e diagramas para os esportes não faltam no mercado!
 
Porém, será que é possível definir qual é a melhor plataforma para realizar a tarefa?
 
Essa resposta sempre depende das necessidades de cada usuário, uma vez que as pessoas têm preferências e objetivos diferentes.
 
Ainda assim, quando falamos na ferramenta mais completa, a EdrawMax sai na frente, com recursos que permitem construir desde um plano estratégico de jogo, até gráficos de resultados.
 
Veja como criar um Mapa Mental e fazer diagramas com o EdrawMax:
 
 
A dica é testar as plataformas listadas no top 5 ferramentas para criar gráficos e diagramas para definir qual é a melhor opção para você.
 
De qualquer forma, a certeza é de que seus gráficos esportivos nunca mais serão os mesmos!