Esportes
2

Jogos

6 tecnologias que tornam a sua experiência mais emocionante nos estádios

As tecnologias promovem uma experiência mais emocionante nos estádios de futebol, afinal, possibilitam maiores comodidades e também segurança; entenda!

postado em 27/10/2021 11:43

(Foto: Pixabay)

 
Mesmo quem não é tão fanático por esporte ou futebol deve admitir: nada se compara à sensação de ver seu time jogar, em meio à torcida. É uma experiência que as pessoas deveriam ter pelo menos uma vez em sua vida. 

Vivenciar a paixão que o brasileiro tem por futebol e estar em meio àquela atmosfera é um evento inesquecível. Muitas vezes, nem interessa se o time ganhou ou perdeu. 

Que nos perdoem os fanáticos, o espetáculo vai muito além disso. É uma experiência multissensorial.

Pensando em melhorar ainda a experiência dos torcedores ao visitar os estádios, surgiram diversos recursos tecnológicos que estão disponíveis nos estádios do mundo todo. Confira!

Tecnologias que melhoram a experiência nos estádios


A tecnologia é uma facilitadora para fazer com que o acesso dos torcedores aos estádios seja mais seguro. Mas, além disso, é possível usufruir de muitas formas de tecnologias que tornam a experiência mais emocionante nos estádios. 

Algumas delas permitem assistir aos principais lances sem perder nenhum detalhe importante. Outras ajudam a evitar filas e a usufruir de uma experiência incrível durante as partidas. Veja uma lista!

1. Sistema de acesso e bilheteria


O que muitas pessoas não dão valor, o sistema digitalizado de acesso e bilheteria possibilita que a compra de ingressos e acesso ao estádio seja realizada de forma organizada e rápida. Vários países da América Latina vêm seguindo o exemplo do Brasil e implantando um sistema integrado de bilheteria e acesso nos estádios. 

Aliás, o sistema utilizado é de autoria brasileira e cinco países já recebem esse tipo de equipamento. Ou seja, o mesmo presente na Arena da Baixada, em Curitiba e no Maracanã, no Rio de Janeiro.

2. Conectividade



(Foto: Pixabay)

Diversos estádios já contam com sinais gratuitos de Wi-Fi ou dados móveis em velocidade 5G, o que abre um leque de possibilidades para promoções e ações de marketing nos estádios, envolvendo os torcedores enquanto estão nos estádios.

Além disso, esse tipo de conectividade possibilita pagamento facilitado nas lojas de merchandising dos estádios ou nos quiosques de alimentação. Com leitores de QR code, os torcedores podem acessar promoções exclusivas ou conteúdos extras.

Imagine o seguinte cenário: você está no jogo do seu time do coração, tirou diversas fotos e logo quando consegue encontrar seu jogador favorito, seu celular está com a memória cheia. A conectividade te permite  fazer um backup do iPhone/iPad  ou de outro dispositivo, para que você não perca nada do que estava em seu aparelho e libere espaço para registrar novas memórias.

Mas para não correr o risco de perder arquivos importantes, você pode contar com um dos melhores programas para efetuar backup do iPhone. Entre as opções mais indicadas no mercado está o Wondershare Dr.Fone, que é um software que além de gerenciar a memória do seu aparelho, ainda gerencia o desempenho do seu smartphone.

O software garante que não ocorra nenhuma perda de dados durante o backup realizado em seu dispositivo. Mas, se você quiser  recuperar algum arquivo após fazer o backup do celular iOS , o Dr.Fone permite restaurar arquivos em dispositivos iOS ou Android.

3. Painéis multimídia


Os estádios possuem painéis de iluminação de LED com altíssima tecnologia, além de serem multimídia. A Arena Corinthians, por exemplo, tem mais de 34 mil LEDs, que são capazes de transmitir imagens, vídeos e elevar o espetáculo a outro nível.

Eles podem mostrar jogadas, anúncios, detalhes em vídeo que podem ajudar a visualizar jogadas e outros vídeos que podem transformar a experiência do torcedor nos estádios.

4. Coberturas automatizadas


Uma tecnologia que melhora ainda mais a experiência dos torcedores nos estádios, ou presentes em outros eventos que utilizam o complexo, são as coberturas inteligentes e automatizadas, que podem se fechar rapidamente em caso de chuva ou ventos muito fortes.

Esse tipo de sistema possibilita que o jogo ou evento continue sem interrupções pelo mau tempo, incômodo tanto para os jogadores quanto para a torcida.

5. VAR, árbitro assistente de vídeo


O VAR,  sistema de árbitro assistente de vídeo , já está presente nas partidas de futebol em todo o mundo e evita diversos erros de arbitragem, que podem prejudicar um dos times. Um dos árbitros fica responsável por analisar as imagens de vídeo em tempo real para julgar se a jogada foi válida ou não.

Com a presença de telões no estádio, toda a torcida pode ver a jogada e o veredito do juiz, em casos de gols, impedimentos, entre outras jogadas que podem surgir dúvidas.

6. Spidercam ou drones


Esses tipos de câmeras captam imagens deslumbrantes que podem potencializar a experiência ao assistir um jogo no estádio. A câmera pode acompanhar a bola até o gol, sendo transmitido nos telões para toda a torcida.

Então, percebeu como a tecnologia torna a experiência mais emocionante nos estádios de futebol?